Msi ps63 modern 8rc review em espanhol (análise completa)
Índice:
- Recursos técnicos do MSI PS63 Modern 8RC
- Desembalagem e design
- Exibição
- Câmera Web, microfone e som
- Touchpad, teclado e sensor de impressão digital
- Conectividade de rede apenas com Wi-Fi
- Características técnicas e hardware
- Sistema de refrigeração
- Duração da bateria
- Testes de desempenho e jogos
- Desempenho SSD
- Benchmarks e testes sintéticos CPU e GPU
- Desempenho nos jogos
- Temperaturas
- De software
- Palavras finais e conclusão sobre o MSI PS63 Modern 8RC
- MSI PS63 Modern 8RC
- PROJETO - 95%
- CONSTRUÇÃO - 90%
- REFRIGERAÇÃO - 92%
- DESEMPENHO - 95%
- DISPLAY - 90%
- 92%
O MSI PS63 Modern 8RC é o nosso protagonista hoje. É um notebook ultrafino de apenas 15, 9 mm com um design de alumínio espetacular e elegante que não o deixará indiferente. Um laptop orientado ao design e portabilidade com uma tela de 15, 6 ”100% RGB e True Color, junto com uma Nvidia GTX 1050 e um processador Intel Core i7-8565U que nos fornecerão energia e oferecerão grande autonomia em comparação com as mais recentes laptops para jogos que analisamos.
Será que vai corresponder às nossas expectativas? Se você quer saber a resposta, não perca nossa análise.
Como sempre, agradecemos à MSI por nos fornecer este lindo laptop para fazer nossa análise.
Recursos técnicos do MSI PS63 Modern 8RC
Desembalagem e design
Como não temos apenas laptops para jogos no mercado, eles certamente são os mais populares entre nós; dessa vez, queríamos lidar com um produto mais orientado ao design, precisamente devido ao seu próprio design de ultrabook, elegância e excelente qualidade de tela. e hardware equilibrado.
A apresentação é tão elegante quanto o próprio MSI PS63 Modern 8RC, com uma caixa de papelão totalmente branca e com o logotipo da marca na área central. Sendo uma amostra de engenharia, o pacote consiste apenas no laptop, na fonte de alimentação externa e no cabo. Para o restante dos usuários, imaginamos que eles virão com os guias do usuário típicos e os documentos de garantia.
A aparência externa se destaca claramente por suas linhas limpas no mais puro estilo MacBook e, desta vez, o material escolhido para a construção foi o alumínio. Notaremos isso imediatamente nos chanfros laterais com o brilho característico que se destaca pela tinta. Com acabamentos impecáveis em estilo de alumínio escovado e os painéis da tampa e touchpad em azul elétrico, ou Galaxy, como eles chamam. A área inferior em si é de plástico, embora com acabamentos idênticos.
A cor escolhida é cinza escuro fosco na sua totalidade, juntamente com o logotipo MSI na parte externa da tampa. É realmente um laptop muito leve, mais do que o esperado a priori, graças em parte às medidas extremamente compactas de 356, 8 mm de largura e 233, 7 mm de profundidade 15, 9 mm de espessura. O peso do MSI PS63 Modern 8RC é de apenas 1, 6 kg com a bateria incluída.
Se abrirmos o laptop, veremos que essa área interna também é feita de alumínio, especificamente a base onde o teclado está localizado. Um teclado que desta vez não incorpora um teclado numérico por razões de espaço, mas fornece iluminação LED branca. O touchpad está localizado na área central e é amplo em termos espaciais com um leitor de impressões digitais em um canto, também com molduras em azul Galaxy.
A tela deste MSI PS63 Modern 8RC é do tipo Moldura fina, que é basicamente uma moldura ultra fina de apenas 5, 6 mm da tela. É uma das principais razões para ter adquirido este notebook tão compacto e portátil. Além disso, na área superior, há espaço suficiente para instalar a webcam que veremos com mais detalhes posteriormente.
Bem, começamos estudando as áreas laterais deste MSI PS63 Modern 8RC mais de perto, especificamente, vamos voltar para ver como essa peça foi projetada. Primeiro, vemos duas aberturas nas duas extremidades que, obviamente, servirão para expulsar o ar quente que circula pelo sistema de refrigeração.
