Avaliações

Msi rtx 2060 super gaming x review em espanhol (análise completa)

Índice:

Anonim

O MSI RTX 2060 Super Gaming X é a versão mais radical que o fabricante nos apresenta para a placa gráfica sucessora nos recursos do RTX 2070. Suas armas você já deve conhecer todas, desempenho brutal em 1080p e 2K e taxas próximas a 60 FPS em 4K. A MSI equipa esta GPU com seu dissipador de calor com ventilador duplo Twin Frozr 7 e um impressionante sistema de iluminação RGB para dar a aparência que merece para nossa equipe de jogos.

Esperamos ótimos registros de FPS e temperatura nesta maravilha, com um overclock de fábrica de 45 MHz, por isso não perca esta análise, pois veremos até onde ela pode ir.

E antes de continuarmos, devemos agradecer à MSI, um parceiro de confiança que nos fornece uma grande quantidade de hardware para realizar nossa análise completa.

Características técnicas do MSI RTX 2060 Super Gaming X

Desembalagem

O Unboxing do MSI RTX 2060 Super Gaming X não tem nada de diferente das demais GPUs do fabricante. Além disso, seria exatamente o mesmo da versão seca para jogos, se não tivesse a marca "X" clara em cada um dos 6 lados da caixa.

A MSI está acostumada a colocar seus produtos de alta qualidade em uma caixa dupla. O primeiro de papelão flexível, para oferecer uma descrição mais ou menos completa das principais características do produto, em uma tela com a GPU iluminada como protagonista. A caixa interna é feita de papelão rígido totalmente preto e armazena a placa gráfica horizontalmente e protegida por grossos painéis de espuma de polietileno.

No pacote, encontramos os seguintes elementos:

  • Placa gráfica MSI RTX 2060 Super Gaming X Guia do usuário CD de suporte Algum outro adesivo

Sem mais delongas, vamos começar com sua análise externa em detalhes.

Design exterior

Antes de começarmos, devemos enfatizar que o Gaming X é o modelo de mais alto desempenho desta linha RTX 2060 da MSI, pelo menos até agora. Logo atrás e muito perto, temos o Gaming (dry) que não possui overclock da fábrica, embora o dissipador de calor e o design sejam exatamente os mesmos. Mais adiante, teremos o Ventus como modelo de entrada, com um dissipador de calor um pouco mais básico e mais próximo do modelo de referência.

O MSI RTX 2060 Super Gaming X é a nova GPU que revive a linha X, da qual faz muito tempo que não tínhamos novos membros, levando a lista junto com o poderoso Gaming Z. E a verdade é que a aparência quase não sofreu alterações ou alterações. fora ou como veremos mais tarde, dentro. Por isso, encontramos um dissipador de calor de alumínio de bloco duplo fixado por tubos de cobre que é protegido por uma grande caixa de plástico rígido.

Esse conjunto é chamado Twin Frozr 7, essas são as gerações que se sucederam desde que a MSI lançou sua primeira versão deste dissipador de calor personalizado em 2008. E, é claro, temos um sistema de iluminação RGB bastante amplo com a tecnologia Mystic Light e personalizável com o software de mesmo nome. Além do logotipo típico ao lado, quatro bandas localizadas nas laterais dos fãs também acenderão, a fim de obter alguns FPS extras como resultado da nossa motivação… ou não.

Um estojo de dois tons de alta qualidade que eleva as medições desta GPU para 248 mm de comprimento, 128 mm de largura e 52 mm de espessura. É preciso dizer que é curto, mas amplo, e lembre-se de que ele ocupará 2, 5 slots de expansão, especialmente importante se planejarmos colocá-lo em uma configuração vertical. Meça seu chassi antes e você deixará dúvidas sobre compatibilidade.

Ligado a este dissipador de calor, ou melhor dizendo, à caixa, temos um sistema TORX FAN 3.0 que consiste em duas ventoinhas de 95 mm de diâmetro. Eles são compostos por 14 lâminas com um design patenteado pela marca que aumenta o fluxo de ar e sua pressão no dissipador de calor. Esses ventiladores podem ser gerenciados de forma independente e possuem a tecnologia Zero Frozr, que permite que eles sejam desligados quando as temperaturas caem abaixo de 60 ° C.

Se virarmos o MSI RTX 2060 Super Gaming X, encontraremos uma placa traseira de alumínio com um acabamento escovado muito premium na cor metálica. Existem várias aberturas para permitir que o ar quente produzido na parte traseira da PCB flua, o que é um pouco menor que o próprio dissipador de calor. Talvez esteja na hora de o grande logotipo serigrafado nesta área ter iluminação, embora entendamos que as temperaturas na área serão bastante altas.

