Avaliações

Msi meg x570 ace revisão em espanhol (análise completa)

Índice:

Anonim

Comprar uma placa-mãe não é uma tarefa fácil, especialmente quando existem centenas de modelos no mercado. A MSI deseja facilitar para nós com o MSI MEG X570 ACE com componentes de classe militar, excelente dissipação e desempenho garantido para jogos e tarefas pesadas.

A MSI MEG X570 ACE é a placa-mãe mais compensada com o chipset X570? Resolveremos essa questão durante a análise e veremos todos os seus benefícios e desvantagens. Não perca a nossa análise!

Como sempre, devemos agradecer à MSI pela confiança depositada em nós e nos enviar esta placa-mãe para análise no dia de seu lançamento.

Características técnicas MSI MEG X570 ACE

Desembalagem

O MSI MEG X570 ACE chegou até nós em uma caixa com uma apresentação semelhante à GODLIKE, ou seja, uma primeira caixa de papelão flexível que tem toda a superfície impressa em fotos da placa e informações no modo esquemático na parte traseira e lateral.

Se removermos essa primeira caixa, encontramos a que realmente abriga o produto, uma que é construída em papelão rígido preto com apenas o logotipo da MSI e abrindo no modo de caixa. No interior, dois andares para separar os acessórios da placa-mãe, perfeitamente sustentados por um molde de papelão e uma sacola plástica antiestática.

O pacote possui os seguintes acessórios (já prevemos que eles são menores que o GODLIKE por razões óbvias):

  • Placa-mãe MSI MEG X570 ACE Antena Wi-Fi com cabo extensor Cabo LED Corsair Rainbow Divisor LED RGB de duas cabeças Extensão Cabo LED arco-íris Cabo 4x liso SATA 6 Gbps DVD com drivers e software Cartões e sacolas para armazenamento Vários cartões e guia do usuário e instalação rápida

É um produto muito mais barato, portanto, elementos como placas de expansão e um número maior de cabos são removidos, embora o pacote ainda esteja extremamente completo e com cabos de boa qualidade

Design e especificações

A segunda placa de maior desempenho que a MSI disponibiliza ao usuário é esta MSI MEG X570 ACE, com aparência muito semelhante à versão GODLIKE, embora com diferenças notáveis ​​na conectividade, como veremos mais adiante, e menos visivelmente no design geral. Nesse caso, o tamanho também diminui para um formato ATX padrão com 305 mm de altura por 244 de largura.

Começando com seu design externo, temos um sistema de refrigeração bastante semelhante ao do MSI MEG X570 GODLIKE, onde a MSI fez um excelente trabalho na construção de um grande número de dissipadores de calor de alumínio de tamanho XL. Nesse caso, temos uma área de chipset com detalhes em cinza e dourado, ocultando o ventilador com a tecnologia ZERO FROZR, que adapta sua velocidade de acordo com as necessidades do chipset. Apesar de perdermos a iluminação RGB nesta área.

Se continuarmos à esquerda, os três dissipadores de calor com almofadas térmicas integradas para as unidades M.2 também serão mantidos com detalhes em ouro. O sistema integra um tubo de calor que começa a partir do próprio chipset e continua passando pelos dois dissipadores de calor VRM até terminar sob o painel de E / S traseiro. A iluminação MSI Mystic Light Infinity foi incluída na tampa superior do painel da porta, fornecendo proteção EMI.

Na parte traseira, não temos placa traseira de proteção e apenas a pintura especial típica responsável por isolar e proteger as linhas de eletricidade contra desgaste. Em geral, é um design um pouco mais básico que o da gama superior, perdendo elementos de iluminação e também a tela de notificação OLED, mas ainda possui um sistema de refrigeração eficaz para todos os elementos principais.

VRM e fases de energia

O MSI MEG X570 ACE também reduz um pouco o desempenho do seu VRM com uma configuração de 12 + 2 + 1 fases de energia, onde a linha principal de 12 fases ficará encarregada de gerar a tensão para a CPU ou Vcore. As outras duas fases cuidam da RAM, enquanto a terceira gerencia outros aspectos de hardware da placa-mãe. Para desmontar e acessar o VRM, precisamos desmontar completamente o dissipador de calor e deixar a placa-mãe vazia.

