Tutoriais

▷ Pci vs pci express: características e diferenças

Índice:

Anonim

Os slots de Peripheral Component Interconnect (PCI) são parte integrante da arquitetura do PC que a maioria dos usuários não considera. Por anos, o PCI tem sido uma maneira versátil e funcional de conectar som, vídeo e placas de rede a uma placa-mãe. Mas o PCI tem algumas deficiências. À medida que os processadores, placas de vídeo, placas de som e redes se tornaram mais rápidos e poderosos, o PCI permaneceu o mesmo. Tem uma largura fixa de 32 bits e pode lidar com apenas 5 dispositivos por vez.

O novo protocolo chamado PCI Express (PCIe) elimina muitas dessas deficiências, fornece mais largura de banda e é compatível com os sistemas operacionais existentes. Neste artigo, veremos o que torna o PCI Express diferente do PCI. Também veremos como o PCI Express torna o PC mais rápido e pode substituir o slot AGP.

Índice de conteúdo

Quais são as diferenças entre os slots PCI e PCI Express?

Nos primeiros dias da computação, uma grande quantidade de dados era movida através de conexões seriais. Os computadores separaram os dados em pacotes e os moveram de um local para outro por vez. As conexões seriais eram confiáveis, mas lentas, então os fabricantes começaram a usar conexões paralelas para enviar vários dados simultaneamente.

Recomendamos a leitura do artigo em Como conhecer o fabricante da memória da minha placa de vídeo

Acontece que as conexões paralelas têm seus próprios problemas, à medida que as velocidades aumentam cada vez mais, por exemplo, os cabos podem interferir eletromagneticamente entre si, agora o pêndulo está girando em direção a conexões em série altamente otimizadas. Melhorias no hardware e no processo de divisão, identificação e remontagem de pacotes levaram a conexões seriais muito mais rápidas, como USB 2.0 e FireWire.

O PCI Express é uma conexão serial que funciona mais como uma rede do que como um barramento. Em vez de um barramento que lida com dados de várias fontes, o PCIe possui um comutador que controla várias conexões seriais ponto a ponto. Essas conexões se estendem do comutador, levando diretamente aos dispositivos para onde os dados devem ir. Cada dispositivo possui sua própria conexão dedicada; portanto, os dispositivos não compartilham mais a largura de banda, como fazem em um barramento normal.

Quando o PC inicia, o PCIe determina quais dispositivos estão conectados à placa-mãe. Em seguida, identifique os links entre os dispositivos, criando um mapa de onde o tráfego irá e negociando a largura de cada link. Essa identificação de dispositivo e conexão é o mesmo protocolo que o PCI usa, portanto, o PCIe não requer alterações no software ou nos sistemas operacionais. Cada pista ou pista de uma conexão PCI Express contém dois pares de cabos: um para enviar e outro para receber. Pacotes de dados se movem pela faixa a uma taxa de um bit por ciclo. Uma conexão x1, a menor conexão PCIe, possui um trilho de quatro fios. Demora um bit por ciclo em cada direção. Um link x2 contém oito cabos e transmite dois bits por vez, um link x4 transmite quatro bits e assim por diante. Outras configurações são x12, x16 e x32.

PCI

PCI Express

O PCI Express é a interface com maior potencial para o futuro e tornou obsoletas as portas PCI

O PCI Express está disponível para computadores desktop e laptop. Seu uso pode levar a um custo de produção menor da placa-mãe, já que suas conexões contêm menos pinos que as conexões PCI. Ele também tem potencial para suportar muitos dispositivos, incluindo Ethernet, USB 2 e placas de vídeo . O barramento PCI de 32 bits tem uma velocidade máxima de 33 MHz, permitindo que no máximo 133 MB de dados passem pelo barramento por segundo.

No entanto, uma única pista PCI Express pode lidar com 200 MB de tráfego em cada direção por segundo. Um conector PCIe x16 pode mover incríveis 6, 4 GB de dados por segundo em cada direção. Nessas velocidades, uma conexão x1 pode lidar facilmente com uma conexão Gigabit Ethernet, além de aplicativos de áudio e armazenamento. Uma conexão x16 pode lidar facilmente com adaptadores gráficos avançados.

Alguns avanços simples contribuíram para esse salto maciço na velocidade de conexão serial:

  • Priorização de dados, permitindo que o sistema transfira os dados mais importantes primeiro e ajudando a evitar gargalos. Transferências de dados dependentes do tempo (em tempo real) Melhorias nos materiais físicos usados ​​para fazer as conexões. Melhor handshaking e detecção de erros. Melhores métodos para dividir dados em pacotes e reuni-los novamente. Além disso, como cada dispositivo possui sua própria conexão ponto a ponto dedicada ao switch, os sinais de várias fontes não precisam mais passar pelo mesmo barramento.
RECOMENDAMOS VOCÊ Como comparar placas-mãe: chaves para lembrar

Maior desempenho

Estabelecemos que o PCIe pode eliminar a necessidade de uma conexão AGP. Um slot PCIe x16 pode conter muito mais dados por segundo do que as conexões AGP 8x permitem. Além disso, um slot PCIe x16 pode fornecer 75 watts de energia à placa gráfica, ao contrário da conexão AGP 8x de 42 watts. Mas o PCIe tem um potencial ainda mais impressionante para o futuro da tecnologia gráfica.

Com o hardware certo, uma placa-mãe com duas conexões PCIe x16 pode suportar duas placas gráficas ao mesmo tempo. A Nvidia e a AMD desenvolveram e lançaram sistemas para aproveitar esse recurso. Os cartões funcionam juntos dividindo a tela ao meio. Cada placa controla metade da tela e o conector garante que tudo esteja sincronizado. A tecnologia da AMD não requer placas de vídeo idênticas, uma grande diferença da Nvidia, embora os sistemas de alto desempenho precisem ter placas idênticas.

Como o PCI e o PCI Express são compatíveis, os dois podem coexistir indefinidamente. Até agora, as placas gráficas fizeram a transição mais rápida para o formato PCIe. Os adaptadores de rede e som, assim como outros periféricos, foram mais lentos. Mas como o PCIe é compatível com os sistemas operacionais atuais e pode fornecer velocidades mais rápidas, eles acabaram substituindo o PCI como um padrão para PC. Gradualmente, as placas baseadas em PCI se tornaram obsoletas.

Recomendamos a leitura:

  • PCI Express 4.0 tudo o que sabemos

Isso termina nosso artigo sobre PCI vs. PCI Express: recursos e diferenças entre as duas conexões. Lembre-se de compartilhá-lo com seus amigos para poder ajudar mais usuários.

Fonte da Wikipedia

Tutoriais

Escolha dos editores

Back to top button