Portas e conexões de energia

Agora vamos lidar com o painel traseiro da GPU, onde temos as seguintes portas de vídeo:

  • 1x HDMI 2.0b 3x DisplayPort 1.4

Como quase sempre, a MSI fez sua parte no painel de portas do MSI RTX 2060 Super Gaming X e removeu a porta USB Tipo C incluída no modelo de referência. Não é um drama, é verdade, ele também incluiu um terceiro DP, mas elimina a possibilidade de conectar diretamente os óculos de realidade virtual. As portas DP suportam uma resolução máxima de 8K, enquanto o HDMI atinge 4K a 60 FPS.

O conector de energia permanece exatamente o mesmo do modelo de referência, consistindo em um conector de 8 pinos para o TDP de 175 W que esta GPU gera. Lembre-se de que é o mesmo que o RTX 2070, em vão não tem o mesmo chipset dentro. Por esse motivo, recomendamos a instalação de uma fonte de alimentação de pelo menos 600W de energia.

Quando desmontamos o dissipador de calor, vemos um conector duplo de 4 pinos em cada extremidade, dois deles serão para iluminação e outros dois para ventiladores. Quanto ao resto, temos uma interface PCIe 3.0 x16 normal.

MSI RTX 2060 Super Gaming X Hardware e componentes

Dado o design exterior, vamos fazer uma pausa para analisar este dissipador de calor Twin Frozr 7 por dentro e, é claro, os recursos e novidades mais importantes desta placa gráfica. Para remover a caixa e o bloco de dissipação, teremos que remover todos os parafusos encontrados na área da placa preta da GPU, especialmente os quatro que prendem o bloco ao soquete. Lembre-se de que, com isso, perderemos a garantia da GPU.

Bem, o dissipador de calor é composto por dois grandes blocos de alumínio com um sistema de aletas Wabe-Curved 2. Em vez de serem aletas planas verticais, este sistema oferece maior desempenho térmico, sendo dispostas em forma de diamante e coladas. Do bloco principal, quatro tubos de calor de cobre saem para o bloco secundário e outros dois para o próprio bloco principal para aumentar a transferência de calor, uma vez que o cobre tem uma condutividade térmica mais alta que o alumínio.

Esses heatpipes estão em contato com um bloco de cobre frio responsável pela captura de calor diretamente do processador gráfico, graças ao composto X de alto desempenho que a marca usa em suas GPUs. Além disso, eles não têm sido curtos jogando macarrão, a verdade. Para os chips de memória, 8 pastilhas térmicas de silicone foram usadas para ajudar a dissipar o calor delas, especialmente quando estamos fazendo overclock.

O MSI RTX 2060 Super Gaming X monta um chip TU106 herdado do RTX 2070, com uma arquitetura FinFET Turing de 12 nm que é executada a uma frequência básica de 1470 MHz e 1695 MHz no modo turbo. Isso significa que ele possui um overclock de fábrica de 45 MHz, desde o modelo de referência, e o próprio Gaming (apenas) chega a 1650 MHz. Quanto à contagem de núcleos gráficos, temos exatamente o mesmo, núcleos 1920 CUDA, 272 Tensor e 34 RT, com desempenho de 64 ROPs e 136 TMUs.

A configuração da memória é de até 8 GB GDDR6, funcionando a 14 Gbps e com uma grande capacidade de overclock, como já sabemos em outras análises. O barramento foi aumentado para 256 bits para oferecer agora uma velocidade de 448 GB / s, ficando parecido com o RTX 2070 e 2070 Super com velocidade de transferência de 448 GB / s.

Banco de ensaio e teste de desempenho

BANCO DE TESTE

Processador:

Intel Core i9-9900K

Placa de base:

Asus Maximus XI Formula

Memória:

HyperX Fury RGB

Dissipador de calor

Corsair H100i V2

Disco rígido

Kingston KC500 480GB

Placa gráfica

MSI RTX 2060 SUPER Gaming X

Fonte de energia

Corsair RM1000X

Todos os testes e testes sintéticos foram realizados com os filtros ao máximo, pois eles vêm na configuração de cada software. Os testes consistem em testes executados em várias resoluções, como Full HD e 4K. Executamos todos eles no sistema operacional Windows 10 Pro em sua versão de 1903, com os drivers da versão mais recente disponíveis para esta placa gráfica.

O que estamos procurando nos testes?

Primeiro, a melhor qualidade de imagem possível. O valor mais importante para nós é o FPS médio (quadros por segundo), quanto maior o número de FPS, mais fluido será o jogo. Para diferenciar um pouco a qualidade, deixamos uma tabela para avaliar a qualidade no FPS, mas também teremos o FPS mínimo nos testes que foram possíveis:

QUADROS POR SEGUNDO
Quadros por segundo (FPS) Jogabilidade
Menos de 30 FPS Limitada
30 ~ 40 FPS Jogável
40 ~ 60 FPS Bom
Maior que 60 FPS Bastante bom ou excelente

Benchmarks e testes sintéticos para o MSI RTX 2060 Super Gaming X

Para testes de benchmark, usaremos os seguintes títulos:

  • 3DMark Fire Strike normal3DMark Fire Strike UltraTime SpyPort Royal (RT) VRMARK Sala laranja

Teste de jogo

Após os testes sintéticos, procederemos à avaliação do desempenho real nos jogos, com um guia mais próximo do que nossa GPU poderá oferecer sob DirecX 12 e OPEN GL.

