Avaliações

Msi meg x570 godlike review em espanhol (análise completa)

Índice:

Anonim

No kit de imprensa da AMD, recebemos a fantástica placa-mãe MSI MEG X570 GODLIKE. Já vimos isso durante a Computex 2019 e suas 19 fases de energia, seu design poderoso, componentes de alta durabilidade são alguns dos pontos mais fortes.

Precisamos comprar uma placa-mãe tão sofisticada para jogar? Será que valerá a pena com o Carbon Gaming ou o MGE X570 ACE? Resolveremos essas dúvidas e muito mais ao ler nossa resenha. Vamos começar!

Características técnicas MSI MEG X570 GODLIKE

Desembalagem

É uma ótima notícia que a MSI optou por incluir a nova plataforma AMD em um modelo topo de gama, como o MSI MEG X570 GODLIKE. Uma placa-mãe impressionante que não chegou em uma grande caixa de papelão flexível como método de embelezar a caixa principal. Nesta primeira caixa, temos uma bela decoração com fotografias da placa-mãe e os emblemas em letras douradas. No verso, recebemos muitas informações sobre os principais recursos deste fórum.

Em seguida, removemos esta primeira caixa para encontrar a caixa de cátions rígida definitiva em preto com o logotipo da marca e a abertura do tipo caixa. No interior, encontramos uma distribuição bem conhecida, placa de base na parte superior bem fixada por um molde de papelão preto e logo abaixo de todos os acessórios, que são muitos. Vamos vê-los, porque eles não têm desperdício:

  • MSI MEG X570 GODLIKE Placa-mãe Cartão Xpander- Z com Dual M2 PCIe 4.0 Cartão Ranua Super LAN 10G Cartão Antena Wi-Fi com cabo extensor 2x termistores de temperatura Cabo Corsair Rainbow LED Cabo Dual LED RGB Splitter 2x Extensão Rainbow LED Cabos 6.3 Adaptador Jack mm de áudio3x cabos SATA de 6Gbps com malha têxtilDVD com drivers e softwareAdesivos e sacolas para guardar algoVários cartões e nosso importante guia do usuário

Sem dúvida, temos um ótimo pacote de acessórios com muitos cabos úteis para ampliar a iluminação de nossos equipamentos, nosso guia do usuário indispensável e, acima de tudo, duas placas de expansão PCIe que veremos agora um pouco mais detalhadamente.

Design e especificações

A MSI trabalhou muito no design desta placa-mãe MSI MEG X570 GODLIKE, não é à toa que é a sua gama superior, embora veremos em uma próxima análise que o modelo ACE também é muito semelhante a este. Observe que um formato E-ATX foi usado no lugar do ATX, tenha cuidado com seu chassi, pois precisamos garantir um espaço de pelo menos 305 x 272 mm.

Vamos estudar o sistema de refrigeração com cuidado, porque é algo que até agora não havia sido feito em uma placa-mãe com tantos detalhes. Começando com o chipset X570, o fabricante foi forçado a colocar um ventilador com um tamanho bastante grande e com a tecnologia ZERO FROZR para ajustar automaticamente sua velocidade de acordo com as necessidades. Nesta área, temos iluminação RGB Mystic Light.

O dissipador de calor do chipset possui três extensões na forma de dissipadores de calor SSD M.2, também construídos em alumínio. Todos os três oferecem uma abertura fácil e independente para a instalação de unidades e almofadas térmicas integradas em sua área inferior. O próximo item colocado é um heatpipe que comunica o dissipador de calor do chipset com os VRM. Esses blocos de alumínio de grandes dimensões são ligados por este tubo, que termina logo abaixo do painel da porta traseira.

Este painel possui um protetor de alumínio com um sistema de iluminação Mystic Light Infinity II em sua área superior. Obviamente, toda a iluminação será gerenciada com o software MSI. E acabamos com um elemento bastante interessante que a MSI introduziu chamado Dinamic Dashboard. Basicamente, é uma tela OLED localizada ao lado da RAM que atua como um monitor de hardware e podemos personalizá-la com GIFs e animações.

VRM e fases de energia

Começamos nossa análise aprofundada do MSI MEG X570 GODLIKE, analisando mais de perto o sistema de energia que ele incorpora. Foi escolhida uma configuração de 14 + 4 +1 fases de suprimento. A linha principal de 14 será responsável por fornecer o Vcore necessário para exigir overclocking nesta nova geração de processadores e na anterior.

