Netspectre é a mais recente vulnerabilidade relacionada à execução especulativa
Índice:
O termo Spectre refere-se a uma família de vulnerabilidades encontradas nos processadores modernos, sendo a Intel a mais afetada. Todas essas vulnerabilidades têm em comum que estão relacionadas à execução especulativa dos processadores. A descoberta mais recente foi o NetSpectre.
NetSpectre, uma nova vulnerabilidade descoberta em processadores
Pesquisadores de segurança da Universidade de Tecnologia de Graz descobriram o NetSpectre, uma nova exploração totalmente baseada na Web que pode permitir que invasores leiam a memória de uma máquina remota sem executar nenhum programa nessa máquina. Isso é muito importante, pois até agora as chances de explorar remotamente as vulnerabilidades do Stectre eram mínimas.
Recomendamos a leitura de nossa postagem sobre a revisão do Intel Hades Canyon NUC8i7HVK2 em espanhol
O NetSpectre trabalha derivando bits e bytes da memória, com base em medidas de quanto tempo o processador é bem-sucedido ou se recupera de uma falha de execução especulativa. Quando um processador está executando um código, ele especula na próxima instrução ou dados e armazena seus resultados com antecedência. Uma previsão bem-sucedida é recompensada com benefícios tangíveis de desempenho, enquanto uma previsão com falha é penalizada por ter que repetir a etapa. Medindo o tempo preciso para o processador executar a verificação, é possível inferir o conteúdo da memória.
No entanto, é um processo lento e tedioso, são necessárias 100.000 medições para derivar o valor de um único bit, uma média de 30 minutos para derivar um byte e, se o código estiver usando o registro AVX2, leva cerca de 8 minutos para derivar um byte. Nesse ritmo, levaria cerca de 15 anos para obter 1 MB de dados, mas se tudo o que você precisa fazer é derivar uma chave criptográfica de alguns bytes e você sabe exatamente onde procurá-la, um ataque pode ser bem-sucedido em uma pequena quantidade de tempo.
Detectou uma vulnerabilidade no ios 11 relacionada à leitura de códigos qr
Detectou uma vulnerabilidade no iOS 11 relacionada à leitura de códigos QR. Saiba mais sobre essa falha de segurança que acaba de ser detectada em telefones com iOS 11.
Vulnerabilidade no 7zip abre portas para execução arbitrária de código
Uma grande vulnerabilidade foi descoberta no 7zip, que permite que códigos arbitrários sejam executados e aumentem o nível de privilégios no sistema.
Cacheout: a mais recente vulnerabilidade detectada na intel cpu
Uma nova vulnerabilidade aparece nos processadores Intel. É chamado CacheOut e afeta o cache L1