Escritório

O que é typosquatting? é perigoso?

Índice:

Anonim

De tempos em tempos, começamos a ouvir um novo termo. Acontece que não sabemos exatamente o que ele quer dizer. Hoje é a vez de falar de um desses termos. É sobre typosquatting. Uma palavra muito estranha. Tanto é que, no momento , ainda não há uma definição concreta em espanhol.

Índice de conteúdo

O que é typosquatting? É perigoso?

Typosquatting refere-se à possibilidade de um usuário abrir uma página diferente daquela que planejava visitar porque digitou o endereço da maneira errada. Todos vocês estarão pensando, o que aconteceu comigo. De fato, é algo que aconteceu com todos os usuários de vez em quando. Digitamos uma letra errada e terminamos em outro site. Embora seja comum, nos últimos tempos, parece que se tornou algo perigoso.

Perigos de typosquatting

Parece que os cibercriminosos estão à espreita e procuram tirar proveito de qualquer oportunidade possível para atacar os usuários mais confusos. E é que, uma ação tão simples quanto digitar uma letra incorreta pode ser algo perigoso para os usuários. De fato, a empresa de segurança Endgame descobriu cerca de 300 domínios.com (Netflix ou Dell, entre outros) que são uma armadilha.

Por meio desses domínios, os hackers procuram instalar um malware chamado Genieo em computadores com OS X. E cair nesse erro não é muito complicado. As consequências neste caso podem ser muito variadas. Existem perigos de todos os tipos. Eles variam de alertas de atualização do Flash à instalação de malware que rastreia e coleta a atividade do usuário na Internet.

Recomendamos o melhor antivírus gratuito para 2017

Portanto, como você pode ver, algo tão simples como um erro ao escrever um endereço pode ser perigoso para os usuários.

Como ocorre o Typosquatting?

Basta que os hackers em questão registrem domínios semelhantes aos de um site popular ou amplamente utilizado. Podemos usar o exemplo da Netflix. O endereço da web é netflix.com. Imagine que um usuário digite Netfli ou Netfliz (observe o teclado). Se um grupo de hackers registrou esses domínios, o usuário, em vez de encontrar uma mensagem de erro, acessa o site em questão. E, portanto, você entrará em um site prejudicial que pode causar problemas significativos à sua segurança.

Até agora, existem 300 domínios. Todos eles são de sites muito populares, portanto, é mais provável que acabem visitando usuários. A empresa de segurança que realizou essa investigação analisou sites em inglês. No entanto, não seria surpreendente que isso aconteça com alguns sites em espanhol (Movistar ou um grande banco como o Santander).

Podemos evitar erros de digitação?

Nesse caso, o que podemos fazer para evitar esse tipo de problema é escrever o nome do site em questão. Parece absurdo, mas é a principal maneira de evitar cair nos perigos que nos aguardam. E quando escrevermos um endereço, verifique se está escrito corretamente antes de pressionar enter. É algo que nos leva alguns segundos e podemos evitar qualquer problema maior.

Para as empresas, é melhor fazer algo que muitos outros já fazem hoje. Compre domínios diferentes do seu nome. Por exemplo, se alguém adicionar uma carta adicional ou cometer um erro ao escrever. Dessa forma, eles também impedem que concorrentes em potencial usem o domínio. Ou outras empresas que poderão sujar ou copiar o nome da marca. Algo que já aconteceu antes.

Esperamos que, com este artigo, você possa ter uma idéia melhor do que é typosquatting e dos possíveis perigos que isso implica. Não procuramos alarmar ou gerar medo entre os usuários. De fato, o número de domínios em que esse perigo potencial existe é pequeno. Mas é bom que todos os usuários sejam informados sobre o que pode acontecer e sempre prestem alguma atenção para evitá-lo.

Escritório

Escolha dos editores

Back to top button