O sistema pode ser dividido em três estágios, como sempre, embora tudo isso seja gerenciado em primeira instância por um controle digital PWM IR35201 fabricado pela Infineon. Este controle foi projetado para a regulação de tensão dos seguintes elementos a uma frequência de comutação máxima de 2000 kHz em uma configuração multifásica 6 + 2. Um VRM tão poderoso precisará de um conector EPS duplo de 8 pinos para alimentação, juntamente com o tradicional 24-ATX.

Após o controle PWM, estão localizados os multiplicadores de 7 fases IR3599, que neste caso dobrarão a contagem de fases para um total de 14. Eles operam a uma tensão de 3, 3V e, por meio de um único sinal PWM, são capazes de duplicar ou quadruplicar o número de fases. Nesse caso, o que precisamos saber é que essas 14 fases não são físicas desde o primeiro estágio, mas foram multiplicadas anteriormente por esses controladores.

No segundo estágio de potência do VRM Vcore, foram utilizados 14 conversores MOSFET DC-DC TDA21472 fabricados pela Infineon da família DR.MOS com capacidade de suportar até 70 A de corrente. Chegamos ao terceiro estágio de energia, onde contamos com 14 CHOKES (mais 5 para o restante das fases), totalizando 19, construídos em titânio junto com capacitores japoneses de máxima durabilidade.

Todo o sistema será integrado ao UEFI BIOS, para que o gerenciamento de voltagem seja simples através de um vdroop com até 8 modos de gerenciamento de voltagem para situações de overclock. Se preferirmos, com o Dragon Center ou o botão físico localizado na placa MSI Game Boost, também podemos mover os perfis de tensão e realizar overclocking automático apenas alterando o modo de operação. Temos um total de 11 posições e compatibilidade com os processadores Ryzen de segunda e terceira geração.

Soquete e RAM

Com base no que dissemos anteriormente, este MSI MEG X570 GODLIKE suporta processadores AMD Ryzen de terceira e segunda geração com e sem gráficos integrados Radeon Vega. O fabricante não fornece dados de compatibilidade com os processadores de APU de primeira geração com Bristol Ridge, e nem aparece na lista de compatibilidade oficial; portanto, devemos entender que não há. Lembre-se de que, por exemplo, a Asus tem compatibilidade com APUs de 1ª geração.

E quando se trata de RAM, o MSI também deixa algumas dúvidas ao usuário devido à questão da velocidade máxima suportada. O que não muda é a contagem de 4 slots DIMM, todos reforçados com placas de aço nas laterais e um sistema de fixação com um clique. O tamanho máximo permitido será de 128 GB DDR4.

A MSI detalha em sua planilha de dados e em sua lista de compatibilidade, apenas memórias de RAM com velocidades de 1866, 2133, 2400 e 2666 MHz. Entendemos que não apenas poderemos instalar esse tipo de memória, mas também módulos mais rápidos com perfis JEDEC OC personalizados pelas marcas, pois fica claro que a placa é compatível com A-XMP e DDR4-BOOST. Além disso, esses novos AMD Ryzen têm suporte para módulos de até 3200 MHz nativamente, não haveria sentido em limitar tanto o uso de memória.

Chipset AMD X570

O elemento que assume o papel de liderança nesta nova plataforma AMD é sem dúvida o chipset AMD X570. Sucessor do X470 e que vem, desta vez sim, com muito melhor que o anterior. E é isso, se você vir especificações de todas as anteriores, o X470 é simplesmente uma pequena atualização do X370. Além disso, é um chipset que seu desempenho foi motivo suficiente para os fabricantes de chapas darem a ela o destaque que merece nas placas-mãe topo de gama.

O AMD X570 possui um total de 20 pistas PCIe em sua versão 4.0, o que o torna o único chip, juntamente com o Ryzen 3000, compatível com esta nova versão do barramento por excelência para troca de dados. A largura de banda que ele oferece é de 2.000 MB / s bidirecional, e é verdade que eles atualmente não têm muitos aplicativos quando se trata de placas gráficas, por exemplo. Mas já existem unidades M.2 compatíveis com PCIe 4.0 que excedem 5.000 MB / s na transferência de arquivos de leitura.

Bem, dessas 20 LANES, 8 pistas serão para PCIe e outras 8 poderão ser para dispositivos SATA ou periféricos USB. As 4 pistas restantes são de livre escolha para os fabricantes, embora, em princípio, sejam destinadas a uma configuração de 4x SATA 6 Gbps ou 2x PCIe 4.0 x2. Oferece suporte para até 8 portas USB 3.1 Gen2 10Gbps e 4 portas USB 2.0. finalmente, 4 pistas PCIe serão as que fornecerão comunicação direta com a CPU para a troca de informações.

