Tutoriais

¿Pci

Índice:

Anonim

Toda vez que vemos mais PCI-Express reforçado, surge a pergunta: por que os fabricantes as aprimoram? Nós lhe diremos.

Por alguns anos, os fabricantes de placas-mãe reforçam os slots PCI-Express com reforços metálicos, proporcionando maior robustez. Anteriormente, os slots eram simples pedaços de plástico rígido, preparados para suportar o peso das placas gráficas. No entanto, o peso deste último aumentou devido à evolução das dimensões.

Explicamos por que os fabricantes aprimoram o PCI Express reforçado.

Índice de conteúdo

Mais segurança

A comunidade de usuários comentou esse aspecto com comentários como "eles servem para justificar o pagamento de mais dinheiro pela placa" ou "eu nunca vi um slot PCIe dividido". Entendemos que a experiência pessoal marca a utilidade dos produtos para alguns.

Dito isto, a realidade pode ser diferente em certos casos. Os fabricantes de placas-mãe resolvem um problema mais comum do que parece: danos no slot PCI-Express. A placa de vídeo pode ser o componente maior e mais pesado que instalamos em toda a placa-mãe.

A lógica nos obriga a pensar que, por esse motivo, o slot PCIe é forçado quando instalamos determinadas placas gráficas. Mas há um conflito maior: quando os gráficos instalados não são alienados, mas dobrados. Isso geralmente causa desconexões repentinas ou trava indesejável.

Encontramos esse problema nas configurações do Mini-ITX, em que determinados usuários instalam placas gráficas de tamanho padrão. Em princípio, isso não é um problema, nem algo precisa acontecer; Por outro lado, há casos em que esse conflito aparece.

Melhor transporte

Há pessoas que têm duas casas, mas não têm dois computadores. Isso faz com que seja necessário transportar a torre para onde quer que vamos, fato que pode prejudicar seriamente os componentes do nosso PC. Portanto, com o PCI-Express reforçado, não vamos nos preocupar com nossa placa de vídeo, pois ela estará bem conectada à placa-mãe.

Certamente alguém pensou: Por que eu quero isso se não transporto minha torre? Bem, os fabricantes são responsáveis ​​por fornecer soluções para os problemas relatados pelos usuários. Alguns de vocês podem não encontrar funcionalidade em um PCI-Express reforçado, mas é inegável que ele cumpre uma função específica para outros tipos de casos.

Melhor estética

Saindo da seção funcional, é verdade que o PCI-Express reforçado oferece uma aparência mais bonita em nossa configuração. Mesmo assim, devo dizer que precisamos levar essa afirmação com uma pinça porque, quando instalamos uma placa de vídeo em nosso PCIe, não vemos o próprio slot.

Também é verdade que oferece uma aparência premium notável em comparação com os slots mais convencionais.

Conclusão

O PCI-Express reforçado é encontrado nas placas-mãe de médio porte para cima. No caso do Mini-ITX, temos que ir para chapas que começam a partir de 100 €. Em relação ao ATX, podemos encontrar um modelo que os equipa por menos de € 100, mas isso não é comum.

Na minha opinião, um PCIe desse tipo tenta ou persegue que o usuário não cria suportes caseiros para segurar a placa de vídeo e impedir que ela danifique o slot.

Pessoalmente, quando comecei neste mundo, desativei um PCI-Express de uma placa-mãe Mini-ITX porque a placa gráfica que eu instalei era muito pesada para esta placa-mãe. Com o tempo, o slot acabou cedendo um pouco e ligeiramente dobrado, causando desconexões, congelamentos do sistema ou capturas de tela azuis.

Recomendamos a leitura do nosso guia sobre as melhores placas-mãe

Em conclusão, eles fornecem boa estética, segurança no transporte, maior robustez e tentam resolver um problema que é mínimo, mas ainda existe. Você tem uma placa com PCI-Express reforçado? Qual a sua opinião?

Tutoriais

Escolha dos editores

Back to top button