Processadores

Intel suspende o processador itanium 9700 e marca o fim de uma era

Índice:

Anonim

A Intel notificou seus parceiros e clientes na quinta-feira que descontinuaria seus processadores da série Kittson Itanium 9700, os mais recentes chips Itanium do mercado.

Intel interromperá as remessas de CPUs Itanium em meados de 2021

De acordo com seu plano de descontinuação de produtos, a Intel interromperá os envios de CPUs Itanium em meados de 2021, ou daqui a dois anos. O impacto para os fornecedores de hardware deve ser mínimo (neste momento, a HP Enterprise é a única empresa que ainda compra esses chips), mas, no entanto, marca o fim de uma era para a Intel e sua emocionante experiência com uma arquitetura não x86. Estilo VLIW.

Os processadores de oitava geração e quad-core da série Itanium 9700 foram anunciados pela Intel em 2017, tornando-se os processadores finais baseados no IA-IA ISA. Kittson, enquanto isso, era uma versão atualizada da microarquitetura 'Poulson' da série Itanium 9500, lançada em 2012, que incluía 12 instruções por ciclo de largura de transmissão, Hyper-Threading de 4 vias e vários recursos RAS que não eram Eles estavam nos processadores Xeon naquela época.

Existe apenas um sistema que usa esta plataforma

Os únicos sistemas que realmente usam as CPUs da série Itanium 9700 são as máquinas HPE Integrity Superdome, que executam o sistema operacional HP-UX 11i v3 e foram lançadas em meados de 2017. A Intel enviará seus CPUs mais recentes desta série para o 29 de julho de 2021. A HPE, por sua vez, venderá seus sistemas pelo menos até 31 de dezembro de 2025, mas, dependendo da quantidade de HPE em estoque que você deseja manter em mãos, provavelmente parará de vendê-los alguns anos antes.

Isso significa o fim da era Itanium para a Intel, que teve seus primeiros lançamentos em 2001, e que difere drasticamente dos processadores x86 e x86-64 convencionais.

Fonte Anandtech

Processadores

Escolha dos editores

Back to top button