Avaliações

Análise do msi rtx 2060 gaming z 6g em espanhol (análise completa)

Índice:

Anonim

Após o recente lançamento da nova criação da Nvidia para a gama média, as variantes personalizadas ocupam o centro do palco, como este MSI RTX 2060 GAMING Z 6G e o impressionante dissipador de calor RGB Mystic Light que a MSI implementa em seus modelos Z. É claro que as velocidades Eles foram aumentados em comparação com o modelo de referência, e a memória ainda é o GDDR6 mais rápido.

Vamos ver então o que essa variante da MSI pode nos oferecer, além de um bom acabamento, superará o Asus RTX Strix? Agora vamos ver.

O primeiro é agradecer à MSI por confiar na Professional Review para nos fornecer este produto.

MSI RTX 2060 GAMING Z 6G Características técnicas

MSI RTX 2060 GAMING Z 6G

Chipset TU106
Velocidade do processador Frequência base: 1365 MHz

Frequência turbo: 1830 MHz

Número de núcleos gráficos 1920 CUDA, 240 tensores e 30 RT
Tamanho da memória 6 GB GDDR6 a 14 Gbps (1750 MHz)
Barramento de memória 192 bits (336 GB / s)
DirectX DirectX 12

Vulkan

OpenGL 4.5

Tamanho 247 x 129 x 52 mm
TDP 160 W
Preço 475 euros

Desembalagem e design

A cortina se abre para as placas RTX 2060 e todos os modelos já aproveitaram a oportunidade para apresentar seus próprios modelos personalizados, tanto em dissipação quanto em overclock e funcionalidade. Nesse caso, estamos diante da variante MSI RTX 2060 GAMING Z 6G, uma placa que se junta à linha Z da marca, o que significa que é a versão com mais recursos que teremos.

Como é tradicional, começaremos falando um pouco sobre a embalagem de caramelo. Ele atende às expectativas, apresentando uma configuração típica de caixa de papelão espessa e abertura vertical repleta de informações sobre cores e produtos. Um grande logotipo da arquitetura RTX, juntamente com uma imagem desta placa gráfica mostrando seu dissipador de calor Twin Frozr 7 RGB, é a carta de apresentação do produto.

Como sempre, a área traseira está cheia de imagens do seu sistema de ventilação e das melhorias que a MSI introduz neste tipo de produto. Ele nos fornece informações sobre o dissipador de calor Twin Frozr, que fez muito bem para a marca em suas criações mais recentes, junto com seus dois ventiladores MSI TORX 3.0 de 90 mm de diâmetro.

Em seguida, abrimos a caixa para encontrar um produto localizado verticalmente protegido por uma bolsa antiestática em primeiro lugar e um revestimento de espuma de alta densidade onde a placa gráfica fica. Mas por dentro temos mais algumas coisas:

  • A placa de vídeo MSI RTX 2060 GAMING Z 6G Documentação e guia de instalação rápida CD-ROM com drivers e software A ilusão de cada um para novos recursos

Como nos modelos mais recentes lançados no mercado, não temos nenhum tipo de cabo extra para estabelecer a conexão da placa com o monitor. Por mais de 300 euros, menos de um cabo de ajuda, mas nada.

Extraímos essa beleza e examinamos a construção do revestimento principal. O acabamento externo ao redor dos ventiladores e da superfície visível é de plástico, embora sob esse elemento tenhamos uma placa de metal para proporcionar maior robustez ao conjunto. Não queremos que um cartão de 957 gramas seja dobrado enquanto estiver instalado. Os elementos de iluminação estão localizados em cada lado da caixa do ventilador e implementam a conhecida tecnologia MSI RGB Mystic Light.

Se virarmos o MSI RTX 2060 GAMING Z 6G, teremos uma placa traseira completa, robusta e cuidadosa, construída inteiramente em alumínio com um enorme logotipo, para dar mais um ponto de rigidez ao conjunto. Nesta parte, não temos nenhum tipo de iluminação, embora isso nos dê a possibilidade de desinstalar o bloco de dissipação principal usando os quatro tornos que vemos lá. É evidente que o PCB do componente tem dimensões menores que o bloco de dissipação.

Sendo uma placa de ventilador duplo, podemos supor que suas dimensões são bastante acessíveis, no total mede 247 mm de comprimento, 129 mm de largura e 52 mm de espessura, portanto, claramente estamos lidando com uma configuração que ocupa 2, 5 slots de expansão e com boas possibilidades de inseri-lo em quase todos os chassis atuais de medidas decentes.

Falando um pouco mais detalhadamente sobre seus ventiladores, o novo sistema MSI Twin Frozr monta dois MSI TORX FAN 3.0 de 90 mm. Com novos ajustes aerodinâmicos em cada uma das 14 aletas, para obter maior fluxo e pressão do ar, além de maior dispersão disso, para que possa banhar todo o bloco de troca das aletas. Além disso, eles também foram encarregados de diminuir o ruído o máximo possível quando rodam na velocidade máxima. A uma temperatura abaixo de 60 graus, o sistema de ventilação será desligado.