Neste ponto, será interessante ver como o MSI distribui essas faixas na CPU e no chipset para uso da porta.

Slots de armazenamento e PCI

E iniciaremos essa análise de pista PCI precisamente detalhando os principais recursos da conectividade de expansão e armazenamento MSI MEG X570 GODLIKE.

Vamos começar com os slots PCIe, dos quais temos um total de 4 PCIe 4.0 x16, o que certamente é muito, em comparação com outras placas. Obviamente, não encontraremos nenhum PCIe x1, o que seria interessante para placas de expansão desse tamanho específico. Todos os quatro slots têm reforço de aço, e os três primeiros, começando do topo, são conectados à CPU, enquanto o último vai diretamente ao chipset.

A geração e o chipset da Ryzen vão influenciar a configuração desses slots, então vamos dar uma olhada:

  • Com as CPUs Ryzen de terceira geração, os slots funcionam nos modos 4.0 a x16 / x0 / x0, x8 / x0 / x8 ou x8 / x4 / x4. Com os processadores Ryzen de segunda geração, os slots funcionam nos modos 3.0 a x16 / x0 / x0, x8 / x0 / x8 ou x8 / x4 / x4. Com as APUs Ryzen de segunda geração e os gráficos Radeon Vega, os slots funcionam no modo 3.0 a x8 / x0 / x0.O quarto slot conectado ao chipset trava x4 nos modos 4.0 ou 3.0.

Ok, temos 4 slots x16, mas apenas um deles funcionará no máximo de suas faixas. Isso não acontece apenas aqui, mas em todas as placas do mercado, uma vez que a Ryzen possui apenas 16 pistas PCI ativadas para slots de expansão. De qualquer forma, o MSI MEG X570 GODLIKE suporta AMD CrossFire 4 vias multiGPU e Nvidia SLI 2 vias.

Agora vamos discutir a seção de armazenamento, na qual também vamos diferenciar entre chipset e CPU. E começamos com a CPU, pois um slot M.2 PCIe 4.0 x4 que suporta tamanhos de 2242, 2260, 2280 e 22110 será conectado diretamente a ele. Este slot não tem suporte para a interface SATA.

Se formos para o chipset, é impressionante que a MSI tenha optado por participar das 4 pistas de configuração livre para colocar no total dois slots M.2 PCIe 4.0 x4 e 6 portas SATA III 6 Gbps. Esses dois slots suportam as unidades NVMe e SATA e suportam os tamanhos 2242, 2260 e 2280, um deles e o outro até 22110. Mais tarde veremos que a introdução de tantos M.2 no chipset afetará a capacidade das portas USB da placa.

Conectividade de rede e placa de som

Acabamos com o principal hardware interno com a placa de som e a conectividade de rede do MSI MEG X570 GODLIKE, o que é bastante bom.

Começando com a placa de som, temos um codec duplo Realtek ALC1220 com capacidade para 7.1 canais em alta definição. Além disso, foi instalado um DAC com o amplificador SABRE ESS E9018 que suporta um sinal de áudio de 32 bits em 135 dB SNR em mono e 129 dB SNR em 8 canais. Os capacitores WIMA de alta fidelidade e os capacitores Chemicon foram instalados no estágio de filtragem para gerar áudio de qualidade profissional. E algo impressionante é que o motivo da introdução de dois codecs de som é porque temos uma entrada de 6, 3 mm na placa de fone de ouvido estéreo de nível profissional. No nível da interface do usuário, temos o software Nahimic 3 para gerenciamento de sistemas.

Agora vamos para a conectividade de rede, que já sabemos que pode ser expandida usando uma placa PCIe em uma porta 10GbE. Mas é que o que já vem instalado é bastante bom, com uma conexão Ethernet dupla. O mais poderoso é controlado por um chip Killer E3000 que oferece uma largura de banda de 2, 5 Gbps, enquanto o outro possui um controlador Killer E2600 com 1 Gbps.

E como um bom cliente da Killer, a MSI optou por incorporar uma placa M.2 2230 Killer Wi-Fi 6 AX1650, destinada a jogos, para sua conexão de rede sem fio. Esta placa suporta conexões 2 × 2 com tecnologia MU-MIMO e OFDMA sob o protocolo IEEE 802.11ax, Wi-Fi 6 para amigos e banda dupla a 160 MHz. A largura de banda máxima na banda de 5 Ghz será 2404 Mbps, enquanto em 2, 4 GHz alcançaremos 574 Mbps. O chip também suporta conexões Bluetooth 5.0.

