Msi mpg sekira 500x e 500g revisão em espanhol (análise completa)
Índice:
- Características técnicas MSI MPG SEKIRA 500G e MSI MPG SEKIRA 500X
- Desembalagem
- Design exterior
- Diferenças no design do MSI MPG SEKIRA 500X
- Interior e montagem
- Espaço de armazenamento
- Capacidade de refrigeração
- Iluminação RGB no MSI MPG SEKIRA 500X
- Instalação e montagem
- Resultado final
- Palavras finais e conclusão sobre MSI MPG SEKIRA 500G e MSI MPG SEKIRA 500X
- MSI MPG SEKIRA 500X E 500G
- PROJETO - 92%
- MATERIAIS - 94%
- GERENCIAMENTO DE FIAÇÃO - 89%
- PREÇO - 87%
- 91%
Desta vez, faremos a análise conjunta dos chassis MSI MPG SEKIRA 500G e MSI MPG SEKIRA 500X. Esta é a nova série SEKIRA 500, composta por um total de 3 chassis, dos quais temos a versão mais completa (500X) e a versão menos (500G). Dois impressionantes chassis Premium cheios de vidro e alumínio que nos oferecem praticamente os mesmos benefícios em termos de capacidade de hardware, embora o 500X possua pelo menos 5 ventiladores incluídos, dos quais 4 são ARGB e três deles são de 200 mm.
Vamos analisar com calma os pontos principais de cada chassi, bem como a montagem em um deles. Mas antes de começarmos, temos que agradecer à MSI pela confiança depositada em nós e por nos fornecer esses dois enormes chassis para análise.
Características técnicas MSI MPG SEKIRA 500G e MSI MPG SEKIRA 500X
Desembalagem
O Unboxing dos dois chassis MSI é exatamente o mesmo, principalmente porque estamos diante de uma série de três chassis de tamanhos idênticos, nos quais apenas algumas especificações de seu interior e parte do design externo são alteradas. Nesse caso, tivemos acesso a dois deles, como você já viu, o 500X e o 500G.
Bem, cada um desses chassis vem dentro de uma enorme caixa de papelão, completamente pintada do lado de fora com uma cor preta fosca com uma foto grande e colorida mostrando o exterior do chassi, bem como a marca e o modelo que nós temos em questão. No lado de cada caixa, teremos as especificações técnicas de cada chassi, que são quase as mesmas que vemos em nossa tabela anterior.
E o que vamos fazer é abrir a caixa para tentar colocar o chassi do avesso com toda a força. É protegido por uma bolsa têxtil muito comum nas apresentações MSI e dois moldes de espuma de polietileno de alta densidade que a mantêm segura. Nesse caso, será muito importante, pois eles são baseados em elementos externos do vidro de alumínio.
O pacote de cada chassi é exatamente o mesmo e consiste nos seguintes elementos:
- Chassis MSI MPG SEKIRA 500G ou MSI MPG SEKIRA 500X Suporte para placa gráfica vertical 4x Capas para HDD Parafusos de montagem e parafusos de montagem do HDD Guia de instalação
Revendo o mais interessante, incluímos o suporte traseiro do chassi para placas verticais e algumas placas para cobrir e instalar discos rígidos.
Design exterior
Quanto ao design exterior, veremos em detalhes o que o chassi MSI MPG SEKIRA 500G nos oferece e, em seguida, listaremos as principais diferenças com o MSI MPG SEKIRA 500X para fazê-lo de uma maneira um pouco mais ágil.
Bem, esses dois chassis MSI, ou melhor, três têm possivelmente os melhores acabamentos que vimos até agora na marca para esse tipo de produto. E a verdade é que eles têm pouco a ver com os anteriores, porque, neste caso, materiais nobres como o alumínio foram usados inteiramente para várias faces externas e vidro temperado para muitos outros.
O chassi interno, neste caso, é robusto, muito robusto, porque estamos enfrentando um peso não inferior a 19, 8 kg para o 500G e, certamente, mais de 20 kg para o 500X por transportar mais vidro. As medições oferecidas por esses chassis não têm menos de 530 mm de profundidade, 232 mm de largura e 545, 5 mm de altura. Os três chassis estão disponíveis em preto com detalhes prateados ou dourados, dependendo do modelo.
