▷ O que é vmware vsphere e vmware esxi
Índice:
- O que é o VMware vSphere
- Diferença entre o vSphere e o vSphere Hypervisor
- Como o VMware vSphere virtualiza
- O que é o VMware ESXi então?
- E o que é o VMware vCenter Server?
- Qual é a diferença entre o VMware WorkStation e o VMware vSphere?
Entre os avanços mais importantes em software dos últimos anos, devemos destacar o desenvolvimento da virtualização. Neste artigo, vamos nos dedicar a conhecer o VMware vSphere e o VMware ESXi e esse ambiente de virtualização profissional da empresa líder na virtualização de todos os tipos de sistemas operacionais e servidores.
Índice de conteúdo
Graças à virtualização, muitas empresas conseguiram otimizar todos os seus recursos tecnológicos, as despesas de dinheiro e, acima de tudo, o espaço físico ocupado por servidores e estações de trabalho. Soluções como o VMware vSphere são voltadas para um ambiente totalmente profissional para virtualização avançada de servidores. Veremos em mais detalhes em que consiste este Hypervisor e quais diferenças podemos encontrar com o VMware Workstation, o mais conhecido da marca.
O que é o VMware vSphere
O VMware vSphere é um conjunto completo de virtualização projetado para virtualizar através de servidores de hardware e data centers. É um ambiente de virtualização nativo instalado diretamente em um servidor usado principalmente para virtualizar data centers em empresas e que podemos integrar com o VMware vCenter Server para que esses data centers se tornem parte de uma nuvem.
Existem várias versões do vSphere disponíveis no site da empresa, todas mediante taxa e não exatamente baratas. Este conjunto de produtos inclui as seguintes sutilezas:
- VMware ESXi: É, por assim dizer, o sistema operacional Hypervisor no qual o vSphere é suportado. Vamos explicar isso em mais detalhes abaixo. vCenter Server: ferramenta cliente para gerenciar máquinas virtuais remotamente. Update Manager: ferramenta de atualização. Zonas vShield: escudo de proteção contra ataques maliciosos em máquinas virtuais vRealize Operations: é um conjunto de ferramentas para automatizar processos de TI em servidores virtualizados. vSphere Integrated Containers: conjunto de ferramentas projetado para facilitar o desempenho de máquinas virtuais em ambientes de produção em que grandes cargas de trabalho são esperadas.
Muitas vezes, o vSphere, esse conjunto completo de programas voltados para a virtualização na nuvem, é confundido com o vSphere Hypervisor, e é que a marca tem tantos nomes em seus aplicativos que, no final, fazemos uma bagunça.
Diferença entre o vSphere e o vSphere Hypervisor
Ao contrário do vSphere, o VMware vSphere Hypervisor é apenas um Hypervisor nativo capaz de virtualizar servidores e data centers. Digamos que é a ferramenta do conjunto anterior que fornece os meios básicos e necessários para executar esse tipo de virtualização.
O vSphere Hypervisor é executado no sistema operacional ESXi, como o pacote principal e, o mais importante, é um Hypervisor que podemos adquirir gratuitamente, algo realmente notável e interessante.
Essa ferramenta também pode ser gerenciada através do vCenter através do acesso remoto.
Como o VMware vSphere virtualiza
A VMware virtualiza usando o sistema de virtualização de hardware. É uma ferramenta instalada diretamente em um servidor que executa as funções de host ou Hypervisor nas quais as máquinas virtuais criadas com seus sistemas operacionais correspondentes e o hardware físico atribuído a cada uma delas serão executados.
Com o vSphere, uma evolução da infraestrutura VMware, você implementa o conceito de computação em nuvem. Basicamente, trata-se de ter uma série de recursos de computação configuráveis e de alto nível, que podem ser gerenciados pela Internet.
Em seguida, o vSphere nos fornecerá as ferramentas necessárias para acessar sua nuvem de virtualização e gerenciar suas máquinas virtuais a partir de qualquer extremidade, usando acesso remoto. É claro que devemos entender que essas máquinas estarão fisicamente localizadas no disco rígido de um servidor ou nos discos rígidos da rede, com o vSphere em execução.
O VMware vSphere consiste basicamente em dois pacotes para obter o gerenciamento de recursos virtualizados, por um lado, o VMware ESXi (VMware ESX nas versões antigas) e, por outro, o VMware vCenter Server. Não há dúvida de que os funcionários da VMware gostam de colocar "Vs" na frente
O que é o VMware ESXi então?
