Hardware

O que é unix?

Índice:

Anonim

O primeiro sistema Unix foi desenvolvido por Ken Thompson na AT&T Bell Labs em Murray Hill, Nova Jersey, Estados Unidos, a partir de 1965. O objetivo de Ken Thompson era desenvolver um sistema operacional interativo simples chamado " Multics ”(Sistema de Informação e Computação Multiplexado) para poder usar um jogo que ele havia criado (Viagem Espacial, uma simulação do sistema solar).

Índice de conteúdo

O que é o Unix?

Com o início deste projeto, um consórcio constituído pelo MIT (Massassuchetts Institute of Technology), General Electric Co. e Bell Labs foi formado em torno de Multics.

Mas em abril de 1969, os laboratórios Bell e AT&T decidiram usar o GECOS (General Electric Comprehensive Operating System) em vez do Multics.

Além disso, Ken Thompson e Dennis Ritchie se juntaram à equipe e precisavam rodar o jogo Space Travel em uma máquina menor (um DEC PDP - PDP-7, Processador de Dados Programado que possui apenas memória 4K para executar os programas. dos usuários). Esta é a razão pela qual eles recriaram o sistema para criar uma versão reduzida do Multics chamada UNICS (Serviço de Informação e Computação UNexexed).

Dessa maneira, com a versão reduzida do UNICS, 1º de janeiro de 1970 é considerada a data oficial em que o sistema Unix nasceu e deixa claro por que todos os relógios Unix começam a partir dessa data.

Paralelamente a essas atividades, D. Ritchie participou extensivamente da definição da linguagem C (já que ele é considerado um dos inventores da BW Kernighan), de modo que todo o sistema foi completamente reescrito na linguagem C em 1973 e batizou o Unix Sistema de compartilhamento de tempo (TSS).

Quando o sistema foi lançado na versão 7 em 1979, a evolução foi acompanhada de inúmeras modificações notáveis, como:

- A eliminação do problema relacionado ao tamanho dos arquivos

- Melhor mobilidade do sistema (operação em inúmeras plataformas de materiais)

- A adição de numerosos utilitários

Um decreto de 1956 impediu a empresa AT&T, da qual dependia o Bell Labs, de comercializar qualquer coisa que não fosse equipamento telegráfico ou telefônico, razão pela qual a decisão de distribuir fontes Unix para universidades para fins educacionais Foi tirada em 1973.

A partir do final de 1977, um grupo de pesquisadores da Universidade da Califórnia desenvolveu uma versão do Unix a partir de fontes fornecidas pela AT&T para executar o sistema em suas plataformas VAX e o denominou BSD (Berkeley Software Distribution)..

Assim, os dois ramos de distribuição das fontes foram movidos para:

- O ramo da AT&T que se tornaria o Sistema V do UNIX System Labs (USL)

- BSD (Berkeley Software Distribution) desenvolvido pela Universidade da Califórnia

Em 1977, a AT&T disponibilizou fontes Unix para outras empresas, então um grande número de fontes semelhantes ao UNIX foi desenvolvido:

  1. AIX: Commercial Unix baseado no System V, desenvolvido em fevereiro de 1990 pelo IBMHP-UX: Commercial Unix baseado em BSD, criado desde 1986 por Hewlett Packard Sun Solaris: Commercial Unix BSD desenvolvido pela Sun Microsystems e baseado no System VIRIX: Commercial Unix criado by SGIUltrix: Commercial Unix desenvolvido pela DECUnixware: Commercial Unix desenvolvido pela NovellUnix da SCO: Commercial Unix baseado no System V, desenvolvido a partir de 1979 pela Santa Cruz Operations e Hewlett PackardTru64 UNIX: Este Compaq Unix foi criado através da Compaq

Em 1983, a AT&T teve o direito de comercializar seu Unix, fato que originou o surgimento do UNIX System V, a versão comercial do sistema Unix.

Criador de Linus Torvalds Linux

Em 1985, Andrew Tannenbaum, um professor holandês, criou um sistema operacional mínimo, apelidado de " Minix ", para ensinar a programação do sistema a seus alunos. Em 1991, Linus Tovarlds, um estudante da Finlândia, decidiu conceber, com base no modelo Minix, um sistema operacional com a possibilidade de operar em arquiteturas do tipo 386. Ele chamou esse sistema operacional de " Linux ".

A maioria dos sistemas operacionais pode ser agrupada em duas famílias diferentes. Um deles são os sistemas operacionais da Microsoft baseados no Windows NT, o outro (quase todo o resto) possui uma herança centrada no Unix.

