Análise do jogo Asrock x570 phantom gaming x em espanhol (análise completa)
Índice:
- Características técnicas do ASRock X570 Phantom Gaming X
- Desembalagem
- Design e especificações
- VRM e fases de energia
- Soquete, chipset e memória RAM
- Slots de armazenamento e PCI
- Conectividade de rede e placa de som
- Portas de E / S e conexões internas
- Software de gestão
- Banco de ensaio
- BIOS
- Temperaturas
- Palavras finais e conclusão sobre o ASRock X570 Phantom Gaming X
- ASRock X570 Phantom Gaming X
- COMPONENTES - 91%
- REFRIGERAÇÃO - 91%
- BIOS - 88%
- EXTRAS - 91%
- PREÇO - 89%
- 90%
A ASRock também queria se juntar à nossa festa de chapas X570 com nada menos que três modelos. O ASRock X570 Phantom Gaming X é o modelo de jogo com melhor desempenho da marca, com a permissão da sua gama Aqua de primeira linha, com refrigeração líquida. Com um design verdadeiramente atraente, cheio de iluminação com seus extensos dissipadores de calor, até 3 slots M.2 PCIe 4.0 e Wi-Fi 6.
Uma de suas grandes melhorias, do nosso ponto de vista, foi o VRM, mais fases e, acima de tudo, melhores temperaturas para suportar o poderoso Ryzen. Além disso, é apresentado a um preço competitivo por seu nível. Vamos derramar este prato completamente para ver se é tão bonito por dentro quanto por fora.
E não esquecemos de agradecer à ASRock por nos fornecer este e outros conselhos para análise, um fabricante que sempre deve estar na lista principal.
Características técnicas do ASRock X570 Phantom Gaming X
Desembalagem
O fabricante optou por colocar o seu ASRock X570 Phantom Gaming X em uma caixa de papelão dura com uma aparência muito Premium e na forma de uma mala, mesmo com a alça para transportá-lo. Encontramos apenas um grande logotipo da marca na área central do gabinete e um fundo preto brilhante.
Abrimos e desta vez temos uma placa presa com dois moldes de espuma de polietileno e sem um saco antiestático para protegê-lo. Como sempre, um dos moldes de espuma é preso à placa por quatro clipes de plástico irritantes que teremos que cortar.
Dentro deste pacote, encontramos os seguintes elementos:
- Placa-mãe ASRock X570 Phantom Gaming X Guia do Usuário CD de suporte 4 cabos SATA de 6 Gbps Ponte dupla Conector Nvidia SLI Antena com conector duplo para Wi-Fi Parafusos para a instalação de espaçadores M.22 para soquetes M.2 Chave de fenda
Um pacote bastante completo em geral, com vários conectores e sempre o grande detalhe de acompanhá-lo com um SLI, caso tenhamos duas GPUs antigas em paralelo. Dizemos antigo porque os novos obviamente trazem um NVLink, que teríamos que comprar separadamente. A única coisa que sentimos falta é um cabo para tiras RGB que outros fabricantes costumam trazer.
Design e especificações
No que diz respeito ao design externo, este ASRock X570 Phantom Gaming X aposta em uma PCB completamente pintada em preto fosco com muitos elementos cobertos por dissipadores de calor. Como sempre na ASRock, sua construção é baseada em um substrato de fibra de vidro de alta densidade para separar as diferentes camadas de cobre que transportam energia. Isso proporciona um peso leve e resistência suficiente à flexão.
Temos uma blindagem integral de dissipador de calor de alumínio na área do chipset e slots M.2. Isso significa que, para conectar um SSD, sempre teremos que remover os três parafusos que o mantêm conectado à placa. Cada orifício possui seu próprio bloco térmico de silicone preparado para colá-lo no SSD. E você não pode perder o sistema de refrigeração ativo no poderoso chipset, que neste caso é um ventilador normal e comum.
Na área superior, encontramos um grande protetor contra EMI no painel traseiro em alumínio, juntamente com o dissipador de calor VRM duplo XXL com tubo de calor intermediário. Os três principais slots PCIe possuem reforço de aço, mas esse não é o caso dos DIMMs na RAM.
Aproveitamos a oportunidade para virar a placa e ver que ela também tem uma grande armadura de metal nas costas. Além disso, temos a placa traseira do painel de E / S pré-instalado e uma faixa de iluminação lateral grande que une a iluminação disponível do chipset e da blindagem EMI disponível. Tudo isso será compatível com o ASRock Polychrome RGB e gerenciável do programa componente para componente.