Nas fotos do perfil, vemos que o bloco de dissipação está claramente dividido em dois elementos com numerosos tubos de calor para fornecer uma boa distribuição de calor. O bloco possui uma espessura considerável, pois um comprimento menor do bloco deve ser compensado com uma espessura maior para obter eficácia.

Em geral, os lados são bastante nus, expondo elementos como conexões de ventiladores ou condensadores. Na área visível, também temos uma marca da marca e seu logotipo com iluminação RGB.

Também na área lateral voltada para o usuário, temos o conector de alimentação de 8 pinos. O fabricante marca como consumo deste MSI RTX 2060 GAMING Z 6G um TDP de 190 W, que é superior aos 160 W do modelo base. Embora seja 30 W mais alto, essa configuração foi mantida; portanto, imaginamos que a MSI não considerou necessário implementar maior conectividade para alimentar esse modelo.

Como no restante das variantes do RTX 2060, não temos uma interface SLI ou NVLink nesta faixa intermediária. A Nvidia determinou que um usuário que deseja optar por esse intervalo nunca escolherá usar uma configuração de placa dupla. O que é lógico e correto, também está economizando um custo adicional em componentes, pois temos o suficiente com o caro GDDR6.

A MSI implementou a tecnologia de iluminação Mystic Light neste MSI RTX 2060 GAMING Z 6G. Podemos personalizar essa iluminação usando nosso próprio software para escolher entre diferentes animações, como respiração, flash, flash etc. Ou, se preferirmos, também podemos desativá-lo sem mais delongas.

Antes de remover o seu bloco para ver os velhos tempos, precisamos conversar sobre suas portas de conexão, muito importante para ver as possibilidades que temos. No total, encontramos:

  • Duas conexões DisplayPort 1.4a Duas conexões HDMI 2.0b

Com a tecnologia Turing ao lado da porta DisplayPort, podemos alcançar resoluções de 8K a 60Hz quando o suporte DSC no cartão está ativado. Por outro lado, sentimos muita falta do conector USB 3.0 para a conexão do Virtual Link da versão Founders Edition. Não entendemos muito bem os motivos para excluir essa conexão, pois até a versão de fábrica a traz.

Dissipador de calor e PCB

Bem, procedemos à remoção do bloco de dissipação para ver o que encontramos e como tudo é distribuído. Recomendamos remover o bloco depois de aquecer o cartão anteriormente, jogando ou com alguma ferramenta de referência.

O bloco de dissipação é composto por dois blocos de alumínio espessos com aletas extremamente abundantes para elevar a superfície de troca de calor o máximo possível. O bloco principal que se conecta diretamente ao núcleo gráfico e é feito de cobre niquelado com abundante composto térmico X premium.

Quatro heatpipes de cobre saem desse bloco para o outro bloco menor para obter uma alta porcentagem de calor. Na outra zona, outros dois tubos de calor saem em direção ao próprio bloco principal para produzir uma distribuição de calor mais equilibrada. O resultado deve atender às demandas de uma GPU com overclock assim.

A MSI optou por uma PCB personalizada com um total de 7 VRMs para alimentar uma GPU TU106 da arquitetura Turing fabricada em 12nm FinFET com frequência de overclock de fábrica de 1365MHz a 1830MHz máximos no Boost. Esta GPU possui 1920 núcleos CUDA, 120 TMUs e 48 ROPs, além de 240 núcleos tensores e 30 núcleos RT. Tudo isso nos fornecerá o recurso Ray Tracing em tempo real, também para o RTX de médio alcance.

Mas essas fases de energia não apenas alimentam a GPU, mas também os 6 GB de memória GDDR6 a pelo menos 14 Gbps. Esses módulos têm uma largura de barramento de 192 bits e uma largura de banda de 336 GB / s.

Para alimentar tudo isso, temos um conector de 8 pinos e um TDP de 190W. O fabricante recomenda o uso de uma fonte de alimentação de pelo menos 500W. Com esse consumo, talvez não fosse prejudicial a introdução de outro conector de 6 pinos, para que esta placa não fique aquém de nenhuma circunstância e, portanto, possa introduzir um conector de Link Virtual. De qualquer forma, não teremos problemas de consumo com este MSI RTX 2060 GAMING Z 6G .

Também podemos ver os dois conectores dos ventiladores incorporados pelo dissipador de calor e outros dois extras para conectar a iluminação RGB.

Bancada de testes e testes de desempenho

BANCO DE TESTE

Processador:

Intel Core i9-9900k

Placa base: Asus Maximus XI Hero

Memória:

Corsair Vengeance PRO RGB 16 GB @ 3600 MHz

Dissipador de calor

Corsair H100i V2

Disco rígido

Kingston UV400

Placa gráfica

MSI RTX 2060 Gaming Z

Fonte de energia

Corsair RM1000X

Para benchmarks, usaremos os seguintes títulos:

  • 3DMark Fire Strike normal 3Mark versão Fire Strike 4K. Time Spy.VRMARK.

