O que é calibração do monitor?
Índice:
- O que é calibração do monitor?
- O que é um calibrador de monitor?
- Perfil de um monitor
- Breve histórico da calibração do monitor
- Antes de calibrar o monitor
- Monitorar métodos de calibração
- Calibração visual ou por software
- Calibração usando um colorímetro fotográfico (ou spyder)
- Mitos comuns de calibração
- Precisão de impressão após calibração
- Telas calibradas em fotografia
- Todos os monitores podem ser calibrados
- Freqüência de calibração em monitores
- Nível de complexidade da calibração
- Alterações após calibração
- Precisão de cores em todos os softwares
- Calibração de monitor e internet
- Aspectos técnicos da calibração
- Brilho (luminância)
- Gamma
- Temperatura de cor
- Calibre o monitor apenas com software
- Palavras finais e conclusão
A calibração do monitor é a primeira etapa no desenvolvimento de um fluxo de trabalho gerenciado por cores. Neste fluxo de trabalho gerenciado por cores, buscamos consistência no brilho, cor, contraste e matiz, da captura à impressão.
O papel reflete apenas a luz, diferentemente de um monitor, que pode emitir luz. Portanto, o brilho, a saturação da cor e as qualidades tonais do papel são completamente diferentes das de um monitor. Para alcançar um terreno neutro, calibramos a mídia na qual visualizamos nossas imagens.
Para entender o que é necessário para calibrar um monitor, primeiro precisamos entender o que é um perfil ICC. Um perfil ICC é um arquivo usado pelo sistema operacional do computador para exibir as cores com a maior precisão possível na tela ou na impressão. Temos um perfil ICC exclusivo para monitores e impressoras.
Infelizmente, os fotógrafos acham que calibrar seus monitores fornecerá cores precisas na impressão. Isso não é certo. Você certamente precisa calibrar o monitor para garantir que a tela não fique muito clara ou as cores não estejam muito saturadas.
Essa é a etapa mais importante no pós-processamento, especialmente se você usar o Lightroom ou o Photoshop para editar seus arquivos RAW. Mas há outras etapas que você precisa seguir em um fluxo de trabalho gerenciado por cores para garantir que suas impressões sejam de boa qualidade.
Índice de conteúdo
O que é calibração do monitor?
O que é comumente conhecido como "calibração" é na verdade dois processos consecutivos: calibração e criação de perfil. Essa distinção é importante. A parte de calibração acontece primeiro - é a parte em que você ajusta fisicamente (com o guia do dispositivo) as configurações do monitor conforme necessário. A quantidade de controle disponível varia muito entre os monitores; portanto, em alguns casos, a parte de calibração do processo é insignificante.
Em seguida, ocorre a parte de criação de perfil, onde o dispositivo lê uma série de cores exibidas na tela e registra uma descrição de suas características. Essa descrição é chamada de "perfil de monitor".
Os programas gerenciados por cores (como Photoshop e Lightroom, entre outros) também se referem a esse perfil ao exibir cores, a fim de obter precisão de cores.
Desses dois processos, a parte "criação de perfil" é mais importante; e é aquele que não pode ser alcançado pelo olho humano. Pode ser possível calibrar o monitor apenas olhando para ele, mas criar um perfil requer sensibilidade de cor que simplesmente não possuímos.
Calibração é o processo de ajustar o monitor para a saída neutra desejada. Inclui ajustes de luminância, ponto branco e gama. Depois de neutralizado e os controles do monitor permitirem, é hora de medir a cor e ajudar a refiná-la com o software.
O que é um calibrador de monitor?
É um pequeno dispositivo de hardware que é colocado na tela para executar o processo de calibração. Esses dispositivos variam em tamanho e forma entre as marcas, mas geralmente são do tamanho de um mouse. Eles são alimentados por USB e vêm com software para controlar o processo. Eles funcionam igualmente bem no Mac e no PC.
Perfil de um monitor
A criação de perfil é o processo de medir imperfeições no monitor e criar um filtro que compensa essas imperfeições. Usando os parâmetros configurados na etapa de calibração, a criação de perfil requer o uso de um dispositivo de hardware (colorímetro ou espectrofotômetro), que fica pendurado na tela do monitor e lê vários conjuntos de manchas vermelhas, verdes, azuis e cinza geradas pelo software criação de perfil.
As amostras de cores são medidas pelo hardware, conforme mostrado. As diferenças entre as cores exibidas pelo monitor em seu estado nativo e as cores verdadeiras dos patches são usadas para criar um perfil de monitor que fará com que o monitor exiba cores verdadeiras mais de perto do que em seu estado nativo.