Começando pelo lado deste modelo MSI MPG SEKIRA 500G, temos um design que a priori parecerá sóbrio, mas que possui muitos detalhes interessantes. O mais óbvio é que ele possui um painel de vidro temperado de 4 mm de espessura que também é instalado em uma dobradiça de porta dupla de inclinação e rotação. Por sua vez, possui uma alça frontal que serve para abri-lo e mantê-lo fechado.
E em torno deste painel, temos as entradas de ar para a frente, a área superior e também a inferior, pois, se observarmos, as pernas estão ocultas da vista do usuário. Escusado será dizer que todos eles têm filtros de poeira refinados, como os chamo, que impedem a entrada de partículas menores.
E se virarmos o chassi e nos posicionarmos no painel direito, encontraremos exatamente o mesmo. E é curioso que a MSI não tenha optado por escurecer esse vidro com vista para o compartimento de cabos, deixando praticamente tudo à vista. Certamente não teria sido uma má idéia ocultá-lo.
Caso contrário, temos o mesmo sistema de suporte usando dobradiças e as mesmas aberturas para circulação de ar. Portanto, já prevíamos que o fluxo de ar nesse chassi seria relativamente bom.
E dizemos que será relativamente bom, porque o MSI MPG SEKIRA 500G tem a área frontal e a parte superior completamente fechadas para o exterior. Obviamente, os acabamentos são de alumínio premium requintado em ambos os lados, com um acabamento em metal escovado preto brilhante. Além disso, temos bordas chanfradas e pintadas em ouro no mais puro estilo da família GS de laptops da marca. O logotipo na frente não possui iluminação LED.
Voltando à questão da refrigeração, em termos normais, essas duas grandes aberturas laterais seriam mais que suficientes para garantir isso, mas não para espremer a maior parte do sistema. Porque aqui vem uma de suas vantagens, e é que temos duas ventoinhas de 200 mm pré-instaladas nessa área frontal. A área superior também suporta dois desse tamanho ou três de 120 e 140 mm, termos idênticos aos da frente.
Mas é claro, aqui também encontramos o painel de E / S que possui conectividade abundante:
- 4x portas USB 3.1 Gen1 1x porta USB 3.1 Gen2 Type-C 3, 5 mm para áudio HD Porta jack de 3, 5 mm para microfone Botão de iluminação por LED (não usado) Botão liga / desliga
Ok, vamos explicar isso sobre o botão LED. É uma série de torres que possuem ventiladores com iluminação em alguns casos; portanto, em todos eles, eles implementam um botão no chassi, caso desejemos apresentar o controlador e esses ventiladores. Mas no caso do MSI MPG SEKIRA 500G, não temos um sistema de iluminação instalado.
É hora de nos colocarmos na área traseira, e a primeira coisa que se destaca é a grande caixa superior que a torna uma torre realmente alta, e também o elemento lateral que está nos 8 slots de expansão horizontais. Nesta lacuna, o que podemos fazer é remover a placa que a cobre, instalar a nova placa incluída como acessório no pacote e, assim, permitir a instalação de placas gráficas verticais. Claro, apenas com capacidade para um deles.
Caso contrário, é exatamente o mesmo, com uma ventoinha pré-instalada de 120 mm e um compartimento na parte inferior para manter o PSU isolado.
E terminamos com a área inferior, que neste caso temos uma abertura dupla para sucção de ar protegida por filtros de poeira fina separados instalados em armações de plástico removíveis. Claro que também temos as pernas, que são basicamente quatro adesivos de borracha presos aos trilhos laterais . Um pouco básico, podemos dizer.
Diferenças no design do MSI MPG SEKIRA 500X
Como prometemos, é hora de ver quais são as diferenças no design do MSI MPG SEKIRA 500X em comparação com o modelo 500G que exploramos em detalhes. E a verdade é que eles não são muitos, mas são notórios.
E nesta fotografia anterior, podemos ver como agora temos metade da área frontal equipada com um vidro temperado que nos permitirá ver a ventoinha de 200 mm instalada, que neste caso possui iluminação ARGB. Logo acima, foi decidido instalar outra ventoinha normal de 200 mm. A banda de separação entre metal e vidro também possui iluminação embutida.
Exatamente o mesmo acontece na área superior, pois ela possui toda a área fornecida com um painel de vidro, exceto a parte do painel de E / S. E a boa notícia é que nesta parte temos duas outras ventoinhas ARGB de 200 mm pré-instaladas.