Os testes serão realizados nas três resoluções mais usadas nos jogos, nos referimos a Full HD (1920 x 1080p), QHD ou 2K (2560 x 1440p) e UHD ou 4K (3840 x 2160p). Dessa forma, teremos uma gama completa de resultados para poder compará-los com outras GPUs. Para cada um dos jogos, mantivemos as configurações automáticas selecionadas em cada e para cada resolução. E para expandir as informações, vamos deixar os registros de desempenho com uma configuração normal e outra com Ray Tracking + DLSS nos jogos possíveis.

Os jogos testados, juntamente com sua qualidade, filtro de textura e API de execução.

  • Final Fantasy XV, padrão, TAA, DirectX 11 DOOM, Ultra, TAA, Open GL 4.5 Deus EX Mankind Divided, Alto, Anisotrópico x4, DirectX 12 Far Cry 5, Alto, TAA, DirectX 12 Metro Exodus, Alto, Anisotrópico x16, DirectX 12 (com e sem RT) Shadow of the Tomb Rider, Alto, TAA + Anisotrópico x4, DirectX 12 (com e sem DLSS)

Overclock

Fizemos um overclock deste MSI RTX 2060 Super Gaming X para ver onde ele é capaz de ir com um impulso de volta usando o software MSI Afterburner e EVGA Precision. Os testes foram com o título DEUS EX nas principais resoluções atuais:

Estoque @ Overclock
1920 x 1080 (Full HD) 109 FPS 113 FPS
2560 x 1440 (WQHD) 77 FPS 80 FPS
3840 x 2160 (4K) 40 FPS 41 FPS

Como podemos ver, o desempenho aumenta quando aumentamos a frequência das memórias e do núcleo gráfico enquanto jogamos e em testes sintéticos.

Acreditamos que é uma ótima opção para obter um extra para sua placa de vídeo, mas você deve saber que o overclock leva tempo e é importante ajustar muito bem os valores para deixar a GPU 100% estável. Você pode acessar nossas frequências para encontrar o ponto ideal do seu cartão.

Temperaturas e consumo

Além de medir tanto sua temperatura com o programa HWiNFO estressando a GPU com FurMark, também medimos simultaneamente o consumo de energia de todo o equipamento. Ao fazer isso, fizemos algumas capturas térmicas com o cartão em plena capacidade, tudo a uma temperatura ambiente de cerca de 24 ° C.

Para os mais curiosos, deixamos algumas imagens térmicas da placa gráfica 100% estressada por 6 horas.

Atingimos 51 ºC em repouso e na potência máxima atingimos 67 ºC. Lembre-se de que a temperatura em repouso é normal, pois os ventiladores são desativados até que a temperatura suba.

Enquanto no nível de consumo temos 53 W em repouso, 288 W na potência máxima, apenas a placa de vídeo com desempenho máximo e quando enfatizamos todos os núcleos do i9-9900k, obtemos 422 W.

Palavras finais e conclusão sobre o MSI RTX 2060 Super Gaming X

É hora de avaliar o MSI RTX 2060 Super Gaming X. É uma das melhores placas gráficas RTX 2060 SUPER que testamos. Tem tudo: design, desempenho e baixo ruído.

Em nossos testes, conseguimos verificar se seu desempenho é excelente. É uma ótima oportunidade para os jogadores que buscam o máximo em resoluções Full HD e WQHD 2560 x 1440p, como vimos em nosso banco de testes.

Atualmente, podemos adquiri-lo pelo preço de 475 euros. Não é o RTX 2060 SUPER mais barato, mas é um dos melhores, por isso nos leva a pagar mais que outros modelos com componentes piores. Para nós, é uma opção 100% recomendada.

VANTAGENS

DESVANTAGENS

+ PROJETO E COMPONENTES

- PREÇO MAIS ALTO DO QUE OUTROS SUPER MODELOS RTX 2060
+ DESEMPENHO IDEAL PARA FHD E WQHD

+ TEMPERATURA E CAPACIDADE DE SOBRECARREGAMENTO

A equipe de Revisão Profissional concede a você a medalha de platina:

MSI RTX 2060 Super Gaming X

QUALIDADE DO COMPONENTE - 95%

DISSIPAÇÃO - 92%

EXPERIÊNCIA DE JOGO - 90%

SOUNDING - 93%

PREÇO - 90%

92%

Avaliações

Escolha dos editores

Back to top button