Todos os testes foram aprovados com os filtros ao máximo, a menos que indique o contrário. Para ter um desempenho adequado, realizamos três tipos de testes: o primeiro é o mais comum em Full HD 1920 x 1080, a segunda resolução está dando o salto para jogadores de 2K ou 1440P (2560 x 1440P) e o 4K mais entusiasmado (3840 x 2160). O sistema operacional que usamos foi o Windows 10 Pro de 64 bits e os drivers mais recentes disponíveis no site da Nvidia.

O que estamos procurando nos testes?

Primeiro, a melhor qualidade de imagem possível. O valor mais importante para nós é o FPS médio (quadros por segundo), quanto maior o número de FPS, mais fluido será o jogo. Para diferenciar um pouco a qualidade, deixamos uma tabela para avaliar a qualidade no FPS, mas também teremos o Fps mínimo nos testes que foram possíveis:

QUADROS POR SEGUNDOS

Quadros para segundos. (FPS)

Jogabilidade

Menos de 30 FPS Limitada
30 ~ 40 FPS Jogável
40 ~ 60 FPS Bom
Maior que 60 FPS Bastante bom ou excelente

Teste de jogo

Overclock

Nota: Lembre - se de que overclock ou manipulação representa um risco; nós e qualquer fabricante não somos responsáveis ​​pelo uso inadequado, usamos a cabeça e sempre o fazemos por seu próprio risco.

Conseguimos carregar a placa gráfica + 30 MHz no núcleo gráfico e +800 pontos (+ 200 MHz) nas memórias. O resultado é o esperado, uma vez que passamos de 19814 para 20066 pontos na Pontuação de gráficos no Fire Strike. Um dos melhores RTX 2060 que testamos no nível de overclock. Para os mais curiosos, passamos de 1950 MHz no turbo para 2070 MHz.

Temperatura e consumo

A MSI RTX 2060 GAMING Z é uma placa de vídeo muito interessante. No modo inativo, temos 44 ºC porque temos os ventiladores parados, mas se você não quiser ter o perfil 0 DB ativo, poderá modificá-lo com um perfil no MSI Afterburner rapidamente.

Na potência máxima, temos 63 ºC na potência máxima. Achamos que são resultados muito bons e isso não implica ter o melhor chassi de refrigeração do mercado. Quando fazemos overclock, obtemos um máximo de 66 ºC. Muito bom trabalho da equipe MSI!

É hora de mostrar algumas imagens tiradas com nossa câmera térmica FLIR. Nela podemos ver que os pontos mais críticos desta placa gráfica são encontrados atrás da placa traseira: memórias, fases da fonte de alimentação e chipset.

Nós achamos que a zona de resfriamento da conexão de energia de 8 pinos é improvável. Em outros modelos, não vimos tantas temperaturas. O restante das temperaturas está dentro das expectativas.

O consumo é para toda a equipe *

Como podemos ver no gráfico, ele consome como um isqueiro. Em carga baixa, temos 44 W e, na potência máxima, sobe para 269 ​​W apenas na placa gráfica. Quando enfatizamos o processador com o Prime95, obtemos um máximo de 345 W. Acreditamos que são resultados muito competentes.

Palavras finais e conclusão sobre o MSI RTX 2060 GAMING Z

A placa gráfica MSI RTX 2060 GAMING Z chega pisoteando. No momento, é uma das duas melhores alfândegas que testamos, tanto para qualidade de construção, componentes, refrigeração, overclock e excelente temperatura.

Recomendamos que você leia sobre o nosso guia para as melhores placas gráficas

O sistema de refrigeração Twin Frozr 7 foi recriado com duas ventoinhas de 90 mm, um design espetacular com iluminação RGB e grande eficiência para resfriar toda a placa gráfica de cima para baixo. Também gostamos do seu tamanho compacto e compacto, que é ótimo para instalar em chassis minúsculos. Lembre-se de que tem um comprimento de 24, 7 cm.

No momento, só o vimos na Alemanha por um preço de 447 euros e sem disponibilidade de compra. Acreditamos que é um preço justo, mas com a versão Founders Edition por apenas 369 euros, podemos melhorar outro componente do nosso PC: Processador, RAM ou SSD. O que você acha do MSI RTX 2060 GAMING Z? Queremos saber sua opinião!

VANTAGENS

DESVANTAGENS

+ EXCELENTE CALOR

- O preço é alto para o modelo de referência da NVIDIA.

+ 5 + 2 FASES DE MUITO QUALIDADE

+ MUITO BOM DESEMPENHO

+ CAPACIDADE DE SOBRECARREGAMENTO

+ ILUMINAÇÃO INTRUSIVA PEQUENA.

A equipe de revisão profissional concede a medalha de platina e o produto recomendado.

MSI RTX 2060 GAMING Z

QUALIDADE DO COMPONENTE

DISSIPAÇÃO

EXPERIÊNCIA DE JOGO

SOUND

PREÇO

Avaliações

Escolha dos editores

Back to top button