Breve histórico da calibração do monitor
Até poucos anos atrás, era usado um sistema rudimentar de gerenciamento de cores em circuito fechado. Em outras palavras, ajustamos desajeitadamente nossas telas em uma vaga tentativa de associá-las à impressora.
Mas se você trocou para um novo trabalho ou comprou uma nova impressora, teve que fazer mais testes de impressão e começar a ajustar tudo novamente. Escusado será dizer que este foi um processo fútil e frustrante. Surpreendentemente, algumas pessoas ainda perseveram com isso.
O sistema moderno é infinitamente melhor. Agora, todos aderimos a um padrão central, como mencionado anteriormente. Não emparelhamos nossa tela com o laboratório fotográfico, apenas emparelhamos com o padrão básico e esperamos que o laboratório faça o mesmo.
Antes de calibrar o monitor
Para calibrar o monitor, você precisará de:
- Um dispositivo, comumente conhecido como "spyder", usado para calibração. O termo técnico para este dispositivo é um fotocolorímetro, um monitor com uma ampla gama de cores. Hoje, mesmo os monitores de gama média, que não são tão caros, têm boa reprodução de cores. Um monitor externo é quase sempre melhor do que uma tela de laptop quando se trata de renderização em cores. A calibração não ajudará muito se você estiver usando um monitor barato ou um laptop que não possui uma boa tela. Seu quarto escuro digital, diferentemente do nome, não deve estar escuro. Mas também não deve ser muito brilhante. A iluminação ao redor do monitor não deve estar sobrecarregada. Você deve trabalhar em um ambiente pouco iluminado. Se possível, preste atenção à temperatura da cor da luz. A cor clara não deve estar muito quente (laranja) ou muito fria (azul). Idealmente, a luz ambiente ao redor do monitor deve ser de 4700 K. Desative o brilho automático nos notebooks. Os laptops geralmente têm um recurso de brilho automático que interfere no processo de calibração. Isso também significa que o ideal seria usar o laptop nas mesmas condições de iluminação do local onde o calibrará. Como isso anula o propósito de possuir um laptop porque impõe uma restrição à mobilidade, é melhor usar um monitor externo para tratamento adicional.
Monitorar métodos de calibração
Basicamente, existem dois métodos para calibrar o monitor:
Calibração visual ou por software
Este método envolve o ajuste das configurações de brilho e contraste do monitor usando recursos visuais. Como alternativa, você pode usar um utilitário de software como o QuickGamma (que também depende da sua visão). Esses métodos não são muito eficazes.
Calibração usando um colorímetro fotográfico (ou spyder)
Este método usa um dispositivo externo que se conecta ao computador ou laptop via USB. O colorímetro fotográfico é colocado no monitor durante a calibração. Os sensores do colorímetro fotográfico lêem a cor, o brilho e o contraste da tela através do software. O software usa essas informações para criar um perfil ICC adequado para sua tela. O sistema operacional utiliza esse perfil ICC para obter a cor, o contraste e o tom com a maior precisão possível.
Datacolor Spyder5PRO - Calibrador de tela preta Garante a calibração de todos os seus laptops e monitores de mesa; O software o guia em 4 etapas fáceis para uma precisão de cores excepcional 280, 88 EURComo o uso de um colorímetro fotográfico é mais preciso que os métodos visuais, é o método usado pelos profissionais.
Mitos comuns de calibração
Agora que vimos as etapas necessárias para calibrar um monitor, vamos dar uma olhada em alguns mitos comuns:
Mito: Você deve usar o perfil ICC criado pelo seu software de calibração como um espaço de cores operacional no Photoshop.
Realidade: basta verificar se o Photoshop conhece o perfil ICC que você criou. Isso acontecerá automaticamente se você tiver colocado o perfil ICC na pasta correta do seu sistema operacional. O espaço de cores no Photoshop deve permanecer sRGB, ECI-RGB V2 ou Prophoto RGB.
O perfil ICC que você criou como parte do processo de calibração registra os “defeitos” do dispositivo de exibição. Ao ler o perfil ICC de um monitor, o Photoshop sabe como definir as cores para exibir corretamente.
Mito: Calibrar o monitor fornecerá cores precisas em letras maiúsculas.
Realidade: antes de imprimir, você deve tornar suas fotos à prova de software para obter cores precisas. A calibração do monitor é apenas o primeiro passo da impermeabilização. Idealmente, você também deve usar um monitor que se beneficie da calibração. Nem todos os monitores são criados iguais.
Mito: você pode compartilhar perfis ICC com outras pessoas que têm a mesma marca de monitor.
Realidade: um perfil ICC é específico para o monitor e, portanto, não há benefício em compartilhá-lo. A capacidade de um monitor para exibir cores se deteriora à medida que envelhece, tornando cada monitor único.