O sistema de abertura da tampa da tela também consiste em duas dobradiças nas duas extremidades. Observe que, uma vez aberta, parte da estrutura da tela fica em frente à saída de ar, o que fará com que ela suba em direção à tela e não volte livremente. É um recurso estético, sim, mas menos eficiente em termos térmicos.
Agora vamos para o lado direito do MSI PS63 Modern 8RC para ver o que temos, embora seja apreciado como o laptop fica mais fino à medida que avançamos. Bem, encontramos uma porta USB 3.1 Gen1 e outra porta USB 3.1 Gen2 na área, junto com um leitor de cartão MicroSD, sim, apenas MicroSD. Pensamos que um leitor um pouco mais amplo em termos de suporte teria sido mais positivo, porque há espaço.
Então, vamos para o lado esquerdo para ver as outras portas. Começamos com um conector jack de 3, 5 mm, ou seja, com entrada de microfone e saída de áudio simultaneamente. E continuamos com uma porta HDMI compatível com resolução 4K a 30 Hz, uma porta USB 3.1 Gen1 Tipo C com suporte para DisplayPort 1.3 e uma USB 3.1 Gen1 com Qualcomm Quick Charge 3.0 e o conector para a fonte de alimentação.
Nesse caso, não temos uma porta Thunderbolt 3 ou um conector RJ-45 para redes LAN com fio, pois a espessura é muito pequena para entrar nela.
Exibição
Nós realmente gostamos do belo contraste que forma a moldura preta e fina da tela, juntamente com a cor cinza escuro do resto do conjunto. Além disso, o painel possui um acabamento anti-reflexo de muito boa qualidade para evitar reflexos diretos.
Quanto às especificações, temos um painel orientado ao design com tecnologia IPS e uma diagonal de 15, 6 polegadas. A resolução nativa é 1920 × 1080 a 60 Hz, que é um Full HD normal. Nesse caso, não teremos a certificação Pantone, mas seu espaço de cores é detalhado, que será 100% sRGB e 72% NTSC, ideal para fotografia, design artístico e edição de vídeo.
Quando se trata de colocar um IPS, é claro que os ângulos de visão serão de cerca de 178 graus. E, embora nas fotos não seja vista com tanta clareza, a distorção da cor é praticamente nula, colocando-nos completamente na área lateral. Este painel também possui tecnologia True Color e modos de exibição personalizados para todas as ocasiões (sRGB, Designer, Office, Filme, Anti-Blue e gamer). Também não detectamos o fenômeno Sangramento, pelo menos em nossa unidade tudo funciona perfeitamente.
Câmera Web, microfone e som
E como estamos vendo um laptop, também não poderia faltar esta seção, na qual falaremos um pouco sobre a seção de câmera e multimídia. O MSI PS63 Modern 8RC instala uma webcam tradicional HD capaz de capturar fotos com uma resolução de 1280 × 720 pixels e vídeo a 30 FPS idênticos e máximos. Algo curto e antigo, devemos dizer que, por mais alguns euros, existem sensores melhores para instalar.
O nível de detalhe da gravação e captura é bastante baixo, como é evidente, e os problemas se tornam mais visíveis quando temos pouca luz na sala, algo que devemos levar em consideração se geralmente fazemos chamadas de vídeo no Skype, por exemplo.
Em relação ao sistema de microfone, temos um de cada lado da câmera para capturar o som em estéreo e com um padrão unidirecional. A qualidade é simplesmente o padrão, não adequado para transmissões ao vivo via streaming, mas suficiente para chamadas de vídeo e uso básico.
Finalmente, temos o sistema de som, que é baseado em dois alto-falantes de 2W localizados nos dois lados na parte inferior que nos fornecerão um som de qualidade, mas sem atingir o nível dos melhores jogos da marca. Embora falte graves, o som é poderoso e nítido nas frequências média e alta.
Touchpad, teclado e sensor de impressão digital
Vamos começar como sempre descrevendo os sentimentos que o teclado do MSI PS63 Modern 8RC nos deixou. É um teclado do tipo chiclet, disso não há dúvida de uma qualidade muito boa. É muito agradável ao toque e algo positivo é que as teclas são muito pouco separadas umas das outras, algo que facilita muito o trabalho com as pernas ou em locais apertados. As teclas possuem deslocamento médio e pouca dureza ao pressionar as teclas, por isso são claramente projetadas para digitação e não para jogos.