Também chamado pela empresa VMware ESXi Hypervisor, é basicamente um sistema operacional leve que implementa a funcionalidade de virtualização em seu núcleo. Isso significa que é um sistema operacional Hypervisor.
O VMware ESXi é instalado diretamente em um servidor físico para que possamos criar a partir dele, vários servidores lógicos ou máquinas virtuais. Em seguida, ele usa a virtualização de hardware do host. Dentro deste sistema operacional Hypervisor, podemos criar e executar outros sistemas operacionais nele.
O poder desse sistema Hypervisor é precisamente que, sendo instalado diretamente em um servidor físico, ele usa o hardware disponível para distribuí-lo entre as máquinas virtuais instaladas nele. Isso significa que distribuirá memória RAM entre cada máquina, disco rígido, CPU e tudo o que estiver nele.
O ESXi é um sistema bastante leve, com menos de 200 MB e que foi baseado no núcleo de um sistema Linux modificado pela própria empresa para virtualizar.
E o que é o VMware vCenter Server?
Bem, se o outro era o sistema operacional, esta será a ferramenta que poderá nos fornecer os meios para gerenciar todas as nossas máquinas virtuais. Com ele, poderemos criar, juntar e, assim, visualizar clusters de máquinas virtuais entre vários servidores ESXi. Para que possamos ver todo o nosso sistema virtual na nuvem, talvez agora você entenda melhor sobre o trabalho na nuvem e gerencie-o a partir de uma equipe de clientes onde quer que estejamos.
De fato, o chamado vClient poderá acessar os recursos do ESXi por meio de um navegador da Web compatível com HTML 5. O vCenter, portanto, não será instalado no servidor ESXi, mas no computador cliente, e é um aplicativo como outro qualquer, que podemos baixar da VMware pagando o valor simbólico de 8.500 euros.
Qual é a diferença entre o VMware WorkStation e o VMware vSphere?
O VMware vSphere Hypervisor usa a virtualização de hardware, é um sistema operacional instalado diretamente na máquina física. Isso significa que não precisaremos de nenhum outro sistema operacional para executar o Hypervisor. Isso significa que as máquinas virtuais receberão diretamente o hardware disponível e o vSphere o gerenciará (virtualização de hardware). Para acessar a configuração das máquinas, precisaremos de um cliente, geralmente via web.
Outra grande diferença é que essa ferramenta pode ser comprada gratuitamente, enquanto o VMware Workstation é uma licença paga, embora com uma versão de avaliação gratuita.
Por outro lado, temos o VMware WorkStation, que usa virtualização de software. A estação de trabalho será instalada em cima de outro sistema operacional, na forma de um aplicativo. Além disso, a partir do próprio aplicativo, criamos e gerenciamos máquinas virtuais, onde os recursos de hardware serão compartilhados entre o sistema operacional (físico) do host e as máquinas virtuais instaladas sobre ele. Isso tornará o sistema de entrega de hardware físico e virtual muito menos otimizado, apesar das tecnologias de virtualização implementadas pelos fabricantes Intel e AMD.
Como o vSphere usa a virtualização de hardware, isso nos fornecerá um sistema de gerenciamento de máquinas mais avançado e otimizado para recursos na estação de trabalho.
Bem, acreditamos que, com essas informações, deixamos mais ou menos claro que são o VMware vSphere, o vSphere Hypervisor, o VMware ESXi, o VMware vCenter Server e a diferença entre eles e o VMware Workstation.
Também recomendamos essas informações para expandir seu conhecimento sobre virtualização:
Você sabia que era o vSphere? Se você quiser saber mais sobre todo esse emaranhado de informações, deixe-nos nos comentários algum tópico que lhe interessa especialmente.
O que são DNS e para que servem? toda a informação que você deve saber
Explicamos o que é o DNS e para que serve no nosso dia a dia. Também falamos sobre memória cache e segurança DNSSEC.
O que é um nas e para que serve? tudo o que você precisa saber
Muitos usuários ouviram a palavra NAS, mas realmente não sabem o que significa ou para que serve. Neste artigo, explicaremos tudo o que você precisa saber sobre o Network Attached Storage (por que é tão importante em casa ou nos negócios). Não o perca!
O que é cmd, o que significa e para que serve?
Explicamos o que é CMD e para que serve no Windows 10, Windows 8 e Windows 7 ✅. Também mostramos os comandos mais usados e usados ✅