Vamos dividir o sistema de energia em três estágios principais e dois anteriores para explicar todos os seus elementos de maneira ordenada. Na primeira instância, ele mantém um conector de alimentação EPS duplo de 8 pinos cada. A energia do PSU passará por um controle digital PWM IR35201 fabricado pela Infineon. Este controle foi projetado para a regulação de tensão dos seguintes elementos a uma frequência de comutação máxima de 2000 kHz em uma configuração multifásica 6 + 2.

Este controlador envia o sinal e a tensão PWM para os três estágios principais. O primeiro deles consiste em 6 multiplicadores de fase Infineon IR3599, responsáveis ​​por duplicar o sinal para gerar as 12 fases de energia contadas. No segundo estágio, um total de 12 conversores MOSFET DC-DC IR3555 fabricados pela Infineon da família DR.MOS com capacidade de suportar até 60 A de corrente foram utilizados. Esse estágio é um pouco menos poderoso e básico do que o modelo topo de gama. Terminamos com os 12 CHOKES construídos em titânio que estabilizam o sinal através de capacitores de alta qualidade.

Algo que não perdemos neste modelo é a roda de seleção física MSI Game Boost, com a qual podemos executar um overclock controlado e automaticamente para obter os benefícios máximos do novo AMD Ryzen 3000. Se preferirmos, teremos funcionalidade semelhante no software Dragon Center do próprio sistema operacional.

Soquete, chipset e memória RAM

Essa nova plataforma foi projetada para abrigar os novos processadores AMD Ryzen de terceira geração com um processo de fabricação de 7 nm. Mas a AMD já permitiu compatibilidade retroativa com seus processadores anteriores, graças à manutenção do soquete AM4 para o SoC. Nesse caso, a MSI certifica a compatibilidade com os processadores AMD Ryzen de terceira e segunda geração com e sem gráficos Radeon Vega integrados. Nada é dito sobre as APUs Ryzen de 1ª geração nem em suas especificações nem em sua lista de compatibilidade.

O chipset AMD X570 é uma das grandes novidades desta geração de placas, com pelo menos 20 pistas PCI disponíveis ao fabricante para apresentar os dispositivos que julgar apropriados, embora mantendo sempre 8 dessas pistas fixas para o PCIe 4.0 e para comunicação. com a CPU. O restante das faixas poderá abrigar portas SATA, M.2 e USB de até 3.1 Gen2, se considerado apropriado.

Finalmente, falamos sobre os 4 slots DIMM que suportam um total de 128 GB de RAM DDR4 nas velocidades de 1866, 2133, 2400 e 2666 MHz no canal duplo, de acordo com as especificações do fabricante. Eles suportam perfis DDR4 BOOST e A-XMP, portanto , não devemos ter problemas em instalar memórias de frequência mais alta nesta placa, como as que usamos em nosso banco de testes de 3600 MHz com perfis JEDEC personalizados. De fato, as CPUs Ryzen suportam nativamente frequências efetivas de até 3200 MHz a partir de memórias.

Slots de armazenamento e PCI

Em relação aos slots de armazenamento e PCIe, devemos diferenciar aqueles que estão conectados ao chipset e à CPU. A contagem total é de 3 slots PCIe 4.0 x16 e dois slots PCIe 4.0 x1, embora seja importante conhecer suas configurações de velocidade e capacidade com base na geração de CPU que instalamos nos dois slots principais:

  • Com as CPUs Ryzen de 3ª geração, os dois principais slots funcionam no modo 4.0 em x16 / x0 ou x8 / x8. Com os processadores Ryzen de segunda geração, os dois principais slots funcionarão nos modos 3.0 a x16 / x0 ou x8 / x 8. Nos APUs Ryzen de segunda geração e os gráficos Radeon Vega, os mesmos slots funcionarão no modo 3.0 a x8 / x0. O segundo slot PCIe x16 será desativado para a APU.

Os três restantes serão conectados ao chipset X570 da seguinte maneira:

  • O slot x16 funcionará no modo 4.0 ou 3.0, embora ele suporte apenas uma velocidade x4, os dois slots PCIe x1 funcionarão no modo 4.0 ou 3.0

É importante saber que os dois slots PCIe x1 não poderão funcionar simultaneamente. Se instalarmos uma placa em uma, a outra não estará mais disponível. Essas são coisas importantes que um usuário deve saber antes de instalar as placas de expansão e encontrar surpresas desagradáveis.