Na parte inferior, também temos o painel LED de depuração, que mostra as mensagens de status do BIOS em tempo real, e dois botões interessantes para redefinir ou inicializar a placa-mãe. À direita, o botão Clear CMOS integrado também pode ser visto com clareza.
VRM e fases de energia
O ASRock X570 Phantom Gaming X é um dos modelos de referência da marca em termos de jogos e desempenho, e acima dele temos apenas uma versão com refrigeração líquida integrada para montagens personalizadas. De qualquer forma, o VRM é composto por 14 fases de energia cuja fonte de alimentação passará por um conector sólido duplo de 8 e 4 pinos.
Este VRM é controlado por um chip DrMOS que gerencia de forma inteligente o sinal de tensão através do PWM e o controla através do BIOS de todo o sistema. Na primeira etapa, temos o MOSFETS DC-DC SiC634 construído por Vishay, cujo nome é quase invisível na imagem. Eles têm uma capacidade de 50A sob uma frequência de operação de 2 MHz. Mas eles recebem a corrente através de um duplicador de fase ISL6617A Renesas, portanto, ele usa um sistema semelhante ao MSI com duplicação de fase.
Na segunda etapa da otimização, temos 60A CHOKES sólidos que também são os usados pelo fabricante em modelos anteriores. Finalmente, encontramos um sistema de capacitores de 820 µF e 100 µF para suavizar o sinal que entra no Vcore e suportar altas temperaturas em caso de overclock. Estes são acompanhados por outros capacitores Nichicon FP12K que suportam pelo menos 12.000 horas de uso.
Em suma, um VRM que parece ser de alto nível com a nova geração de MOSFETS, embora ainda esteja usando duplicadores. Vamos ver como ele se comporta com um Ryzen 5 3600X instalado e estressado.
Soquete, chipset e memória RAM
A nova plataforma AMD consiste no soquete AMD AM4 tradicional, com sua matriz de pinos instalada na CPU e um soquete muito simples, fornecido com uma alavanca de fixação da CPU. Este ASRock X570 Phantom Gaming X é compatível com a AMD Ryzen de segunda e terceira geração e com a APU Ryzen de segunda geração apenas com gráficos Radeon Vega integrados. Portanto, a constante é que apenas a Asus e suas placas-mãe são compatíveis com as AMD Ryzen 2400G e 2200G.
Falamos um pouco mais sobre esse chipset AMD X570, ele oferece compatibilidade nativa com o PCIe 4.0 com 20 pistas PCIe que, ao longo da revisão, examinaremos para ver qual é sua ocupação. Quando se trata do dissipador de calor, encontramos um sistema de resfriamento ativo com um ventilador de rolamento EBR (Enharced Bearing by Rolling) que tem uma vida útil estimada de 50.000 horas de uso com desempenho total. Como não é do tipo de turbina, é realmente silencioso e fornece um bom fluxo de ar de 4, 29 CFM, graças ao seu diâmetro de 36, 8 mm. O pacote consiste na parte visível do alumínio com iluminação RGB e uma grade de proteção e uma placa de alumínio em contato direto com o chip para capturar o calor.
Para finalizar a seção, temos 4 slots DIMM sem reforço de aço, embora com contatos banhados a ouro. Como nos casos anteriores, se tivermos um processador de terceira geração, poderemos instalar um total de 128 GB em canal duplo e a uma velocidade máxima de 4666 MHz, do tipo ECC ou não ECC. No caso de ter uma AMD Ryzen de segunda geração, ele suporta 64 GB a 3600 MHz e, finalmente, se conectarmos uma APU de segunda geração, podemos atingir uma velocidade máxima de 3466 MHz e apenas o tipo Não ECC.
Slots de armazenamento e PCI
No caso das placas ASRock, parece que o fabricante não especifica onde temos cada uma delas conectada, embora, quando a vemos, você verá que ela é exatamente a mesma que a dos demais fabricantes.
Vamos começar com o armazenamento, porque, neste caso, o ASRock X570 Phantom Gaming X possui um total de três slots M.2, e será muito importante deixar claro onde eles estão conectados. Começando pelo primeiro localizado na parte superior (M2_1), ele é compatível com o barramento PCIe 4.0 x4 e SATA, sendo conectado diretamente à CPU. Suporta tamanhos 2242, 2260 e 2280.
