Tutoriais

Pci vs agp vs pci express, as três interfaces usadas para placas gráficas

Índice:

Anonim

A placa gráfica é o componente em todos os PCs responsáveis ​​pelo processamento de tudo o que vemos representado no monitor. Sem uma placa gráfica, você simplesmente não consegue ver o que está acontecendo com o seu PC e, portanto, não pode fazer nada com ela. Muitos PCs possuem placas de vídeo embutidas no próprio processador e outros possuem placas adicionais conectadas a um certo tipo de slot de vídeo na placa-mãe. Neste artigo, analisamos os principais slots que foram usados ​​para conectar placas gráficas no mundo dos PCs. PCI vs AGP vs PCI Express.

Só porque o seu PC usa uma placa de vídeo embutida no processador não significa que você não pode atualizar e adicionar uma placa separada. Apenas certifique-se de obter o tipo de cartão correto que corresponde ao tipo de slot disponível na sua placa-mãe. Felizmente, atualmente todas as placas gráficas e todas as placas-mãe são baseadas no formato PCI Express, então não há realmente nada a considerar a esse respeito ao comprar uma placa gráfica. Quando se trata de escolher a placa de vídeo correta, você precisa determinar o que ela fará com o seu PC. Você estará navegando na internet e escrevendo cartas? Joga videogames 3D de última geração ou edita fotos e filmes caseiros? Há muito tempo, escrevemos um artigo para ajudar nossos leitores a escolher sua nova placa gráfica.

Existem três opções quando se trata de slots para conectar placas gráficas ao PC. AGP (Porta Gráfica Acelerada), PCI (Peripheral Component Interconnect) e PCI Express. Cada um tem um nível diferente de desempenho e características diferentes.

PCI

O PCI é o mais antigo dos três tipos de placas gráficas. O PCI também é usado para dispositivos como som e placas de rede. Esse tipo de slot usa uma topologia de barramento compartilhado para permitir a comunicação entre os diferentes dispositivos no barramento, fornecendo uma largura de banda de até 133 Mbps com uma versão de 64 bits que suporta até 512 Mbps.

As placas de vídeo PCI ainda podem oferecer alto desempenho em sistemas mais antigos quando você recebe uma placa com uma boa quantidade de memória interna, 128 MB ou mais. O PCI fornece comunicação rápida entre a CPU e os periféricos, mas os dispositivos periféricos precisam competir entre si pela largura de banda. O PCI é capaz de lidar com imagens 2D e gráficos gerais de negócios com bastante competência, mas pode ser desafiado por intensos gráficos 3D. É aí que entra o AGP.

AGP

A porta AGP foi projetada para uso com aplicativos gráficos 3D. O AGP usa um canal ponto a ponto dedicado para que o controlador gráfico possa acessar diretamente a memória principal, fornecendo assim uma largura de banda de 266 Mbps a 1, 07 Gbps. Para usar uma placa de vídeo AGP, a placa-mãe deve suportá-la e incluir um slot AGP para a placa.

A especificação AGP é baseada na especificação PCI 2.1, mas, diferentemente do PCI, o AGP foi projetado exclusivamente para uso com placas gráficas. Ele não foi projetado para substituir a interface PCI como o barramento de interface de E / S geral; seu principal objetivo é fornecer gráficos de alto desempenho, incluindo imagens em 3D.

O AGP tem a capacidade de quadruplicar a largura de banda teórica dos barramentos PCI. Esse desempenho aprimorado é obtido com a introdução de um canal ponto a ponto dedicado que fornece ao controlador gráfico acesso direto à memória principal do sistema. Além disso, o canal AGP tem 32 bits de largura e é executado a 66 MHz, o que significa uma largura de banda total de 266 MBps.

O AGP também suporta dois modos rápidos, 2x e 4x, que têm uma taxa de transferência de 533MBps e 1.07GBps, respectivamente. Recursos como textura e pipeline aprimoram ainda mais os recursos de processamento gráfico da AGP. Seu modo de execução direta da memória permite que os dados de textura sejam armazenados na memória principal. A canalização é um processo que permite que a placa gráfica envie várias instruções juntas, em vez de enviar uma por vez.

O AGP melhora o desempenho geral de um PC de várias maneiras:

  1. As operações gráficas são mais rápidas porque não precisam compartilhar a largura de banda do barramento com outros periféricos. Os dispositivos periféricos também são mais rápidos porque não precisam compartilhar o barramento PCI com operações gráficas com uso intenso de largura de banda. O AGP opera simultaneamente e independentemente da maioria das transações no barramento PCI. Como o barramento AGP está lidando com todas as tarefas gráficas, o barramento PCI é livre para atender a dispositivos como controladores de disco, modems e placas de rede. A qualidade dos gráficos 3D criados com AGP é muito alta e, como são extremamente realistas, a qualidade dos programas 2D e 3D foi aprimorada.

Esse tipo de slot não é mais encontrado nas placas-mãe atuais, nem existem placas gráficas no mercado que o utilizem; sua única opção seria ir ao mercado de segunda mão, se você quiser comprar um para um PC muito antigo.

PCI Express

O PCI Express expande e dobra as taxas de transferência de dados da interface PCI padrão. O PCI Express é uma conexão serial bidirecional (barramento ponto a ponto) que evita problemas de desempenho que podem surgir ao compartilhar a largura de banda em um barramento comum. Ele fornece velocidades de transferência mais altas que o PCI ou AGP. Também é usado com outros dispositivos, como placas de rede, para obter um desempenho superior ao padrão PCI. É a substituição AGP para placas gráficas.

Semelhante aos padrões anteriores, como PCI e AGP, um dispositivo baseado em PCI Express é fisicamente inserido em um slot PCI Express na placa-mãe. A interface PCI Express permite comunicação de alta largura de banda entre o dispositivo e a placa-mãe, além de outro hardware. Embora não seja muito comum, também existe uma versão externa do PCI Express, não surpreendentemente, é chamada de PCI Express externa, mas geralmente é reduzida ao ePCIe.

Por serem externos, os dispositivos ePCIe requerem um cabo especial para conectar-se a qualquer dispositivo externo; o dispositivo ePCIe está sendo usado no computador através de uma porta ePCIe, geralmente localizada na parte traseira do PC, fornecida pela placa-mãe ou uma placa PCIe interna especial.

Se você quiser saber mais sobre o PCI Express, recomendamos a leitura dos seguintes artigos:

  • PCI Express - O que é e para que serve? Conectores PCI Express x16, x8, x4 e x1: diferenças e desempenho PCI vs PCI Express: características e diferenças

Isso termina nosso artigo especial sobre PCI vs AGP vs PCI Express, as três interfaces usadas para placas gráficas, esperamos que você tenha gostado de voltar um pouco ao passado.

Fonte Onlinecomputertips

Tutoriais

Escolha dos editores

Back to top button