Tutoriais

▷ protocolo 802.11ax. tudo o que você precisa saber

Índice:

Anonim

A tecnologia sem fio será, sem dúvida, a que será usada para praticamente qualquer conexão em um futuro muito próximo. Hoje estamos um passo mais perto de fazer isso acontecer, graças ao roteador Asus RT-AX88U, o primeiro dispositivo comercial a implementar o novo protocolo IEEE 802.11ax, sucessor direto do conhecido 802.11ac que chegou com roteadores como o Asus ROG Rapture GT-AC5300 praticamente no topo dos benefícios deste padrão.

Índice de conteúdo

Nada está mais longe da realidade, essa barreira foi totalmente fulminada com a nova criação da Asus, que será o precursor de muitos modelos que certamente virão neste 2019 implementando esse novo padrão. Obviamente, o que mais precisamos agora é a construção de placas de rede de clientes para aproveitar todos os benefícios desse novo padrão, porque amigos, ainda não existe um nível comercial.

Neste artigo, descreveremos tudo o que esse novo padrão IEEE 802.11ax nos oferece para a próxima geração de equipamentos. Não perca, porque vai valer a pena.

IEEE 802.11ax, mas você pode me chamar de Wi-Fi 6

Se já ouvimos o nome Wi-Fi 5, daqui em diante você também ouvirá o termo Wi-Fi 6. Esse nome vem da Wi-Fi Alliance, onde eles estabeleceram nomes facilmente identificáveis ​​para a evolução dos protocolos IEEE nas conexões Wi-Fi. Portanto, se o protocolo AC foi chamado Wi-Fi 5, agora este novo protocolo será chamado Wi-Fi 6.

A primeira coisa que devemos saber sobre o novo protocolo é, é claro, a velocidade de transferência de dados que podemos ter. Esse novo padrão de comunicação para redes Wi-Fi nos permitirá estabelecer conexões, por enquanto, 4 × 4 (quatro antenas em paralelo) não inferiores a 4805 Mbps para a banda de 5 Ghz. E não apenas isso, mas também é implementado para conexões de 2, 4 GHz, chegando a 1142 Mbps. Calcula que é claro que fomos capazes de saber graças às especificações do roteador Asus RT-AX88U.

O mais interessante de tudo é que é um protocolo relativamente novo e, possivelmente, em um curto espaço de tempo, nos permitirá aumentar consideravelmente essas velocidades, chegando a rivalizar com as conexões com fio Ethernet de 10 Gigabit, que nos pareciam tão rápidas hoje em dia. hoje. E é que já existem processadores perfeitamente preparados para conexões 8 × 8.

Esse padrão não só vem com um aumento na velocidade, mas também com a capacidade de trabalhar especialmente em ambientes com altos requisitos de conectividade. Sabemos que quanto mais conexões Wi-Fi forem estabelecidas em um equipamento de rede, mais saturada será a banda de frequência e, portanto, menos transferências de dados obteremos em conexões individuais. O 802.11ax possui uma capacidade muito maior de gerenciar alta densidade de pacotes para várias conexões com melhores substâncias em QoS, graças à tecnologia OFDMA e, portanto, desfruta de bons benefícios, embora não sejamos os únicos conectados.

As demandas de conteúdo 4K e realidade virtual também foram um grande precedente para a necessidade de uma melhoria nos protocolos sem fio, pois faz parte cada vez mais da vida cotidiana de nossos desktops e laptops.

Recursos IEEE 802.11ax

Já sabemos qual a velocidade que temos atualmente e também podemos assumir que eles serão superados facilmente quando o padrão for mais refinado e os fabricantes liberarem suas criações.

O 802.11ax é perfeitamente compatível com os canais mais antigos, usando tecnologias como EDCA ou CSMA para MU-MIMO. Mas o melhor é que ela trará a nova implementação chamada OFDMA (Acesso Múltiplo por Divisão de Frequência Ortogonal) que melhora a capacidade espectral e permite maior capacidade de transferência de dados em ambientes sobrecarregados com vários usuários conectados simultaneamente. Obviamente, uma das premissas da atualização de um protocolo é a possibilidade de compatibilidade com versões anteriores, para não deixar outros equipamentos obsoletos.

As demandas de mais e mais conexões em tempo real e a necessidade de grandes transferências de dados no campo profissional, por exemplo, telemedicina, empresa de TI etc., exigem uma conexão com baixa latência, que até agora tinha apenas redes como seu principal ativo. com fio.

O IEEE 802.11ax também quer quebrar essa barreira implementando latências inferiores a 1ms com capacidade MU-MIMO para múltiplos receptores de até conexões 8 × 8, algo que ainda não vimos ou experimentamos e que em breve será possível.

Embora possa parecer contrário, esse padrão melhora consideravelmente a eficiência energética dos dispositivos que o utilizam. É claro que pensamos em laptops como laptops e smartphones, onde a duração da bateria é sempre um problema.