Depois disso, iremos diretamente para o chipset, que possui os outros dois slots conectados. A segunda posição mais alta (M2_2) suporta os tamanhos 2260 e 2280 somente no barramento PCIe 4.0 x4. E finalmente temos o maior slot de todos, com tamanhos de até 22110 (M2_3) compatíveis com PCIe 4.0 x4 e SATA. Desse modo, devemos ter em mente que ele será desativado se estiver usando o slot PCIe 4.0 x16 inferior (PCIe_5).
No momento, vamos ver onde e quais são os slots PCIe disponíveis. Começamos com os dois principais slots PCIe 4.0 x16 (PCIe_1 e PCIe_3), que são reforçados com aço e conectados diretamente à CPU. Vamos lembrar que um Ryzen tem apenas 16 pistas para esses slots, então vamos ver como eles podem funcionar:
- Com as CPUs Ryzen de 3ª geração, os slots funcionarão no modo 4.0 a x16 / x0 ou x8 / x8.Com as CPUs de 2ª geração Ryzen, os slots funcionarão no modo 3.0 a x16 / x0 ou x8 / x8. Com as APUs de 1ª e 2ª geração Ryzen. Os gráficos Radeon Vega e Radeon Vega funcionarão nos modos 3.0 a x8 / x0. Portanto, o segundo slot PCIe x16 será desativado para APU
Agora vamos para os que estão conectados ao chipset X570, que será um slot PCIe 4.0 x16 (PCIe_5) e dois slots PCIe 4.0 x1 (PCIe_2 e PCIe_4). A operação será a seguinte:
- O slot PCIe x16 (PCIe_5) funcionará nos modos 4.0 ou 3.0 e x4, portanto, apenas 4 faixas estarão disponíveis nele. Será desativado se o conector M2_3 for usado. Ambos os slots PCIe x1 serão capazes de 3.0 ou 4.0. Nenhum deles possui o barramento compartilhado, pelo menos é o que a ASRock diz em suas especificações.
Conectividade de rede e placa de som
Deixando para trás a conectividade principal complicada, vamos relaxar e ver o que temos em som e rede, porque, sendo uma faixa alta, já garantimos que não será ruim.
O ASRock X570 Phantom Gaming X monta uma placa de som Realtek ALC1220 de última geração com capacidade de reprodução em alta definição de até 8 canais de áudio (7.1). Este chip suporta o icônico codec Creative Sound Blaster Cinema 5, graças aos conectores banhados a ouro de alta qualidade. E isso não é tudo, pois um amplificador de fone de ouvido NE5532 Premium dedicado também foi instalado especificamente para o conector do painel frontal do chassi.
Passando para a rede, encontramos um chip Intel Wi-Fi 6 AX200 que já vimos nauseam em muitos modelos de placas-mãe com uma largura de banda máxima de 5GHz de 2.404 Mbps. A ASRock não queria ficar para trás nesse aspecto, e nos dá exatamente o que queremos. Da mesma forma, uma porta RJ-45 dupla está instalada , onde uma é conectada a um chip Intel I211-AT de 10/100/1000 Mbps e a outra a um ch ch Realtek RTL8125AG que fornece 2.500 Mbps de largura de banda. Ambos suportam Wake-On-Lan e PXE a partir do BIOS.
Portas de E / S e conexões internas
Concluímos o estudo da placa, fornecendo dados sobre conectividade periférica e interna.
Começando com seu painel traseiro de E / S, temos:
- Botão Flashback do BIOS Botão Limpar CMOS 1x combinação de teclado e mouse PS / 2 1x HDMI 2.06x USB 3.1 Gen1 (azul) 1x USB 3.1 Gen2 (turquesa) 1x USB 3.1 Gen2 tipo C2x RJ-45 (o vermelho é 2.5Gbps) S / PDIF para áudio digital Conector 5x de 3, 5 mm para áudio Dois conectores de antena Wi-Fi
Observe que encontro um detalhe interessante para incluir um conector HDMI em uma placa topo de linha, algo que é notável por sua ausência em outros fabricantes. Este conector suporta resoluções de até 4K (4096 x 2160 a 60 FPS) e HDCP 2.2 com HDR. Também podemos perceber que só temos duas portas USB 3.1 Gen2, porque o chipset já suporta uma grande quantidade de conectividade interna, com slots PCIe e M.2.