Caso contrário, não haverá mais alterações, as mesmas janelas laterais, a mesma qualidade de acabamento e a mesma área traseira e orifícios de ventilação. De fato, mesmo as medições são exatamente as mesmas, assim como o painel de E / S que também possui os mesmos controles e portas. Embora , neste caso, o botão LED funcione.
Interior e montagem
Vamos ver a área interna desses chassis, especificamente mostraremos as imagens do MSI MPG SEKIRA 500G vazio e, em seguida, montaremos nosso hardware na versão 500X, pois é a mais espetacular visualmente falando. Observe também que a capacidade do hardware será exatamente a mesma nos três modelos da série SEKIRA 500.
Esses chassis são divididos em um total de três compartimentos, a saber, o principal espaço para hardware, a área de gerenciamento de cabos e a área para a instalação da fonte de alimentação e, nesse caso, as baias para unidades de armazenamento mecânico ou SSD. A apresentação é realmente elegante, com todos os orifícios da fiação cobertos por tampas de borracha, um grande espaço para trabalhar com um dissipador de calor no local e os espaços para ventiladores localizados fora do compartimento principal.
São chassis com dimensões enormes e, portanto, oferecem compatibilidade com as placas-mãe ITX, Micro ATX, ATX e E-ATX, ou seja, toda a gama. Devemos indicar que, nesses casos, não temos possibilidade de remover a tampa da fonte de alimentação, pois ela é ancorada por rebites. Por outro lado, os compartimentos do disco rígido podem ser removidos.
O recurso de instalação de hardware inclui resfriadores de CPU com placas gráficas de até 180 mm de altura e 420 mm de comprimento, sem sobrecarregar o gabinete do disco rígido. Não nos é oferecido um tamanho específico para a PSU, mas com os compartimentos de disco no lugar, teremos um espaço de cerca de 200 mm, expandindo-se para todo o comprimento da caixa, se removermos esses gabinetes. Então não teremos problemas ao instalar hardware de última geração.
A área de gerenciamento de cabos oferece espaço mais do que suficiente para armazenar um grande número de cabos; seria de cerca de 30 ou 35 mm, dependendo de onde estamos. Em todos os modelos, temos um tronco central fornecido com tiras de velcro capazes de suportar um grande número de cabos.
Espaço de armazenamento
Agora é hora de explorar as opções de armazenamento que temos para esse chassi, que também será praticamente o mesmo. Veremos novamente imagens do MSI MPG SEKIRA 500G por serem as de maior capacidade.
Começamos com uma das características diferenciais desses novos chassis. E é que um total de 6 compartimentos de disco rígido compatíveis com tamanhos de 3, 5 e 2, 5 polegadas foram instalados. Essas baias são fornecidas com bandejas removíveis onde instalar as unidades de maneira simples.
E sua situação também é muito acessível, já que a área principal é onde podemos instalar essas unidades. Se desejar, é possível removê-los desaparafusando-os na parte traseira do chassi. Cada uma das três baías é ancorada com dois parafusos, simples e simples.
Se avançarmos para a tampa da fonte de alimentação, teremos um suporte para instalar uma unidade de 2, 5 polegadas. E, finalmente, na área traseira e ancorada à placa de suporte da placa de base, temos outros dois suportes que suportam unidades de 2, 5 polegadas.
No total, teremos uma capacidade de 6 HDDs de 3, 5 "e 3 SSDs de 2, 5" expansíveis para 9 se usarmos todas as baias no chassi MSI MPG SEKIRA 500G. E se formos para o chassi MSI MPG SEKIRA 500X, essa capacidade será reduzida em 4 unidades de 3, 5 ”com um gabinete a menos.
Capacidade de refrigeração
A capacidade de refrigeração é um elemento bastante diferencial nesses dois chassis, talvez a principal diferença, embora em termos de capacidade de ventiladores e radiadores seja praticamente semelhante em ambos.
Vamos ver a capacidade dos fãs que têm:
- Frente: 3x 120 mm / 3x 140 mm / 2x 200 mm Parte superior: 3x 120 mm / 2x 140 mm / 2x 200 mm Parte traseira: 1x 120 mm / 1x 140 mm
Espetacular, vemos que aqueles 252 mm de largura são mais que suficientes para permitir um furo e suportar ventiladores de até 200 mm no interior. A torre MSI MPG SEKIRA 500G possui duas ventoinhas pré-instaladas de 200 mm na frente e uma ventoinha de 120 mm na parte traseira. Nenhum deles possui iluminação RGB.