Realizamos na análise do Asus RT-AX88U, a criação de um backbone entre dois desses roteadores, com o objetivo de obter o melhor desempenho possível do novo padrão. Para fazer isso, continuamos a conectar até 3 computadores com o Jperf 2.0.2 via Ethernet no modo servidor em um roteador e outros três no modo cliente via Ethernet no outro roteador. Dessa maneira, o link do tronco sem fio entre os dois roteadores suportaria todo o peso da conexão dos 6 computadores. Os resultados obtidos foram os seguintes.

Conseguimos atingir até 2200 Gbps, mais do que em qualquer roteador testado até o momento. Caso tivéssemos clientes com o mesmo protocolo, os resultados seriam maiores, pois, nesse caso, a carga extra de ter 6 dispositivos conectados simultaneamente tem muita influência, pois é feito uso extra de CPU, QoS, etc.

Por que o IEEE 802.11ax é mais rápido?

Sem entrar em muitos detalhes técnicos que podem aborrecer sua equipe, fatores como largura de banda, densidade do fluxo de dados e uma melhoria na Modulação de amplitude em quadratura ou QAM são responsáveis ​​por essa melhoria substancial.

O objetivo do QAM é transportar dois sinais independentes no mesmo canal, que são modulados tanto em amplitude quanto em fase por meio de outro sinal portador, que por sua vez é a composição de dois sinais 90 graus fora de fase.

Bem, o que o 802.11ax faz é aumentar a taxa de modulação tradicional de 256-QAM para 1024-QAM, por assim dizer, é a densidade de informações que podemos enviar. Especificamente, a taxa de transferência nominal de dados (antena única) melhorará o padrão 802.11ac em 37%. Isso significa que cada antena individual será capaz de superar transferências de 1 Gigabit por segundo

Como também podemos supor, aumentando a densidade da informação sob o sinal de transmissão, ele será mais sensível ao ruído e, portanto, suporta faixas mais curtas do que as modulações dos protocolos anteriores. O positivo disso é que é possível conectar dispositivos com hardware anterior a esses novos modelos que estão sendo lançados.

Em uma densidade de transferência de dados mais alta, também é necessário um equipamento com um número maior de antenas; já vimos que ele pretende atingir conexões 8 × 8. A maior limitação a esse respeito serão os computadores portáteis, especialmente os smartphones que, como regra geral, costumam ter uma ou duas antenas, e isso é esperado em um futuro próximo. Por outro lado, para pontos de acesso e sistemas com fonte de alimentação ininterrupta, essa limitação é reduzida e, graças à melhor eficiência energética, eles poderão montar mais antenas Wi-Fi para permitir essas conexões 8 × 8. Esperamos ansiosamente o Asus ROG Rapture GT-AX11000, que será capaz de conexão 4 × 4 dupla e capacidade de até 11 Gbps.

MU-MIMO e OFDMA

Com o 802.11ax, podemos usar simultaneamente a tecnologia MU-MIMO e OFDMA. Atualmente, o MU-MIMO é usado em muitos dispositivos de rede para conectar vários dispositivos de antena e obter a maior largura de banda possível.

Por seu lado, a nova tecnologia OFDMA implementa, além da capacidade MU-MIMO de dispositivos com várias antenas, também a possibilidade de executar transferências multiusuário (vários dispositivos com várias antenas).

Para explicar como o OFDMA funciona, precisamos saber o que é uma RU ou unidade de recursos. Uma RU é um grupo de sinais da portadora ou também chamados de tons, usados ​​para transmissão de dados nos modos ativo e inativo. Quanto mais altas as frequências de trabalho nos processadores, mais sinais de portadora podemos introduzir em uma conexão.

E por que queremos explicar isso? Um roteador como o da Asus, que implementa o OFDMA, poderá, além de fornecer ou receber dados de várias antenas, fazê-lo para vários usuários ao mesmo tempo. O OFDMA separa cada receptor em diferentes RUs, a fim de poder executar transferências simultâneas com diferentes sinais da operadora, que alcançam apenas o equipamento que o solicita. Se este dispositivo possuir várias antenas, ele também carregará o utilitário MU-MIMO simultaneamente.

Nos testes realizados em nossa análise no Asus RT-AX88U, conectamos até 4 computadores via Wi-Fi com placas 2 × 2 na faixa de 5 GHz e obtivemos resultados semelhantes que, se conectarmos apenas um único computador, De fato, o OFDMA gerencia perfeitamente várias conexões Wi-Fi e elas obtêm um desempenho realmente bom. No nosso caso, havia dois computadores com o Jperf no modo cliente e outros dois no modo servidor.