E as principais portas internas somam o seguinte:
- Conector AIC Thunderbolt2x USB 2.0 (com até 4 portas) 1x USB 3.1 Gen1 (com até 2 portas) 1x USB interno tipo C 3.1 Gen2 Conectores de áudio frontais 7x conectores para ventiladores / bombas de água 1x conector para conectores M.22x para iluminação (1 para RGB e 1 para conector A-RGB) TPM
Certamente o conector do Thunderbolt chamou sua atenção, embora você deva ter em mente que ele só é compatível com a placa ASRock Thunderbolt AIC. Caso contrário, é uma conectividade bastante completa, com até 8 portas USB externas e suporte suficiente dentro.
Software de gestão
Para este ASRock X570 Phantom Gaming X, temos uma boa lista de programas que ajudarão o gerenciamento de seus vários componentes. Entre os típicos, temos drivers de som, áudio, rede, etc. Mas o mais interessante será o ASRock Phantom Gaming Tuning e o Polychrome Sync.
O primeiro deles é o software típico que nos permite modificar certos parâmetros integrados no BIOS, como tensão da CPU, frequência, tensão da memória, etc. Não é tão eficaz quanto o próprio BIOS, mas pelo menos é uma boa ajuda.
Da mesma forma, podemos configurar o perfil dos ventiladores conectados à placa, exceto o chipset, e ver o status do sistema em um painel. Lembre-se de que, por enquanto, não seremos capazes de fazer overclock desses Ryzen, pois eles se sobrepõem ao quadro e a si mesmos em frequência.
O segundo software permite modificar a iluminação das diferentes áreas da placa. Poderemos selecionar algumas das animações genéricas que temos disponíveis, globalmente ou zona por zona, incluindo a memória RAM instalada, se for compatível. Devemos dizer que a versão que usamos no dia da revisão teve alguns erros de compatibilidade com a placa, esperamos que seja resolvida em breve.
Banco de ensaio
Nossa bancada de testes com o ASRock X570 Phantom Gaming X consiste nos seguintes componentes:
BANCO DE TESTE |
|
Processador: |
AMD Ryzen 5 3600X |
Placa de base: |
ASRock X570 Phantom Gaming X |
Memória: |
Memória: 16GB G.Skill Trident Z RGB Royal DDR4 3600MHz |
Dissipador de calor |
Estoque |
Disco rígido |
ADATA SU750 |
Placa gráfica |
Asus ROG Strix GTX 1660 Ti |
Fonte de energia |
Be Quiet Dark Pro 11 1000W |
BIOS
O BIOS tem exatamente a mesma aparência e opções usadas na plataforma Intel e no restante das placas AMD. Isso é positivo, pois um usuário que vem de outras versões saberá perfeitamente onde encontrar as opções necessárias para configurar, por exemplo, RAM, CPU ou armazenamento. A primeira inicialização da placa foi realizada sem problemas, uma instalação perfeita do Ryzen 5 3600X, memórias e GPU dedicada.
Este BIOS é compatível com o sistema de atualização do Instant Flash, onde apenas precisamos colocar uma unidade flash com o BIOS na porta USB traseira e clicar no botão Flashback do BIOS. Ele também suporta uma configuração de iluminação RGB muito básica, talvez com muitos recursos extras. Não temos dúvidas de que é um BIOS muito estável, mas certamente antigo com o SM BIOS 2.3, ACPI 5.1. Quando outros fabricantes como a Asus trazem um padrão um pouco mais novo.
Percebemos que esse BIOS detecta automaticamente a memória RAM instalada e ativa o perfil XMP correspondente e fornece a voltagem pré-configurada. O Trident Royal Z RGB Royal funcionou perfeitamente em sua frequência máxima de 3600 MHz. A tensão máxima que podemos inserir é de 1.356V para eles.
A fonte de tensão que vemos também é boa e se ajusta às necessidades de uma CPU como esta em plena tensão. Com um TDP estável o tempo todo e uma amperagem que certamente está longe do limite do VRM. Em geral, vemos que, no início, eles propuseram um BIOS bastante otimizado para o novo Ryzen, o que nos convida a pensar que a ASRock tem uma boa compreensão dessa plataforma. Agora, resta apenas admitir mais frequência dessas CPUs, que estão longe de seu limite.
Temperaturas
Como em outros casos, não conseguimos carregar o processador Ryzen 3600X a uma velocidade mais rápida do que o que ele oferece em estoque, é algo que já discutimos na revisão dos processadores e no restante das placas. Decidimos fazer um teste de 12 horas com o Prime95 para testar as 14 fases de alimentação desta placa com a CPU de 6 núcleos e seu dissipador de calor padrão.
