▷ O que é o superfetch windows 10
Índice:
- O que é a função SuperFetch do Windows 10
- O SuperFetch vai diminuir a velocidade do meu computador?
- SuperFetch em unidades SSD
- Desativar o serviço SuperFetch do Windows 10
Você já ouviu falar do recurso que o Windows 10 implementa chamado SuperFetch? Se você quiser saber o que é o SuperFetch Windows 10 e quais funções ele executa, convidamos você a ler este artigo.
Índice de conteúdo
Se você já parou para pensar nos requisitos mínimos necessários para instalar o Windows 10, notou que até o Windows Vista solicitou o mesmo ou mais. Além disso, esses requisitos foram congelados desde a era do Windows 7. Como é normal em cada nova versão de um aplicativo ou sistema operacional, eles estão cada vez mais precisando de mais recursos para executar funções mais complexas ou mais rápidas. No entanto, a Microsoft manteve esses requisitos no mesmo nível do Windows 7 e, precisamente, a função SuperFetch é a principal responsável.
O que é a função SuperFetch do Windows 10
SuperFetch é um dos muitos serviços que o Windows 10 executa em segundo plano, sem que percebamos. Essa função foi introduzida pela Microsoft em seu sistema operacional Windows Vista e continuou a ser implementada nas diferentes edições até hoje. Embora seja desnecessário dizer que ele foi refinado e atualizado até alcançar excelentes resultados no desempenho deste último sistema operacional.
O que o SuperFetch Windows 10 faz é rastrear e analisar como usamos nosso PC. Dito de uma maneira mais técnica, é uma função ou serviço responsável por analisar os padrões de uso do sistema em termos de uso de RAM e disco rígido.
O SuperFetch “aprende” quais aplicativos mais usamos em nossa equipe e cria uma lista deles para que estejam prontos antes mesmo de usá-los. Dessa maneira, o Windows pega os aplicativos dessa lista e pré-carrega a RAM, desde que haja espaço disponível nela. Quando você deseja acessar o aplicativo, o Windows o carrega antes e inicia imediatamente.
Normalmente, nossos computadores possuem uma quantidade significativa de RAM e ela está vazia. O SuperFetch aproveita para pré-carregar aplicativos nele, caso seja gratuito. Se essa RAM não for necessária para outras coisas, o equipamento será baixado e terá sua utilidade normalmente.
O SuperFetch vai diminuir a velocidade do meu computador?
Podemos nos perguntar: isso pode tornar o computador mais lento porque consome mais recursos. A verdade é que não, exceto em certos casos. Este serviço carregará apenas a RAM livre, não saturará o espaço que o sistema está usando para os outros processos.
Mas também existem casos em que isso afeta negativamente o nosso computador. Além de usar a RAM, também consumirá CPU e disco rígido. Se tivermos um sistema instalado em um disco rígido mecânico e com uma CPU que não seja muito rápida, esse serviço poderá causar um desempenho lento do nosso PC. O mesmo ocorre com a memória RAM abaixo de 4 GB, o pré-carregamento de aplicativos em momentos específicos de carga máxima, como o uso de jogos ou aplicativos muito pesados, pode causar algum atraso no gerenciamento de espaço.
Outro caso semelhante a este é o uso de RAM pelo Android. Se confiarmos que a RAM móvel é quase sempre muito saturada, e é precisamente devido ao grande número de aplicativos que o sistema carrega nessa memória para que estejam prontos para serem usados quando precisamos deles. Se clicarmos no WhatsApp, certamente não vai demorar um segundo até que ele seja aberto na tela. Isto é precisamente porque está totalmente carregado na RAM.
SuperFetch em unidades SSD
Embora seja verdade que essa ferramenta acelere o desempenho do nosso sistema em termos do uso mais eficiente dos programas, é uma ferramenta prejudicial para as unidades de armazenamento SSD. Isso ocorre porque a ferramenta usa nosso disco rígido e seus padrões de leitura e gravação para aprender sobre as ferramentas que mais usamos.
Esse recurso coloca um estresse adicional nas unidades de armazenamento e faz com que elas alternem mais leitura e gravação. As células de memória de uma unidade SSD permitem menos ciclos de gravação e exclusão do que os discos rígidos normais; portanto, eles se degradam mais cedo e a vida útil da unidade diminui consideravelmente. por esse motivo, esse serviço deve ser desativado nos sistemas operacionais instalados nas unidades SSD.
O Windows 10 já possui funções que identificam automaticamente se as unidades são SSD ou não, portanto, desativam esse serviço automaticamente. Embora se não tivermos certeza, podemos verificar e desativá-lo manualmente.
Desativar o serviço SuperFetch do Windows 10
O SuperFetch é um serviço e, como tal, pode ser desativado sem nenhum problema. Para fazer isso, execute as seguintes etapas:
- A primeira coisa que precisamos fazer é ir ao menu Iniciar e escrever: "Serviços". Pressione Enter ou clique na opção que aparece com o mesmo nome.
Uma janela aparecerá com uma grande lista de serviços do sistema. Nossa tarefa será localizar o serviço com o nome "SuperFetch". Para isso, fornecemos a guia Nome e estes serão ordenados de acordo com o alfabeto.
Para pará-lo, podemos fazê-lo no canto superior esquerdo da tela, onde as opções de "Parar ou reiniciar o serviço" aparecem. Embora isso reinicie toda vez que ligamos nosso equipamento. A melhor coisa é clicar com o botão direito do mouse no serviço e escolher a opção de propriedades.
- Se quisermos desativar definitivamente o serviço em "Tipo de inicialização", escolhemos "Desativado". Em seguida, clique no botão "Parar".
Para reiniciar e redefini-lo, só devemos voltar aqui e selecionar as opções de "Automático" e "Iniciar"
- Outra maneira de localizar esse serviço é através do Gerenciador de Tarefas: Clicamos na barra de tarefas com o botão direito e escolhemos "Gerenciador de Tarefas". Iremos para a guia de serviços e procuraremos o nome com o nome "SysMain". Somente precisaremos clicar nele direito e escolha "Serviços abertos"
Devemos dizer que os benefícios do trabalho normal do PC são maiores do que os problemas que ele trará. Por esse motivo, recomendamos não desativar esse serviço, a menos que observemos um computador lento. Nesse caso, se percebermos que isso não é resolvido demais com a desativação, é melhor mantê-lo ativo.
Esperamos que este artigo tenha esclarecido suas dúvidas sobre o SuperFetch. É sua decisão fazer com isso.
Recomendamos o nosso tutorial sobre:
O que são DNS e para que servem? toda a informação que você deve saber
Explicamos o que é o DNS e para que serve no nosso dia a dia. Também falamos sobre memória cache e segurança DNSSEC.
O que é um nas e para que serve? tudo o que você precisa saber
Muitos usuários ouviram a palavra NAS, mas realmente não sabem o que significa ou para que serve. Neste artigo, explicaremos tudo o que você precisa saber sobre o Network Attached Storage (por que é tão importante em casa ou nos negócios). Não o perca!
O que é cmd, o que significa e para que serve?
Explicamos o que é CMD e para que serve no Windows 10, Windows 8 e Windows 7 ✅. Também mostramos os comandos mais usados e usados ✅