Agora devemos falar sobre armazenamento em que a CPU gerenciará apenas um slot M.2 PCIe 4.0 x4 deste MSI MEG X570 ACE dos três que possui. Ele suporta os tamanhos 2242, 2260, 2280 e 22110, inteiramente para unidades sob o barramento PCIe e não para SATA. Você pode assumir que, se instalarmos um Ryzen de segunda geração, o barramento se tornará 3.0.

Os outros dois slots poderão operar no modo PCIe 4.0 x4 e SATA III, com tamanhos disponíveis de 2242, 2260 e 2280. E eles são conectados diretamente ao barramento do chipset. O fabricante não indica limitações quanto a isso, se queremos conectar simultaneamente três unidades M.2, juntamente com as 4 portas SATA III de 6 Gbps que também serão gerenciadas através do chipset. Em todos eles, é possível fazer configurações RAID 0, 1 e 10 com até 4 dispositivos de armazenamento e a tecnologia Store MI.

Conectividade de rede e placa de som

O MSI MEG X570 ACE possui uma placa de som de alto nível, graças a um codec Realtek ALC1220 com capacidade para 7.1 canais de áudio de alta definição. O amplificador DAC da série SABRE ESS foi escolhido para fornecer uma impedância de até 600 Ω em fones de ouvido, graças ao MSI AUDIO BOOST e aos capacitores Chemicon e WIMA de alta qualidade. Obviamente, a saída de áudio digital é incluída através do S / PDIF, embora não seja o conector Jack der 6.3 que possui a placa GODLIKE.

A conectividade de rede também é um trampolim, embora ainda tenhamos uma interface Ethernet dupla para conectividade com fio. A primeira porta é controlada por um Realtek RTL8125 que fornece uma largura de banda de 2, 5 Gbps, enquanto a segunda porta oferece conectividade 10/100/1000 Mbps, graças a um chip Intel 211-AT GbE.

Na seção sem fio, foi escolhida uma placa M.2 2230 CNVi Intel Wi-Fi 6 AX200, que é, digamos, a versão normal da linha Killer voltada para jogos. O desempenho da largura de banda é exatamente o mesmo: 2.404 Mbps na banda de 5 GHz e 574 Mbps na banda de 2.4 GHz. Tudo isso graças às conexões 2 × 2 com a tecnologia MU-MIMO e com uma frequência de 160 MHz no protocolo IEEE 802.11ax. Obviamente, ter essa largura de banda só será possível com um roteador que funcione no mesmo protocolo; caso contrário, ele funcionará através do 802.11ac, atingindo até 1, 73 Gbps.

Portas de E / S e conexões internas

Chegamos ao trecho final da contagem de características técnicas, fornecendo uma boa visão geral das portas externas e internas disponíveis no MSI MEG X570 ACE. Nas fotos que colocamos, você pode ver como temos botões on-board para ligar, reiniciar e fazer overclock automático. Também um painel importante de LED de depuração para exibir mensagens de status do BIOS e do hardware.

Um software fundamental para os produtos MSI será o Dragon Center, pois nos fornecerá um painel de controle muito completo sobre as características da nossa placa-mãe. Poderemos monitorar o aquecimento de seus 7 sensores de temperatura, personalizar o perfil de até 6 ventiladores ou bombas de água usando um sinal PWM. Da mesma forma, podemos fazer overclock de uma maneira simples sem acessar o BIOS.

Depois disso, vejamos o painel de portas traseiras:

  • Botão Limpar CMOS Botão Flash Conectores da antena BIOS2x Porta PS / 22x RJ.45 Ethernet2x USB 2.02x USB 3.1 Gen13x USB 3.1 Gen21x USB 3.1 Gen2 Tipo CPort S / PDIF5x Jack de 3, 5 mm para áudio

É impressionante ter mais duas portas USB neste painel traseiro do que a placa GODLIKE, embora agora você veja qual é o motivo.

