Notícia

Google rate: o que é e quais as consequências que pode ter

Índice:

Anonim

Se você lê as notícias com alguma regularidade, certamente se depara com o termo Google Rate, que está ganhando certa notoriedade nas últimas semanas. Por seu nome, podemos ter uma idéia do que pode ser, mas para muitos não é totalmente claro. Aqui nós dizemos tudo sobre esse conceito.

Índice de conteúdo

Google Rate: o que é e que consequências pode ter

Desde semanas atrás, diz-se que o governo espanhol tem planos de introduzi-lo. Que consequências pode ter se isso acontecer? Isso é algo a que responderemos abaixo, para esclarecer a você o que estamos falando.

Qual é a taxa do Google

A taxa do Google também é conhecida como taxa digital. É um imposto destinado a combater a elisão fiscal por grandes empresas de tecnologia, como Google ou Facebook. Foi levantada pela Comissão Européia para tributar certas receitas dessas empresas. Desde então, esse tipo de empresa foi acusado em várias ocasiões de pagar muito poucos impostos.

A Espanha é um dos países que trabalhou na implementação desta taxa do Google. Foi em outubro de 2018 quando um projeto de lei foi apresentado, chamado Imposto sobre Certos Serviços Digitais. Destina-se às empresas de tecnologia que atingem um faturamento superior a 750 milhões de euros em todo o mundo e acima de três milhões de euros no caso da Espanha.

Quando será introduzido

Além da Espanha, o Reino Unido foi o único país da Europa que conseguiu trabalhar com um imposto baseado ou inspirado nesta Taxa do Google. Finalmente, a França estava introduzindo há algumas semanas com uma taxa semelhante, em um movimento para pressionar os Estados Unidos, mas é uma coisa oficial que já está em vigor. Muitos países aguardam um acordo internacional em primeiro lugar, antes de tomar essa decisão.

A Espanha parece estar interessada em introduzir esta taxa do Google, independentemente de haver ou não um acordo internacional. Atualmente, várias mídias já estão falando sobre esses planos do governo. Embora o atual bloqueio político seja algo que continua a atrasar constantemente sua introdução oficial. Portanto, no momento ainda não há uma data específica.

Assim que esse bloqueio político na Espanha for resolvido, haverá mais movimentos sobre a introdução desse imposto no país. Mas isso é algo que pode demorar um pouco, por isso pode levar alguns meses até que finalmente seja oficial.

Que consequências isso pode ter

Algumas empresas como a Amazon não demoram muito a esse respeito. A França já possui sua própria taxa do Google recentemente. Nesse caso, a gigante das vendas confirmou que serão os consumidores que acabarão pagando esse imposto, já que o repassarão a eles. Eles irão ajustar as taxas de suas vendas em seu site francês. Não seria estranho que, no caso da Espanha, a empresa apostasse em tomar a mesma decisão. Embora tenhamos que esperar que finalmente seja implementado.

É provável que algumas empresas sigam o exemplo da Amazon e são os clientes que acabam assumindo esses custos, com um aumento nos preços, por exemplo. A Netflix é outra das empresas em destaque, portanto, não seria incomum se sua taxa mensal acabar aumentando, como forma de enfrentar esse custo adicional. É uma das opções mais consideradas neste tipo de situação.

Embora ainda haja muitas dúvidas com as supostas conseqüências do Google Rate. É solicitado que exista um acordo global sobre questões tributárias, para evitar esse tipo de imposto. Mas isso é algo que ainda não aconteceu, nem parece que acontecerá em breve. Portanto, é difícil saber o que vai acontecer. É provável que mais países acabem adotando esse imposto.

Será interessante ver como essa história evolui nos próximos meses. Também no caso da Espanha, que parece ser muito claro sobre a introdução dessa taxa do Google, não importa o que aconteça em todo o mundo. Portanto, pode ser oficial em alguns meses.

Notícia

Escolha dos editores

Back to top button