Por parte da torre MSI MPG SEKIRA 500X, é muito mais interessante, pois temos o sistema de ventilação completo. Na parte frontal, uma ventoinha ARGB de 200 mm foi instalada na frente do painel de vidro e uma ventoinha normal de 200 mm na parte superior, que não está à vista. Duas outras ventoinhas ARGB de 200 mm estão incluídas na área superior e as últimas ventoinhas ARGB de 120 mm na área traseira. A verdade é que poucas torres nos dão esse sistema completo como padrão.
E, por curiosidade, queremos saber a capacidade do MSI MPG SEKIRA 500P, nele teremos um total de 3 ventoinhas de 120 mm na frente e 1 de 120 mm na parte traseira, todas normais.
Em relação à capacidade de refrigeração, teremos:
- Frente: 120/140/240/280 mm Superior: 120/140/240/280/360 mm Parte traseira: 120/140 mm
Surpreende-se, neste caso, que a compatibilidade com radiadores de 420 mm não tenha sido incorporada na frente, pois, teoricamente, eles devem poder ser instalados devido à sua capacidade de incorporar 3 ventoinhas de 140 mm. Mas o motivo de não conseguir fazer isso é muito simples, temos as baias do disco rígido localizadas nessa área e a bandeja do ventilador não oferece espaço ou largura suficiente para elas.
Quanto aos detalhes a destacar neste sistema de refrigeração do chassi, o 500X e o 500G possuem bandejas para a instalação de ventiladores removíveis. No entanto, isso é evidente nesses modelos, pois não temos a possibilidade de remover as carcaças externas, pelo menos com facilidade. Portanto, o fabricante nos permite remover as bandejas e trabalhar nelas de maneira confortável.
Por fim, vale ressaltar que os principais ventiladores do 500X são instalados de forma a introduzir ar no interior. O mais natural seria localizá-los exatamente o oposto e aproveitar a convecção natural para extrair o ar quente. Seria uma questão de testar qual é a maneira mais eficaz.
Iluminação RGB no MSI MPG SEKIRA 500X
Nesse sentido, também é importante dar uma olhada nas opções de iluminação que temos, pois vimos que em todos esses chassis temos o botão para controle de iluminação, embora tenhamos apenas um microcontrolador no chassi MSI MPG SEKIRA 500X. Vamos entender então que é uma maneira de oferecer suporte a possíveis extensões de sistemas pelos usuários.
De qualquer forma, devemos nos concentrar neste chassi comentado, porque é aquele que tem até 4 ventiladores com iluminação RGB endereçável, três deles com 200 mm. O sistema consiste em um controlador com capacidade para 8 ventiladores RGB endereçáveis. Podemos optar por conectá-lo à placa-mãe para obter compatibilidade com o MSI Mystic Light e, assim, gerenciar esses ventiladores usando o software de iluminação correspondente. De qualquer forma, com o botão, teremos um total de 7 efeitos de Luz Mística.
Instalação e montagem
Como já anunciamos, o montaremos no chassi MSI MPG SEKIRA 500X, pois é o mais impressionante em termos de resultado final, devido aos seus 4 ventiladores ARGB e um maior número de cristais em sua área externa. A montagem que fizemos consiste nos seguintes componentes:
- A AMD Ryzen 2700X com dissipador de calor de estoque MSI MEG X570 ACE16 GB G.Skill Sniper boardNvidia GeForce RTX 2060 FEPSU Corsair AX860i
A montagem é sempre recomendada para começar com a fonte de alimentação, pois assim podemos ver se todos os cabos alcançam o local correto e da melhor maneira possível. Com tantos orifícios para puxar cabos, não tivemos nenhum problema. Além disso, um cabo padrão será longo o suficiente para alcançar cantos.
Quanto ao espaço para o hardware principal, não tivemos nenhum problema. A largura é mais que suficiente para tamanhos padrão (e estamos lançando a placa dos amigos). Também devemos instalar os cabos correspondentes das portas do painel de E / S. Lembre-se de que sua placa precisará ter pelo menos dois slots USB 3.0 para conectar as 4 portas frontais e um conector para o USB Type-C disponível. Um conector USB 2.0 será adicionado ao chassi 500X para gerenciar o controlador de iluminação por meio de software.
