Hardware

Por que é bom que o ubuntu tenha abandonado a unidade

Índice:

Anonim

Caso você ainda não tenha entendido, o fundador da Canonical, Mark Shuttleworth, anunciou recentemente que a interface do usuário do Unity 8 seria descontinuada e não viria mais com o Ubuntu 18.04 LTS no próximo ano. Em vez disso, o Ubuntu 18.04 chegará com a área de trabalho GNOME padrão.

A seguir, tentaremos revelar as partes boas e ruins dessa decisão e como ela afetará todos os usuários desse sistema operacional conhecido.

Principais vantagens de deixar o Unity

A primeira coisa a observar é que, como é um sistema operacional com tantos usuários, qualquer modificação importante que sofrer terá um impacto considerável em todas as outras distribuições Linux.

O abandono da Unity significa uma mudança de direção para a Canonical, mas com a principal vantagem de a empresa liberar recursos que antes não eram úteis para se concentrar em outros projetos.

Em um post no blog em que anunciou o abandono da Unity, Mark Shuttleworth declarou o seguinte a este respeito:

"Continuaremos trabalhando para criar a área de trabalho de código aberto mais conveniente do mundo, além de manter todas as versões LTS atuais e continuar trabalhando com nossos parceiros de negócios para distribuir a área de trabalho e dar suporte a todos os clientes corporativos. Além disso, também agradaremos os milhões de desenvolvedores de Internet of Things e de software em nuvem que desejam inovar ainda mais nesses campos. ”

Se você é um usuário do Ubuntu, pode ter certeza de que as versões futuras da área de trabalho do Ubuntu serão ainda mais consistentes com outras distribuições Linux, e isso só beneficiará toda a comunidade Linux a longo prazo.

Principais desvantagens de deixar o Unity

A primeira coisa que desapareceu junto com o Unity é o sonho da Canonical de criar uma convergência entre computadores e dispositivos móveis. Como aconteceu com o Firefox OS há algum tempo, provavelmente todos os tablets e celulares com o Ubuntu acabarão desaparecendo do mercado.

Além disso, outra desvantagem é que os benefícios de segurança e privacidade que encontramos nos celulares com o Ubuntu não estarão mais disponíveis para ninguém, e todos devem se contentar com Android ou iOS.

A maior desvantagem agora é o desenvolvimento do Mir, que deveria ser o servidor gráfico do Unity 8. Shuttleworth não menciona Mir em seus posts, mas é provável que essa plataforma deixe de existir. Sem o Unity 8 e sem convergência, não há razão para usar Mir em vez de Wayland.

Se você nunca usou o Ubuntu sem o Unity, provavelmente parecerá uma grande mudança para você no início, mas a interface do GNOME também tem muitas vantagens que você certamente adorará.

De qualquer forma, você ainda terá a possibilidade de se beneficiar do Unity 7 no novo Ubuntu 17.04 (Zesty Zapus) e até mesmo baixar uma versão de avaliação do Unity 8 até o lançamento da próxima versão principal do sistema operacional, Ubuntu 18.04 LTS, planejada para chegar em abril de 2018.

Hardware

Escolha dos editores

Back to top button