Avaliações

Msi meg z390 ace review em espanhol (análise completa)

Índice:

Anonim

As marcas continuam pressionando o chipset Z390 ao máximo e este MSI MEG Z390 ACE é o exemplo disso. Uma impressionante placa-mãe otimizada para o Intel Core i9 com VRM de 13 fases, slots turbo de 3 M.2 e, é claro, Mystic Light na tampa do painel da porta, ao lado de uma porta RJ-45 Ethernet de 2, 5 Gigabit. As equipes de jogos estão pedindo mais e a MSI trabalhou duro nessa nova criação.

Agradecemos à MSI por sua confiança em nós ao transferir seus produtos para nós para esta análise. Além disso, ele permanecerá em nosso segundo banco de testes por uma temporada.

Características técnicas MSI MEG Z390 ACE

Desembalagem e design

O MSI MEG Z390 AC pode ser considerado uma das criações mais poderosas do MSI. Ele possui o chipset mais moderno da Intel: o Z390 como sua ponte sul. Essa placa é apresentada em uma caixa bonita e colorida com uma foto de parte da placa, além de compatibilidade com os processadores Intel e o logotipo Mystic Light.

É claro que é uma caixa totalmente feita de papelão grosso e com a parte mais larga da abertura, para poder remover o prato, obviamente.

A sacola plástica antiestática típica também não pode ser grossa o suficiente e transparente para isolá-la dos outros elementos que encontraremos no interior, que são:

  • Placa-mãe MSI MEG Z390 ACE Cabos com conectores LED de 3 pinos e alimentação para ventiladores Cabo SLI para cabos Nvidia GPU 4 SAT Guia do usuário e algumas informações adicionais e CD-ROM com adesivos e software com drivers e drivers

A estética da placa é baseada em cores pretas em toda a área da placa de circuito impresso que praticamente não nos permite ver as diferentes faixas, embora seus componentes o vejam. Destaque também os inúmeros dissipadores de calor de alumínio para um dos M.2, o chipset, bonito, por sinal, e os da área VRM e do painel traseiro.

Para os mais curiosos, deixamos uma foto das costas.

Esta placa é apresentada no formato ATX, como é comum neste tipo de chipset, uma vez que temos apenas 4 slots DIMM. Suas medidas são padrão, 305 mm de comprimento e 244 mm de largura, ocupando todo o espaço de um ATX.

Vamos começar falando um pouco mais sobre a zona de potência deste MSI MEG Z390 ACE. Como sempre, está localizado na área superior e é presidido por um VRM de não menos de 13 fases de suprimento controladas digitalmente e com materiais altamente duráveis ​​para CHOKES e MOSFETS. Esta placa-mãe é destinada às configurações mais exigentes, como o mais recente Core i9 desbloqueado para overclock forte, e a MSI nunca desilude com seu impressionante VRM.

Tanto que as duas zonas do MOSFETS são protegidas por dissipadores de calor de alumínio bastante volumosos e também são conectadas por um tubo de calor de cobre entre elas para melhorar a transferência de calor. Essa energia requer um total de dois conectores EPS de 8 pinos cada, além do tradicional ATX de 24 pinos na lateral. Portanto, preste atenção para que sua fonte de alimentação tenha energia suficiente, porque nem todos eles têm essa quantidade de cabos.

Também não poderia faltar a presença do sistema de iluminação MSI Mystic Light, embora ele esteja localizado apenas na zona de proteção de alumínio do painel traseiro das portas. Portanto, não encontramos iluminação no chipset e nas costas. De qualquer forma, ele pode ser gerenciado através do software MSI e sincronizado com outros elementos da marca.

A propósito, o painel traseiro já está pré-instalado para facilitar a instalação. Aproveitamos a oportunidade para citar que este MSI MEG Z390 ACE possui dois conectores LED RGB de 4 pinos, um conector de 3 pinos para o RAINDOW LED (cabo incluído) e um conector de 3 pinos para os controladores Corsair. Maneira livre de criar nossos próprios amigos justos.

Como uma boa placa Z390, a da MSI possui um total de 4 slots DDR4 DIMM com capacidade de montar memórias de canal duplo, com atenção, um total de 128 GB, ou seja, 32 GB para cada slot, algo pouco visto até hoje de hoje, e isso nos coloca no mesmo nível dos processadores da estação de trabalho, embora sem o Quad Channel.