Vamos ver as portas internas:

  • 1x USB 3.1 Gen2 tipo C2x USB 3.1 Gen1 (suportando 4 portas USB) 2x USB 2.0 (suportando 4 portas USB) Conector frontal do painel de áudio 8x conectores para bomba e ventiladores de refrigeração TPM2x conectores de 2 pinos para sensores de temperatura (disponíveis em 1x cabeçalho de LED RGB de 4 pinos2x cabeçalhos de 3 pinos A-RGB LED1x cabeçalho de 3 pinos para Corsair RGB LED

Vamos ver quais portas USB vão para chipset e CPU:

  • Chipset X570: 2 painel traseiro USB 3.1 Gen2, USB 3.1 Gen2 tipo C interno, 4 USB 3.1 Gen1 interno, 4 USB 2.0 interno e 2 painel traseiro USB 2.0. CPU: 2 painel traseiro USB 3.1 Gen2 e 2 USB 3.1 Gen1

O motivo de termos inserido duas portas USB 2.0 extras é que, neste caso, temos apenas 4 portas SATA conectadas ao chipset, portanto havia mais espaço disponível para expandir a conectividade periférica.

Banco de ensaio

BANCO DE TESTE

Processador:

AMD Ryzen 9 3900x

Placa de base:

MSI MEG X570 ACE

Memória:

Memória: 16GB G.Skill Trident Z RGB Royal DDR4 3600MHz

Dissipador de calor

Estoque

Disco rígido

Corsair MP500 + NVME PCI Express 4.0

Placa gráfica

Nvidia RTX 2060 Edição para Fundadores

Fonte de energia

Corsair AX860i.

Desta vez, também usaremos nosso segundo banco de testes, embora, é claro, com a CPU AMD Ryzen 9 3900X, memórias de 3600 MHz e um SSD NVME duplo. Sendo um deles o PCI Express 4.0.

BIOS

Continuamos com o AMIBIOS da MSI. A parte positiva é que eles são muito bem purificados e nos permitem fazer tudo: monitorar, ajustar tensões, um bom nível de overclock (embora nesta faixa de processadores Ryzen 3000 seja muito verde) e controlar qualquer opção em nossa placa. O ruim é que você precisa de um lifting e tem um design mais atual. De resto, estamos muito felizes.

Overclock e temperaturas

Em nenhum momento conseguimos carregar o processador a uma velocidade mais rápida do que o que ele oferece em estoque, algo que já discutimos na revisão dos processadores. Embora desejemos comprovar, decidimos fazer um teste de 12 horas com o Prime95 para testar as fases de alimentação.

Para isso, usamos nossa câmera térmica Flir One PRO para medir o VRM, também coletamos várias medições de temperatura média com a CPU padrão, com e sem estresse. Deixamos-lhe a mesa:

Temperatura Estoque relaxado Estoque completo
MSI MEG X570 ACE 43 ºC 49 ºC

Palavras finais e conclusão sobre o MSI MEG X570 ACE

A MSI MEG X570 ACE é uma das placas-mãe mais interessantes que a MSI lançou no dia do lançamento do AMD Ryzen 3000. Já vimos durante a Computex 2019 e gostamos muito do que vimos, agora podemos confirmar que é uma placa-mãe 100% recomendado.

Possui um total de 12 + 2 + 1 fases de energia, um notável sistema de refrigeração no armazenamento VRM e NVME e um som muito melhorado em comparação com outras gerações.

Recomendamos a leitura das melhores placas-mãe do mercado

No nível de conectividade, temos duas placas de rede, uma delas é Gigabit e a outra 2, 5 GBIT. É acompanhado por uma interface sem fio 802.11 AX (Wifi 6), ideal para aproveitar os roteadores mais poderosos do mercado.

Como vimos nas análises das Ryzen 7 3700X e Ryzen 9 3900X, podemos tirar o máximo proveito disso jogando. Não é mais necessário comprar um processador Intel para desfrutar de jogos de ponta que são mais exigentes.

Antes da análise, não sabemos o preço que essas novas placas-mãe MSI custarão. Percebemos um notável aumento na qualidade de suas placas-mãe AM4, temos certeza de que elas terão um preço um pouco mais alto que a geração anterior. O que você acha do MSI MEG X570 ACE?

VANTAGENS

DESVANTAGENS

+ DESIGN

+ VRM DE MUITO QUALIDADE

+ DESEMPENHO

+ WIFI 6 E 2, 5 GBIT LAN CONEXÃO

+ REFRIGERAÇÃO

A equipe de Revisão Profissional concede a ele a medalha de platina:

MSI MEG X570 ACE

COMPONENTES - 90%

REFRIGERAÇÃO - 92%

BIOS - 90%

EXTRAS - 91%

PREÇO - 88%

90%

Avaliações

Escolha dos editores

Back to top button