- Mito: Você pode usar o perfil sRGB ICC no seu monitor.Realidade: sRGB é um perfil genérico anexado às imagens. Não pode ser usado no monitor Mito: Você pode obter 100% de precisão de cores nas suas impressões após a calibração.
Realidade: Mesmo depois de calibrar o monitor e testar as imagens antes da impressão, talvez você não consiga atingir 100% de precisão de cores. Uma boa impressora pode atingir quase 90% de precisão. Isso ocorre devido a deficiências nos dispositivos. Seu monitor deve ter uma gama de cores muito grande para reproduzir cores com precisão. Sua impressora também deve ser de uma qualidade muito alta. As impressoras a jato de tinta produzem cores misturando tinta ciano, magenta, amarelo e preto. Impressoras caras têm mais tons de preto para um maior grau de precisão.
Infelizmente, os laboratórios comerciais de impressão tendem a usar uma tecnologia diferente chamada Laser Cromogênico (Digital RA-4) ou Dye Sub, que é propenso a erros de cores. Esses dispositivos são econômicos, mas não de qualidade muito alta. Algumas impressoras usam tinta não OEM na impressora, o que também reduz a precisão das cores.
Infelizmente, a maioria dos laboratórios de fotografia altera as cores manualmente em um monitor que se encaixa exclusivamente na impressora. Este método é propenso a erros e depende da pessoa.
Precisão de impressão após calibração
A precisão não é o único resultado da calibração. É certamente um passo muito importante para a precisão da impressão, mas também existem outros fatores envolvidos.
Mas se o monitor não estiver calibrado, há pouca esperança para a precisão da impressão.
Telas calibradas em fotografia
Considere cirurgia cardíaca por um momento. A faceta mais importante da cirurgia cardíaca é, sem dúvida, o próprio cirurgião: seu enorme intelecto, sua mão firme, sua dedicação. Os instrumentos cirúrgicos utilizados também são muito importantes. Mas se um bisturi sujo causa uma infecção, o bom trabalho do cirurgião é arruinado.
Quando se trata de fotografia, a visão, execução e criatividade do fotógrafo é a faceta mais importante. Sua câmera, lentes, luzes e software também são importantes. Mas se você trabalhar em uma tela não otimizada ou despreparada para o seu trabalho, o resultado será ruim.
Todos os monitores podem ser calibrados
Todos os monitores podem ser ajustados por um dispositivo de calibração, pelo menos até certo ponto, e com algum grau de melhoria.
Alguns monitores (por exemplo, laptops) têm menos controles físicos que outros, tornando o processo mais pesado para o perfil do que calibrar; mas os laptops certamente podem e devem ser calibrados.
Obviamente, nem todas as telas são realmente adequadas para edição de fotos. Monitores baratos, com ângulos de visão estreitos, são um pesadelo para editar, por exemplo. Portanto, faça sua próxima compra de monitor com isso em mente.
Freqüência de calibração em monitores
Mensalmente, é o conselho de sempre. Alguns retoques sofisticados são recalibrados todas as manhãs, mas isso é desnecessário para a maioria de nós.
No passado, as cores dos monitores CRT fluíam constantemente, principalmente com o passar dos anos, portanto a calibração semanal era uma obrigação. Mas as telas de LCD modernas são muito mais estáveis, como regra geral.
Portanto, calibrar o monitor uma vez por mês é mais que suficiente.
Nível de complexidade da calibração
Não se pode negar que algumas pessoas tenham problemas com isso por um motivo ou outro. Parece haver uma falha universal entre os fabricantes de calibradores que não inclui instruções suficientes na caixa de hardware.
Mas de um modo geral, sim, o processo é rápido e fácil. É claro que levará mais tempo quando você fizer isso pela primeira vez, mas as calibrações mensais subsequentes deverão demorar alguns minutos.
Alterações após calibração
O que você vê diferenças após a calibração dependerá inteiramente da sua tela. Alguns monitores (especialmente Macs) são muito bons, portanto a diferença será insignificante. Outras telas (principalmente as mais baratas) são bastante azuis em seu estado não calibrado, portanto você notará uma diferença considerável.
Na verdade, quando você faz a calibração pela primeira vez, pode não gostar. Se você se acostumou à sua tela muito azul / brilhante, ela pode parecer muito quente e opaca no início. Mas seria bom se você desse a ele uma chance. Mesmo após 24-48 horas, você provavelmente estará acostumado à sua nova tela e se perguntará como tolerou tanto tempo sem calibração.
Precisão de cores em todos os softwares
Nem todos os programas se beneficiam de uma calibração, apenas os de cores. Programas como Photoshop, Bridge e Lightroom detectam e usam automaticamente um perfil de monitor para que você não precise se preocupar com nada. Mas outros programas precisam que você os direcione manualmente para o perfil para serem gerenciados corretamente por cores.