A velocidade máxima suportada será de 4500 MHz com memórias não-ECC, com compatibilidade com perfis XMP para overclock automático desses módulos. E como podemos ver, todos eles são reforçados com chapas de aço. Também podemos aproveitar a oportunidade para mencionar que, na área inferior direita, teremos um botão Game Boost para ativar um segundo estágio de overclocking automático de CPU, com 8 posições nas quais uma CPU Core i7-8600K, por exemplo, pode atingir até 5, 4 GHz. Tudo isso você terá detalhado no manual de instruções.

Vamos agora dar uma olhada nos slots PCI deste MSI MEG Z390 ACE. Os três maiores slots são o PCI-Express 3.0 x16, que seria uma velocidade de 2 GB / s, 1 GB / s de saída e 1 Gb / s de volta, embora agora todos já sabemos que todos eles não funcionarão. para x16. As configurações desses três nesse caso serão: x16 / x0 / x0, x8 / x8 / x0, x8 / x4 / x4. Eles suportam uma configuração AMD Cross Fire de 3 vias e Nvidia SLI de 2 vias. Também encontraremos três outros slots PCI-Express 3.0 x1 para gerar uma velocidade de 1 GB / s em cada sentido. Será interessante saber que nenhum deles compartilha um barramento com outros componentes ou entre eles, e que o PCIe x16 será todos os três reforçados com aço.

A próxima coisa que veremos é a seção de armazenamento da placa-mãe MSI MEG Z390 ACE, o que é bastante interessante porque inclui praticamente o máximo que o chipset Intel pode oferecer. Para começar, encontraremos um total de 6 portas SATA III a 6 Gbps. Em seguida, teremos 3 slots M.2, que podem funcionar no PCIe 3.0 x4 (32 Gbps ou 4.000 MB / s). Além disso, dois deles também são compatíveis com o SATA III.

É importante saber que as estações SATA compartilham a largura do barramento, mas podemos ver isso melhor em um tablet que deixaremos abaixo para ver as configurações mais apropriadas. Também temos um dissipador de calor M.2 SHIELD FROZR para um dos M.2 e suporte para o Intel Optane após atualizar os drivers e o BIOS. O chipset Z390 suporta RAID 0, 1, 5 e 10 para unidades SATA e RAID 0, 1 e 5 para unidades M.2. E neste modelo, não teremos um conector U2 disponível para armazenamento.

O MSI MEG Z390 ACE possui um sistema BIOS com dois botões no painel traseiro das portas acessíveis pelo usuário. Um deles será responsável pela redefinição do BIOS e o outro como uma função do BIOS Flashback, ou seja, podemos recuperar nosso BIOS de duas maneiras diferentes, caso ele não faça o overclock dos componentes manualmente.

Na área interna, também teremos informações abundantes sobre as mensagens exibidas pelo BIOS, com um painel de LED DEBUG e luzes indicadoras para verificar os componentes ao iniciar. Se também quisermos testar a placa sem um chassi, teremos um botão RESET e um botão start na mesma PCB.

Como deve ser uma boa placa-mãe para jogos, a MSI MEG Z390 ACE possui um sistema de som de primeira e também uma conectividade de alto nível. Uma placa de som Realtek ALC 1220 foi instalada com um amplificador dedicado para fones de ouvido de até 600 Ohms e um sistema Nahimic 3 para seu gerenciamento. Cada um dos canais será direcionado em uma camada diferente de circuito, a fim de eliminar possíveis ruídos e interferências.

Na seção de rede, temos boas notícias, porque foi instalado um chip Killer LAN E2500 que nos fornece uma velocidade de 2, 5 gigabit em nossa linha de LAN com fio. Nesse sentido, perdemos um segundo conector RJ-45 GbE que muitas placas já incorporam. Ele também incorpora conectividade Wi-Fi de bom nível, com um chip Intel que nos fornece uma largura de AC1730 em conexões 2 × 2 com MU-MIMO.

Antes de ver as conexões no painel traseiro, vale a pena identificar as que temos dentro, porque são abundantes e, do ponto de vista do chassi de primeira classe e dos componentes de jogos com iluminação, será interessante:

  • 7x conectores para ventiladores PWM, 2 x conectores USB 3.1 Gen2 tipo C2x, conectores USB 3.1 Gen12, conectores USB 2.0, conector de áudio, conector TPM, 4 conectores para iluminação LED, um para controladores Corsair.