Quanto ao resto, não precisamos levar em conta mais nada que ainda não dissemos. Lembre-se de que temos a possibilidade de instalar GPUs verticais, embora o cabo riser não esteja obviamente disponível no pacote. Se for importante indicar que, com essas quatro ventoinhas de 200 mm, o chassi será um pouco barulhento, é inevitável, embora sempre possamos gerenciar suas RPM através da placa-mãe.
Resultado final
Aqui temos o impressionante resultado final com a montagem feita e o chassi totalmente operacional.
Palavras finais e conclusão sobre MSI MPG SEKIRA 500G e MSI MPG SEKIRA 500X
Chegamos ao final desta revisão e esperamos que tudo tenha sido bem explicado entre as diferenças entre os dois chassis. E é que, se pararmos para pensar, não há muitos, especialmente no que diz respeito à capacidade do hardware. Esses chassis têm medidas muito grandes que nos permitem instalar praticamente qualquer tipo de componente de ponta, com a possibilidade de instalar GPUs verticais.
A MSI cuidou de seu projeto ao máximo, é uma linha construída em alumínio e vidro em sua maior parte, juntamente com um chassi extremamente robusto e com pesos de cerca de 20 Kg. É claro que destacamos o modelo 500X, por possuir elementos de vidro temperado em área frontal e superior, que é obviamente o chassi mais esteticamente completo dos três.
Também recomendamos nosso artigo sobre o melhor chassi do momento
E também se pararmos para ver sua seção de ventilação, porque no 500X temos nada menos que 4 ventoinhas pré-instaladas de 200 mm e uma traseira de 120 mm. Quatro deles (exceto um de 200 mm) possuem iluminação ARGB que pode ser gerenciada por microcontrolador e um botão no painel, ou também por software. Também não devemos subestimar o 500G, com três ventiladores pré-instalados, embora sem iluminação. Só precisamos de capacidade para radiadores de 420 mm.
O painel de E / S também é muito completo, com USB Tipo C da Gen2 e nada menos que 4 USB 3.1 Gen1. Todo o chassi é preparado para a iluminação com o respectivo botão de LED na parte superior. O armazenamento também é um dos seus pontos fortes, com um elegante sistema de baias de metal removíveis que permitem instalar até 6 discos de 3, 5 ”/ 2, 5” e outros 3 com suportes espalhados pelo chassi.
Também gostamos muito da alta qualidade dos filtros de poeira instalados e do amplo espaço para gerenciamento de cabos com fixação central usando tiras de velcro. É sem dúvida a linha de chassis MSI com o melhor design e recursos que ele construiu, sem dúvida eles aumentaram muito o nível desta geração. Para nós, o chassi mais recomendado é o MSI MPG SEKIRA 500X, devido ao fato de possuir um sistema de ventilação e ARGB muito completo.
VANTAGENS |
DESVANTAGENS |
+ ALUMÍNIO DE ALTA QUALIDADE E PROJETO DE CRISTAL |
- PODE INCLUIR O CONTROLADOR DE ILUMINAÇÃO EM TODOS OS MODELOS |
+ GRANDE CAPACIDADE DE REFRIGERAÇÃO, COM 5 VENTILADORES PARA O 500X | - NÃO SUPORTA RADIADORES DE 420 MM |
+ ESPAÇO INTERIOR MUITO TRABALHADO E DE ALTA CAPACIDADE |
|
+ ILUMINAÇÃO ARGB EM 500X |
|
+ PAINEL DE E / S MUITO COMPLETO |
|
+ TRÊS MODELOS PARA ADAPTAR ÀS NECESSIDADES DE CADA USUÁRIO |
A equipe de revisão profissional concede a ele a medalha de platina.
MSI MPG SEKIRA 500X E 500G
PROJETO - 92%
MATERIAIS - 94%
GERENCIAMENTO DE FIAÇÃO - 89%
PREÇO - 87%
91%
Msi mpg z390 gaming pro carbon review em espanhol (análise completa)
Revisão da placa-mãe MSI MPG Z390 Gaming Pro Carbon: características técnicas, design, VRM, desempenho, disponibilidade e preço.
Msi mpg gungnir 100 review em espanhol (análise completa)
MSI MPG Gungnir 100 Revisão completa deste chassi MSI. Recursos, tamanho, capacidade de hardware, iluminação e montagem
Msi mpg x570 gaming pro wifi wifi, mpg x570 gaming plus e mpg x570 gaming edge wifi em destaque
As placas MSI MPG X570 foram apresentadas na Computex 2019, trazemos todas as informações e seus benefícios em primeira mão