Como podemos ver, a configuração é do tipo TKL, ou seja, sem o teclado numérico tradicional, algo evidente por razões de espaço e acessibilidade. Algo também muito interessante é que ele incorpora a luz de fundo, embora neste caso esteja em uma configuração fixa e branca, nada de Luz Mística. Também não teremos uma função N-Key Antighosting.
Após a excelente qualidade do teclado, vamos ver se esse touchpad também está à altura da tarefa. A primeira coisa que se destaca é o seu grande tamanho e sua localização na área central. As dimensões serão de 140 mm de largura e 6, 5 mm de comprimento, ocupando mais de 1/3 da largura total do laptop.
Graças ao design, teremos um grande espaço para nos movermos com a máxima precisão e executarmos diferentes gestos que facilitarão a vida. O toque do painel é sedoso e com uma resposta muito rápida.
Você também deve ter notado que na área superior esquerda deste touchpad, encontramos um leitor de impressão digital integrado. É um recurso diferencial nos laptops que não são totalmente orientados para jogos, uma vez que poucos deles têm esses detalhes interessantes e não sabemos o porquê. O fato é que esse sensor é compatível com o Windows Hello e seu sistema de autenticação biométrica, funciona de forma perfeita e rápida, portanto, não podemos pedir mais.
Conectividade de rede apenas com Wi-Fi
Algo que também costuma acontecer neste tipo de notebooks finos é que a conectividade de rede é simplificada devido à eliminação do conector RJ-45 para a rede Ethernet com fio. Por esse motivo, a seção será bastante breve.
Pelo menos a conectividade Wi-Fi é muito boa, pois incorpora uma placa Intel Wireless-AC 9560 capaz de fornecer uma largura de banda total de 1, 73 Gbps em conexões 2 × 2 na banda de 2, 4 GHz e na 5 GHz a uma frequência de 160 MHz. É claro que esta placa é do tipo CNVio instalada em um M.2 2230 com suporte para a tecnologia MU-MIMO e Intel vPro. O cartão também incorpora conectividade Bluetooth 5.0.
Características técnicas e hardware
Continuamos com uma das partes mais importantes, que sem dúvida é ver que hardware e recursos esse MSI PS63 Modern 8RC possui, porque é pequeno, mas bastante poderoso. Nesse caso, também decidimos abri-lo para observar melhor toda a sua área interna.
Começaremos com o coração do laptop, se for um processador, em que um Intel Core i7-8565U foi montado neste modelo. Lembre-se de que essa equipe apareceu em novembro de 2018 e essa CPU saiu quase simultaneamente, portanto ainda não tínhamos as da 9ª geração disponíveis. Escusado será fazer isso, porque temos um processador de 4 núcleos e 8 threads de processamento que funcionam na frequência base de 1, 8 GHz e 4, 6 GHz no modo turbo boost 2.0.
Ele também possui 8 MB de cache L3 e um TDP de apenas 15 W configurável entre 10 e 25 W. Ele também suporta um total de 32 GB de RAM DDR4-2666 MHz em canal duplo e uma temperatura máxima (Tj Max) de 100 o C. O bom das CPUs da família U é que elas consomem muito menos que H, e O desempenho é realmente muito bom para as tarefas às quais esse notebook se destina, principalmente: portabilidade, design e trabalho diário, sem abrir mão da energia gráfica.
A configuração de memória que teremos no MSI PS63 Modern 8RC será a mesma da 8M, ou seja, um módulo de 16 GB DDR4 2666 MHz assinado pela Samsung. O positivo disso, que ainda temos outro slot SO-DIMM gratuito para colocar no máximo 32 GB, e o negativo, é que não temos uma configuração de canal duplo como base.
RAM, SSD e HDD podem ser atualizados rapidamente.
A placa gráfica que este laptop monta não pertence à nova geração; lembre-se de que, na data em que foi lançada, ainda não tínhamos as novas GTX 1660 ou GTX 1650. Por esse motivo, a MSI instalou uma Nvidia GeForce GTX 1050 Max-Q com um total de 4 GB GDDR5 a 7 Gbps. Lembre-se de que esta placa é da arquitetura Pascal no processo de fabricação de 14 nm e uma velocidade principal entre 999 e 1328 MHz. Possui 640 núcleos CUDA, 40 TMUs (unidades de texturização), 32 ROPs (unidades de pasteurização) e um barramento de memória de 128 bits. Como sempre, veremos os resultados nos jogos na próxima seção.