Outros programas simplesmente não são gerenciados por cores. Ou seja, eles não conseguiriam reconhecer um perfil de monitor. Entre estes, estão os visualizadores de imagens simples, como o Microsoft Picture Viewer.
Os navegadores da Web variam. Firefox e Safari são gerenciados por cores, mas o Internet Explorer não.
Portanto, se você é suficientemente dedicado à fotografia ou deseja a mais alta fidelidade de cores nos jogos, definitivamente deve estar navegando no Firefox ou Safari, pelo menos até que a Microsoft considere apropriado gerenciar a cor do seu produto.
Por esse motivo, é provável que você veja uma diferença entre as imagens no Photoshop e no Internet Explorer, por exemplo. Você pode ter certeza de que o Photoshop exibe cores precisas (supondo que você não alterou as configurações de cores).
Calibração de monitor e internet
A calibração do monitor significa tudo, e nada, quando se trata da web. Vamos ser sinceros, 99, 9% das pessoas que navegam na Internet o fazem em telas não calibradas. Portanto, você não pode esperar que muitas pessoas vejam a cor exata em suas imagens que gostaria que elas vissem. Não perca o sono por isso, não há nada que você possa fazer. Há pessoas que não sabem nada sobre cores e gostam de ver fotos.
Isso significa que a calibração do monitor não faz sentido ao preparar imagens da Web? Claro que não. Ainda é de vital importância que você edite suas imagens em uma tela precisa e as publique na Web no espaço de cores sRGB. O sRGB é o padrão que a maioria dos fabricantes de monitores adere livremente, oferecendo às suas imagens a melhor jogabilidade aceitável.
Mais uma vez, não é possível garantir que a calibração fornecerá resultados perfeitos na rede global, mas pode ser garantido que a não calibração fornecerá resultados piores.
Aspectos técnicos da calibração
De um modo geral, existem três facetas do processo de calibração / criação de perfil:
Brilho (luminância)
Esse é um ajuste físico que você faz antes ou durante a calibração (e em alguns monitores, é o único ajuste físico que pode ser feito). O brilho é importante - ele desempenha um papel maior na edição do que você imagina. Muitas pessoas tiveram a experiência de receber impressões muito escuras porque a tela estava muito clara. Obviamente, a luz ambiente em que você trabalha também desempenha um papel. É muito importante escolher uma configuração de brilho adequada.
Gamma
Isso pode ser considerado como o brilho do meio-tom da tela. Este não é um ajuste físico, mas um ajuste de perfil. A gama padrão é 2.2 e não há necessidade de se desviar disso.
Temperatura de cor
Essa é a cor do branco da tela e pode variar de quente a frio (amarelado a azulado). Pode ser uma configuração física ou uma configuração de perfil, dependendo das suas configurações. 6500K é considerada a temperatura branca padrão para calibração, mas alguns monitores não respondem bem quando forçados a essa configuração. Para essas telas, é melhor deixar a temperatura branca inalterada.
Calibre o monitor apenas com software
Isso é algo que não pode ser feito. Existem vários programas que pretendem calibrar seu monitor e todos são imprecisos. Todos eles dependem do seu olho para funcionar, e o olho humano é muito fraco para isso. A calibração deve ser feita com um dispositivo de hardware.
Palavras finais e conclusão
O monitor é a sua janela para o mundo. Se você já esteve em uma loja de TV e viu uma série de TVs fazendo o mesmo programa, pode ter notado que a aparência da cor pode variar amplamente (ou muito) de uma TV para outra.
Recomendamos a leitura dos melhores monitores do mercado
Se você não calibrar e aprimorar o monitor, a aparência da imagem pode variar muito da aparência de outros monitores e pode enganar as cores reais da imagem. Para resolver esse problema, os monitores podem ser calibrados e perfilados. Esse processo faz com que o dispositivo exiba uma imagem o mais precisa possível.
O que são DNS e para que servem? toda a informação que você deve saber
Explicamos o que é o DNS e para que serve no nosso dia a dia. Também falamos sobre memória cache e segurança DNSSEC.
O que é um nas e para que serve? tudo o que você precisa saber
Muitos usuários ouviram a palavra NAS, mas realmente não sabem o que significa ou para que serve. Neste artigo, explicaremos tudo o que você precisa saber sobre o Network Attached Storage (por que é tão importante em casa ou nos negócios). Não o perca!
Monitor Monitor de hardware aberto, para que serve e para que serve? ?
Hoje vamos analisar o Open Hardware Monitor ✔️, um programa que serve para monitorar todas as temperaturas necessárias do seu equipamento.