É interessante ter muita variedade, especialmente quando se trata de conexões USB para o chassi e para outros componentes e até controladores Corsair.

Agora, sim, iremos para a parte traseira do MSI MEG Z390 ACE para ver quais conexões vamos encontrar nele.

  • Botão Limpar CMOS Botão FLASHBACK do BIOS 4x USB 2.0 4x USB 3.1 Gen2 USB 3.1 Gen2 Tipo-A + C Porta RJ-45 2.5 conector S / PDIF de 2, 5 GbEC 5x conector Jack de 3, 5 mm de áudio2x conectores para antenas Wi-Fi

Banco de ensaio

BANCO DE TESTE

Processador:

Intel Core i9-9900K

Placa de base:

MSI MEG Z390 ACE

Memória:

Corsair Dominator RGB de 32 GB a 3600 MHz

Dissipador de calor

Corsair H100i V2

Disco rígido

Kingston KC500 480GB

Placa gráfica

Nvidia GTX 1080 Ti

Fonte de energia

Corsair RM1000X

A MSI apresenta seu clássico AMIBIOS que desde a geração das placas-mãe Z77 (lançado em 2011) é idêntico ao atual, mas foi gradualmente aprimorado com pequenos detalhes. Atualmente, ele permite realizar um overclock simples, sem mil opções, o que é apreciado por usuários menos especialistas na área.

Além do overclock, também podemos monitorar / gerenciar as temperaturas e tensões da nossa placa-mãe. Veja um mapa dos componentes ativados, ative o perfil XMP de nossas memórias, gerencie as unidades de armazenamento ou atualize o BIOS de forma rápida e fácil via USB. Está faltando um sistema de atualização do BIOS on-line, mas acreditamos que ele será incorporado em breve. Deixamos algumas capturas de tela para revisar as inúmeras opções incorporadas.

Overclock e temperaturas

Como esperado, conseguimos espremer bem o i9-9900k. Atingimos o valor estável de 24/7 a 5, 1 GHz a uma tensão de 1, 39 v com um processador de 8 núcleos e 16 fios. Uma das poucas placas-mãe que trouxeram tanto desempenho ao nosso processador da bancada de testes.

As temperaturas marcadas são durante 12 horas de estresse com o processador em estoque e o PRIME95 em seu longo programa de estresse. A zona das fases de alimentação chega a 66 ºC.

Palavras finais e conclusão sobre MSI MEG Z390 ACE

A MSI MEG Z390 ACE é uma daquelas placas-mãe que você compra e acaba adquirindo por muitos anos ou pelo menos até a próxima atualização do PC. Como já dissemos mais de uma vez, com uma boa base, alterando a placa de vídeo, você tem um computador por uma boa temporada (pelo menos até agora, é assim).

Entre suas características mais importantes, encontramos 13 fases de energia, um design excelente, uma excelente dissipação nas unidades VRM e M.2 NVMe, uma placa LAN aprimorada, além de Wi-Fi e um som muito claro.

Recomendamos a leitura das melhores placas-mãe do mercado

Em nossos testes de desempenho, conseguimos fazer overclock de nossos i9-9900k até 5, 1 GHz com uma tensão de 1, 39v. Uma das poucas placas-mãe que conseguiram atingir esse valor em nosso banco de testes. As temperaturas do VRM são muito boas, pois a MSI nos acostumou em sua faixa alta.

Atualmente, podemos encontrá-lo em lojas on-line por cerca de 285 euros. Sem dúvida, é uma das opções mais baratas que podemos comprar atualmente. Pelo menos no MSI, o próximo passo seria o MSI Meg Z390 Godlike. O que você acha do Z390 ACE? Você compraria?

VANTAGENS

DESVANTAGENS

+ DESIGN

- NÓS FAZEMOS UM BIOS MAIS MODERNO, MAS O QUE TRAZ É MUITO COMPLETO.
+ REFRIGERAÇÃO

+ DESEMPENHO

+ SOM E REDE MELHORADOS

+ ILUMINAÇÃO RGB

A equipe de Revisão Profissional concede a ele a medalha de platina:

MSI MEG Z390 ACE

COMPONENTES - 90%

REFRIGERAÇÃO - 95%

BIOS - 95%

EXTRAS - 94%

PREÇO - 90%

93%

Avaliações

Escolha dos editores

Back to top button