Agora é a vez da configuração de armazenamento, que neste caso também será bastante rápida para comentar. Temos um único SSD Samsung PM981 conectado a uma interface de 512GB M.2 NVMe PCIe x4. A velocidade teórica que ele nos oferecerá é de 3.000 MB / se 1.800 MB / s em leitura e escrita seqüencial , respectivamente.
Acreditamos que, para um laptop orientado ao design e eventuais jogos, uma unidade de 1 TB seria a coisa certa a fazer. De qualquer forma, também teremos um segundo slot M.2 SATA para instalar outro SSD nele.
Sistema de refrigeração
Vamos agora falar com mais detalhes sobre o sistema de refrigeração. É um laptop relativamente poderoso e, para otimizar o espaço disponível, a MSI introduziu um sistema separado de CPU e GPU.
Por um lado, encontramos um único tubo de calor de cobre instalado na CPU (lado direito) que cobre todo o chip e é fixado por um soquete de 4 parafusos. Esse heatpipe transfere o calor para um pequeno dissipador de calor localizado na frente de um ventilador do tipo turbina que será responsável por enviar o calor.
Por outro lado, teremos dois desses heatpipes de cobre em cima da GPU (lado esquerdo) instalados da mesma maneira e fazendo o mesmo com o calor liberado. Este GTX fica mais quente, então o ventilador também fica maior.
O bom do sistema é que os dois elementos são resfriados de forma independente e não há bolhas de calor na área central. Não apreciamos o sistema de refrigeração na área de VRM logo acima da bateria, também é verdade que, sendo um laptop com poucas demandas, você pode pagar por esses luxos. Apesar do pequeno espaço, é um sistema que funciona muito bem, obtendo cerca de 66 graus com carga média-baixa e cerca de 88 com carga máxima. Em seguida, veremos em termos numéricos mais detalhados na próxima seção de teste.
Duração da bateria
Outro aspecto importante ao analisar este MSI PS63 Modern 8RC, será a bateria e a duração que ele oferece. A princípio, já vimos que é bastante grande, ocupando praticamente 1/3 do espaço total dentro do PC.
Quando com um total de 4 células feitas de polímero de lítio com um total de 80, 25 Wh e não menos de 5380 mAh. Alguns benefícios que, de acordo com o fabricante, nos darão, no melhor dos casos, 16 horas de autonomia. No nosso caso, fazer uso normal dele, navegar, instalar jogos com o brilho da tela no meio do caminho, estabeleceu uma marca de aproximadamente 10 horas aproximadamente (o que não é ruim e excede em muito as autonomias com as quais ultimamente Estamos acostumados com os laptops para jogos que entram. Embora esses sejam nossos dados, dependendo do uso, você pode ter registros melhores ou piores.
Testes de desempenho e jogos
Depois de revisar as teorias de design e desempenho do MSI PS63 Modern 8RC, o mínimo que podemos fazer é vê-lo em ação e obter resultados numéricos de tudo, então vamos lá.
Desempenho SSD
Primeiro, vamos começar comparando o SSD da Samsung para ver se os resultados correspondem ao que o artigo diz. Para fazer isso, usamos o software CristalDiskMark 6.0.2.
Como podemos ver, as bordas do SSD Samsung PM981 nos 3000 MB / se 1800 MB / s de leitura e gravação prometidas. Não vemos necessidade de mudar para um novo. Estamos muito felizes pela escolha do MSI?
Benchmarks e testes sintéticos CPU e GPU
Deixamos o SSD em paz e vamos ver o resultado dos testes sintéticos típicos nos quais mediremos o desempenho da GPU e da CPU. Como sempre, usaremos os programas PCMark 8 e 3DMark nos testes Time Spy e Fire Strike.
Desempenho nos jogos
Sabemos que não é um laptop voltado principalmente para jogos, mas quem não gosta de ver como o futuro laptop se sai nesse campo? Obviamente, os testes foram realizados na única resolução disponível em Full HD e com os gráficos um pouco abaixo do normal, como você pode entender.
Como podemos ver, o desempenho nos jogos não é seu ponto forte. Temos uma média de 30 FPS na grande maioria dos jogos. A incorporação da placa gráfica dedicada Nvidia é por um motivo:
Temperaturas
Finalmente, deixamos uma tabela com todas as temperaturas obtidas durante o processamento do teste. Para forçar o MSI PS63 Modern 8RC, usamos o software Prime 95 para enfatizar a CPU e o software Furmark para enfatizar a GPU.