Nesta última família, temos Linux, Mac OS X, Android, iOS, Chrome OS, Orbis e até o firmware instalado no seu modem ou roteador. Todos esses, e possivelmente alguns milhares a mais, são freqüentemente chamados de sistemas operacionais "Unix-like".

Desde suas primeiras versões, o Unix já trouxe alguns atributos importantes de estrutura e design que ainda hoje existem em suas variantes.

Um deles é a "filosofia Unix" na criação de utilitários pequenos e modulares. Se você estiver familiarizado com o terminal Linux, isso deve ser familiar para você. O próprio sistema oferece vários utilitários que podem ser combinados de diferentes maneiras para executar tarefas mais complexas no sistema.

No Unix, há também um sistema de estrutura de arquivos muito útil, que pode ser usado por programas e suas conexões de arquivos. Essa frase e o conhecido link para o Linux, onde "tudo é um arquivo", é uma verdadeira herança do Unix. Isso inclui arquivos especiais e dispositivos de hardware que fornecem informações sobre o sistema operacional. Olhando para o outro lado, apenas o Windows nomeia suas unidades com letras, um fato completamente herdado dos sistemas DOS.

A Linha do Tempo Unix

Na verdade, o GNU / Linux não é um descendente direto do BSD, mas é um descendente de um projeto Unix que teve suas raízes em escolas e universidades nos Estados Unidos. Muitos sistemas operacionais atuais, como Android, Chrome OS e vários outros sistemas operacionais, são baseados no GNU / Linux.

RECOMENDAMOS O que é o CloudLinux e quais são suas vantagens

Por outro lado, havia um mercado a ser explorado tendo em vista o futuro do Unix. Grandes empresas queriam criar e licenciar seu próprio Unix para comercializar suas versões domésticas. Entre essas grandes empresas estavam o SCO UnixWare, a Novell com seu maravilhoso NetWare, Sun with Solaris, HP-UX, IBM AIX, SGI IRIX e muitos outros. Um fato que muitos não sabem é que até a Microsoft entrou na brincadeira de criar seu próprio Unix com o Microsoft Xenix.

Todo esse histórico mostra claramente que a Microsoft não iniciou um projeto do zero ao desenvolver seu sistema. Hoje, todos os sistemas operacionais da Microsoft são baseados no kernel do Windows NT. Temos o sistema operacional Windows 7, Windows 8, Windows RT, Windows Phone 8, Windows Server e Xbox, que usam um kernel do Windows NT projetado para manter a compatibilidade com programas mais antigos, herdando muito do MSDOS.

O padrão Unix

Dado o grande número de sistemas Unix criados com base no AT&T System V ou BSD, a questão de um padrão Unix foi colocada a partir de 1981 no grupo de discussão / etc / group para garantir a máxima mobilidade entre sistemas:

  • Em 1983, a AT&T publica SVID (System V Interface Definition) que descreve o Sistema V. Essa primeira definição é diferente do POSIX. Em 1984, o / etc / group publica o POSIX, uma série de padrões desenvolvidos sob o IEEE (Institute of Electrical and Electronics Engineers)) Assim, o POSIX também é conhecido sob o nome de IEEE P1003. Ao mesmo tempo, um consórcio de construtores (Sun, IBM, HP, DEC, AT&T, Unisys e ICL) publica o padrão X / Open Portable Guide Issue3 (XPG3). Este padrão refere-se particularmente às diferenças anteriores na localização geográfica (data, alfabeto, etc.).

Por que foi o Unix e é importante?

Você já deu uma olhada no terminal do Mac OS X ou na estrutura do seu sistema de arquivos? Mac e Linux são sistemas operacionais semelhantes ao Unix. Conhecer um pouco de toda essa história, ajuda a entender melhor o que é um sistema operacional "Unix-like" e por que tantos sistemas operacionais no mercado são tão parecidos entre si, enquanto o Windows parece tão diferente dos outros.. Isso explica por que, ao usar o terminal no Mac OS X, você se sentirá mais confortável caso seja um usuário do Linux.

Recomendamos as melhores distribuições Linux e distribuições leves que existem atualmente.

O sistema Unix é um sistema operacional multiusuário e multitarefa, o que significa que um computador único ou multiprocessador pode executar vários programas simultaneamente por um ou mais usuários. Possui um ou mais interpretadores de shell, além de um grande número de comandos e vários utilitários. Também possui grande mobilidade, o que significa que é possível instalar um sistema Unix em quase todas as plataformas.

Hardware

Escolha dos editores

Back to top button