Fizemos capturas térmicas com o nosso Flir One PRO para medir a temperatura do VRM externamente. Na tabela a seguir, você terá os resultados que foram medidos no sistema sobre o chipset e o VRM durante o processo de estresse.
Estoque relaxado | Estoque completo | |
VRM | 33ºC | 41ºC |
Mínimo observado | Máximo observado | |
Chipset | 56 ° C | 62 ° C |
Longe estão as temperaturas muito altas que vimos nas revisões das placas Z390 há um tempo atrás. Nesse caso, atingimos apenas 41 ° C durante longas horas de estresse da CPU e uma temperatura ambiente de 24 ° C. Embora seja verdade que uma CPU de 6 núcleos como essa não atinja seu limite de frequência ou faça overclock, ela não colocará as fases de energia em um vínculo. Quando tudo isso estiver desbloqueado, as coisas ficarão muito mais difíceis, então, por enquanto, supere a nota, não podemos dizer mais nada.
O chipset sim, já o vemos bastante quente desde o início, embora possamos intuir que o estresse disso não será muito pronunciado para um usuário normal, mas esse ventilador de fluxo vertical não tem sido bom demais por sua eficiência térmica.
Palavras finais e conclusão sobre o ASRock X570 Phantom Gaming X
Em geral, vemos que esta placa-mãe ASRock X570 Phantom Gaming X é um high-end digno da grande lista que já temos no mercado. Tem uma excelente aparência externa com armadura de metal na área traseira e uma grande seção de iluminação, embora a compatibilidade com o software ainda não tenha sido polida.
Quanto ao BIOS, ele nos deixou sentimentos muito bons, com um gerenciamento muito simples e uma interface perfeitamente identificável da casa. A ASRock aplicou isso "se funciona bem, por que tocá-lo" porque as opções são praticamente as mesmas que em outras plataformas. Sempre com as limitações impostas ao overclock do Ryzen por enquanto, mas com grande estabilidade.
Recomendamos a leitura das melhores placas-mãe do mercado
O VRM nos proporcionou excelentes temperaturas e tensões muito apertadas e otimizadas para esses novos Ryzen, algo que é apreciado para não forçar mais do que o suficiente em novas CPUs e ainda pouco rolamento. Resta apenas esperar se essas 14 fases se comportarem muito bem quando puderem receber mais cana.
Temos 3 slots M.2, 3 PCIe 4.0 x16 e suporte de até 128 GB de RAM a 4666 MHz, o que o coloca como uma referência séria, e quase atingindo o máximo de 4800 MHz da plataforma. Só precisamos de mais conectividade USB 3.1 Gen2 de 10 Gbps, é o preço a pagar pela adição de tanto armazenamento e PCIe às pistas do chipset.
Este prato já está disponível no mercado por um preço de aproximadamente 403 euros. Vendo placas semelhantes em seu alcance, devemos dizer que é um preço muito competitivo e também inclui conectividade dupla de LAN e Wi-Fi 6. Na verdade, não podemos pedir muito mais.
VANTAGENS |
DESVANTAGENS |
+ DESIGN E ILUMINAÇÃO RGB |
- VRM USA DUPLICADORES DE FASE |
+ MUITO BOAS TEMPERATURAS VRM | - TANTA EXPANSÃO CONECTADA AO CHIPSET, SACRIFIES USB GEN2 |
+ M.2 TRIPLO COM HEATSINKS E TRIPLE PCIE |
|
+ GRANDE CONECTIVIDADE DE REDE COM LAN DUPLA E WI-FI 6 |
|
+ BIOS MUITO ESTÁVEL E BOAS TENSÕES |
A equipe de Revisão Profissional concede a você a Medalha de Platina e o Produto Recomendado:
ASRock X570 Phantom Gaming X
COMPONENTES - 91%
REFRIGERAÇÃO - 91%
BIOS - 88%
EXTRAS - 91%
PREÇO - 89%
90%
Análise do Asrock z390 phantom gaming 9 em espanhol (análise completa)
Análise da placa-mãe ASRock Z390 Phantom Gaming 9: recursos, design, desempenho, fases de energia, overclock e preço.
Análise do jogo phantom Asrock rx590 em espanhol (análise completa)
Analisamos em detalhes a placa gráfica Asrock RX590 Phantom Gaming: características, design, desempenho, benchmark, consumo e temperaturas
Análise do Asrock x399 phantom gaming 6 em espanhol (análise completa)
Análise da placa-mãe ASRock X399 Phantom Gaming 6: características técnicas, design, fases de energia, desempenho dos jogos, overclocking, disponibilidade e preço