Processadores para o novo padrão 802.11ax

Se falarmos sobre esse protocolo, também precisaremos comentar quais foram os primeiros processadores capazes de trabalhar com essas altas transferências de dados:

  • Qntenna QSR10G-AX: Este processador é capaz de suportar até 8 transmissões de 5 GHz e 4 transmissões de 2, 4 GHz. Qualcomm IPQ8074: É um processador Cortex-A53 de quatro núcleos que também suporta 8 transmissões de 5 GHz e 4-2, 4 GHz. Qualcomm QCA6290: Esta CPU suporta duas transmissões em cada uma das frequências e é orientada para dispositivos móveis. Broadcom BCM43684: Suporta conexões 4 × 4 MU-MIMO e OFDMA com modulação 1024-QAM. A largura de banda do canal é de 160 MHz e pode atingir uma velocidade de 4, 8 Gbps. Esta CPU é precisamente a que monta o Asus TR-AX88U. Marvell 88W9068: suporta conexões 8 × 8 5 GHz e 4 × 4 2, 4 GHz. Qualcomm WCN3998: Processador para 802.11ax 2 × 2 para dispositivos móveis.

Recursos do novo Asus RT-AX88U

A Asus foi a primeira empresa a apresentar seu novo roteador publicamente em 30 de agosto de 2017. Os recursos implementados por essa equipe com suporte ao novo protocolo são os seguintes:

Meus computadores suportam IEEE 802.11ax?

Bem, sim, o bom desse novo padrão de comunicação é que ele tem compatibilidade direta (novo equipamento que aparece) e também compatibilidade retroativa (equipamento antigo e atual).

O 802.11ax é compatível com os padrões 802.11a / g / n / ac. Isso significa que, se nosso celular suportar, por exemplo, 802.11n, podemos conectar-nos sem problemas ao roteador Asus RT-AX88U. Como é lógico, a velocidade máxima de conexão será sempre a máxima que nosso equipamento e o padrão que ele oferece, nesse sentido, não obteremos nenhuma melhoria, mas pelo menos compatibilidade absoluta.

Também teremos essa compatibilidade com roteadores que funcionam em diferentes protocolos para, por exemplo, criar redes Mesh entre eles. Podemos conectar perfeitamente esse roteador ax a outros modelos como o AC5300 ou até modelos mais antigos, como o Asus RT-AC87U. Mais uma vez, o limite de transferência de dados será definido pelo roteador que trabalha com o protocolo mais antigo.

Conclusões e futuro do protocolo IEEE 802.11ax

Já vimos os benefícios que esse novo padrão de comunicação traz de mãos dadas, que claramente visa substituir naturalmente o protocolo 802.11ac. Embora devamos dizer que isso não será exatamente em um piscar de olhos, devemos pensar apenas que ainda existem dispositivos suficientes circulando por aí que nem sequer suportam a corrente alternada, e o mesmo acontecerá com o machado.

Essas fases sucessivas de atualização geralmente duram muito tempo. E devemos ter em mente que, hoje, o único fabricante que se aventurou a comercializar um roteador 802.11ax foi a Asus, nós mesmos tivemos acesso a duas dessas equipes para realizar uma análise completa e tentar ver a capacidade de esse novo protocolo. Como podemos supor que não tenha sido fácil, uma vez que a primeira barreira que temos à frente é que não temos um cliente com um cartão Wi-Fi com esse padrão e, muito menos 4 × 4, para mostrar alguns resultados em condições.

Como comentamos, atualmente poucos roteadores integram essa tecnologia. A Asus escolheu seu RT-AX88U e Rapture GT-AX11000 para atender a esse novo padrão. Na ausência de bons clientes que sairão no meio do ano, podemos avançar com essa nova conexão Wi-Fi ultra-rápida.

ASUS RT-AX88U - Roteador de jogos Gigabit de banda dupla AX6000 (VLAN tripla, certificação Wifi 6, suporte a Ai-Mesh, WTFast Game Accelerator, QoS, AiProtection PRO, OFDMA, MU-MIMO) Conectividade de última geração: o padrão Wi-Fi 802.11ax é mais rápido e mais eficiente; Wi-Fi de alta velocidade: 6000 Mbps para desempenho máximo em redes domésticas carregadas 284, 99 EUR ASUS GT-AX11000 ROG Rapture - Roteador para jogos em banda tripla AX11000 Gigabit (VLAN tripla, Wifi 6, Aura RGB, porta para jogos 2.5G, AiProtection Pro, suporte Ai-Mesh) Wi-Fi de alta velocidade: 11000 Mbps para desempenho máximo em redes carregadas; Modo de operação: modo de roteador sem fio, modo de ponto de acesso, modo de ponte de mídia 369, 99 EUR

Nós os temos disponíveis no PCComponentes e na Amazon. Na PCComponentes, podemos comprar o RT-AX88U por 375 euros e o Rapture GT-AX11000 por 470 euros. Eles não são baratos, mas sua alta velocidade vale a pena. Roteadores ideais para o presente e para o futuro.

Lembre-se de que, para aproveitar ao máximo, é necessário ter uma conexão 802.11 AX no seu PC, laptop ou NAS.

Sem dúvida, o caminho está marcado e a direção a seguir, mas também existem companheiros de viagem necessários que podem tirar proveito dos benefícios dessa nova tecnologia, pois hoje, como dizemos 802.11ax, ainda faz pouco sentido. O que você acha dessa nova tecnologia? Queremos saber sua opinião!

Tutoriais

Escolha dos editores

Back to top button