Tutoriais

O que é nvlink e quais gráficos da geforce suportam

Índice:

Anonim

Se você chegou a este artigo, é porque deseja saber o que é a tecnologia Nvidia NVLink. É um dos mais recentes desenvolvimentos na nova geração de placas gráficas GeForce da NVIDIA. Vamos descobrir para que serve e quais dos novos gráficos serão compatíveis!

Índice de conteúdo

Para que serve o NVLink?

O NVLink é uma tecnologia de interconexão entre placas gráficas anunciadas em 2014 que substitui o antigo sistema SLI, que já estava sendo usado nas placas Quadro e Tesla profissionais, mas que agora foi transferido para a série Nvidia GeForce.

O sistema procura dispensar as limitações de largura de banda das interconexões pelo PCIe ao obter a conexão direta entre gráficos e gráficos .

O NVLink não é apenas mais rápido que as conexões PCIe, mas também supera o sistema SLI, que já está começando a ser um pouco limitado para conexões de resolução máxima, sendo essa a melhoria mais importante do novo sistema. A largura de banda será 15 vezes maior em comparação com a interconexão SLI, sendo essa uma diretriz para se ter uma idéia da melhoria. Outras fontes indicam uma melhoria de 50 vezes.

Outro detalhe importante é que os dois gráficos compartilham o buffer de quadros, melhorando o desempenho combinado e adicionando a VRAM entre as duas placas, algo que não aconteceu com os sistemas SLI.

O NVLink foi originalmente projetado para computação de alto desempenho, e não para jogos, portanto, existem diferenças importantes na arquitetura no nível SLI, cujo impacto não sabemos, como o suporte desse novo sistema em jogos e a melhoria é pouco conhecida. desempenho.

Gráficos suportados: NVIDIA quer que o NVLink seja um recurso premium

Uma das notícias mais importantes que acompanharam o lançamento dos gráficos GTX 1060 baseados em Pascal foi a falta de suporte ao SLI e , evidentemente, de um espaço no PCB para conectar a ponte necessária para usá-lo. Foi dito que em certos jogos e situações um SLI 1060 poderia superar o GTX 1080, canibalizando-o, pois dois GTX 1060 consomem muito pouca energia (poderia vir com uma fonte de 550W de qualidade) e custam menos que um GTX 1080.

Bem, agora a NVIDIA fez uma jogada semelhante: o novo Nvidia RTX 2070, os gráficos mais avançados apresentados na Gamescom 2018, carecem totalmente de espaço para um conector NVLink. Portanto, é previsível que também não seja incluído nos gráficos mais baixos e é por isso que os únicos compatíveis são os RTX 2080 e 2080 Ti. Mais do que uma questão de custo, parece que a empresa deseja deixar o NVLink como um recurso premium e exclusivo, limitando as chances de uma configuração barata de dois gráficos que canibaliza um lado.

A ponte NVLink

Para fazer a conexão entre duas placas gráficas, é necessária uma ponte, como foi o caso dos sistemas SLI. De fato, é aí que sabemos que o RTX 2070 não permitirá o NVLink, já que não tem espaço para conexão (além da NVIDIA não listá-lo como compatível, é claro)

Bem, a ponte NVLink atualmente custa 84 euros no site da NVIDIA. Curiosamente, antes da chegada da tecnologia aos gráficos da GeForce, ela custava US $ 600 (USD) e , embora agora tenha caído consideravelmente, ainda é um sistema reservado para bolsos soltos.

Palavras finais e conclusão sobre o NVLink

A NVIDIA está clara que deseja oferecer um sistema poderoso para interconectar suas novas placas gráficas GeForce, mas apenas para clientes que pagam a grande quantia em dinheiro que seus RTX 2080 e 2080 Ti custam. O tempo dirá se é um sistema bom o suficiente para tornar atraentes as configurações de várias GPUs, que até agora eram apenas sinônimos de problemas e alto custo para a maioria dos usuários. O que você acha deste novo Nvidia NVLink? Você acha que isso dará um desempenho significativo às novas placas gráficas RTX? Queremos saber sua opinião!

Tutoriais

Escolha dos editores

Back to top button