MSI PS63 Modern 8RC | Rest | Máximo desempenho |
CPU | 41 ºC | 88 ºC |
GPU | 40 ºC | 84 ºC |
De software
True Color é comum entre os softwares pré-instalados da MSI. É uma aplicação que nos permite escolher entre vários perfis: jogador, anti luz azul, sRGB, para design, escritório ou filme. É bastante útil se você não tiver um bom paquímetro em casa.
Embora o aplicativo que você mais utilize seja o Centro de criadores. Com ele, você pode otimizar os principais aplicativos de design, monitorar o tempo todo o uso e a temperatura do processador, gráficos, RAM e disco. Também permite personalizar a velocidade do touchpad e o tipo de carga em nossa conexão USB. Em outras palavras, um aplicativo muito útil que reúne tudo no mesmo aplicativo. Assim sim!
Palavras finais e conclusão sobre o MSI PS63 Modern 8RC
O MSI PS63 Modern é um dos laptops que mais gostamos após uma semana de uso. Sua tela IPS de 15 polegadas com resolução Full HD, 16 gb de RAM, placa gráfica GTX 1050 de 4 GB GDDR5 dedicada, um combo SSD + HDD e um design muito compacto tornam a escolha ideal para criadores de conteúdo e designers gráficos.
No nível de desempenho, ele funciona muito bem. É preciso lembrar que ele incorpora um processador quad-core de baixo consumo (série Intel-U) que funciona muito bem para ter uma autonomia longa. Mas não é tão poderoso quanto um i7-9750h de seis núcleos, e isso para tarefas de renderização custará mais trabalho. Mas também faz bem.
O SSD NVMe nos fornece velocidade suficiente para ter um sistema muito rápido. Também temos um disco rígido ideal para armazenar todos os nossos dados ou aplicativos mais pesados.
Recomendamos a leitura dos melhores laptops do mercado
Gostamos muito que o acesso aos componentes seja muito rápido e você possa expandir a memória tango, a unidade SSD e SATA. Gostamos muito disso porque muitos computadores são limitados: memória soldada, SSD ou com acesso difícil. Surpresa agradável!
Estamos no MSI PS63 em uma faixa de preço que começa em 1199 euros até o topo da faixa em 1499 euros (o modelo analisado). A grande diferença entre a mais barata e essa é que a versão maior possui uma placa de vídeo Nvidia GTX 1050 dedicada. Vale realmente a pena? Se você estiver editando um vídeo, isso compensará você, mas se for apenas fotografia com a versão mais normal, você será mais do que bom.
Alguns dias atrás, eles adicionaram uma versão com a GTX 1650 por 1700 euros.
VANTAGENS |
DESVANTAGENS |
+ DESIGN |
- A REFRIGERAÇÃO É RUÍDA QUANDO ATINGE TEMPERATURAS MÁXIMAS |
+ HARDWARE COM MUITA LÓGICA: CPU, GPU E RAM | - O PREÇO É ALTO |
+ MUITO BOA AUTONOMIA |
|
+ IDEAL PARA CRIADORES E DESIGNERS DE CONTEÚDO |
|
+ ÂNGULO DE VISÃO DA TELA |
A equipe de revisão profissional concede a ele a medalha de platina:
MSI PS63 Modern 8RC
PROJETO - 95%
CONSTRUÇÃO - 90%
REFRIGERAÇÃO - 92%
DESEMPENHO - 95%
DISPLAY - 90%
92%
Review Análise do Xiaomi mi a2 lite em espanhol (análise completa)
Análise em espanhol do Xiaomi MI A2 Lite: características, revisão, características técnicas unboxing técnicas, desempenho de jogos, câmera, autonomia e preço
Review Análise da Nvidia rtx 2080 em espanhol (análise completa)
Análise da placa de vídeo NVIDIA RTX 2080 com chip de 8 GB GDDR6 TU TU104-400A, potência, desempenho, unboxing, design e consumo.
Review Análise da Nvidia rtx 2080 ti em espanhol (análise completa)
Análise do CARTÃO GRÁFICO BEST Nvidia RTX 2080 Ti características técnicas, desempenho, jogos, consumo, temperatura e preço