Portas de E / S e conexões internas

Antes de observar as portas, podemos ver que a placa possui botões integrados para os modos de redefinição, alimentação e overclock automático na área inferior direita. Da mesma forma, temos o painel LED Debug para os códigos numéricos que informam o status do BIOS e da placa.

As portas incluídas no painel traseiro são:

  • Botão Limpar CMOS Botão BIOS do BIOS 2x conectores de antena porta PS / 22x RJ-45 Ethernet 2x USB 3.1 Gen13x USB 3.1 Gen21x USB 3.1 Gen2 tipo C C-6, 3mm jack S / PDIF porta 3, 5mm jack para áudio

A maioria dos CPUs que instalaremos nesta placa-mãe serão CPUs sem gráficos integrados; portanto, a AMD não vê a necessidade de colocar conectores de vídeo nela. Como comentamos anteriormente, o número de portas USB no painel traseiro foi afetado pelas faixas de chipsets já ocupadas, tendo um total de 6 delas.

Vamos agora olhar para os conectores internos, incluindo USB:

  • 1x USB 3.1 Gen2 tipo C2x USB 3.1 Gen1 (suportando 4 portas USB) 2x USB 2.0 (suportando 4 portas USB) Conector frontal do painel de áudio 10x conectores para ventiladores e bomba de resfriamento 2x conectores de 2 pinos para sensores de temperatura (disponíveis no 1x cabeçalho de 4 pinos RGB LED2x cabeçalho de 3 pinos A-RGB LED1x cabeçalho de 3 pinos para Corsair RGB LED

Também temos 7 sensores de temperatura distribuídos por toda a placa-mãe para monitorar os principais componentes dela. Tudo isso será gerenciável no MSI Dragon Center

Para finalizar, mencionaremos quais portas USB vão para chipset e CPU:

  • Chipset X570: 2 USB 3.1 Gen2 no painel traseiro, USB 3.1 Gen2 tipo C interno, 4 USB 3.1 Gen1 interno e 4 USB 2.0 interno. CPU: 2 painel traseiro USB 3.1 Gen2 e 2 USB 3.1 Gen1

Cartões de expansão incluídos

Eles fazem parte do Unboxing e não iremos testá-los ou revisá-los, portanto, apenas explicaremos um pouco suas principais características, porque para o usuário elas serão extremamente úteis neste MSI MEG X570 GODLIKE.

Na placa M.2 XPANDER, esta é uma placa PCIe x8 em uma configuração de slot x16 com dois slots M.2 PCIe 4.0 x4 para instalar unidades de armazenamento SSD de alto desempenho. Também possui um sistema de refrigeração com dissipador de calor de alumínio e um ventilador com a tecnologia FROZR da MSI.

A segunda placa de expansão consiste em uma placa de rede com uma porta RJ-45 funcionando a uma velocidade de 10 Gbps. Uma ótima opção para usuários que precisam de grandes transferências de arquivos em seus computadores.

Banco de ensaio

BANCO DE TESTE

Processador:

AMD Ryzen 9 3900x

Placa de base:

MSI MEG X570 GODLIKE

Memória:

Memória: 16GB G.Skill Trident Z RGB Royal DDR4 3600MHz

Dissipador de calor

Estoque

Disco rígido

Corsair MP500 + NVME PCI Express 4.0

Placa gráfica

Nvidia RTX 2060 Edição para Fundadores

Fonte de energia

Corsair AX860i.

Desta vez, também usaremos nosso segundo banco de testes, embora, é claro, com a CPU AMD Ryzen 9 3900X, memórias de 3600 MHz e um SSD NVME duplo. Sendo um deles o PCI Express 4.0.

BIOS

Chegamos a um dos pontos mais fracos desta placa-mãe. O BIOS do MSI X570 Godlike nos aqueceu bastante. Ele veio com um BIOS muito verde, e a atualização para o novo literalmente nos custou "vida". Tivemos que usar o botão flash para instalar o BIOS estável mais recente.

Como sempre, nos permite fazer overclock manualmente, ajustar ventiladores, monitorar todos os componentes e ver rapidamente todos os componentes conectados com um mapa. Muito para melhorar a tensão que lança nosso Ryzen 9 3900X de 1, 5v… obviamente, tivemos que abaixá-lo para menos de 1, 3V para evitar possíveis degradações.

Overclock e temperaturas

Em nenhum momento conseguimos carregar o processador a uma velocidade mais rápida do que o que ele oferece em estoque, algo que já discutimos na revisão dos processadores. Embora desejemos comprovar, decidimos fazer um teste de 12 horas com o Prime95 para testar as fases de alimentação.

Para isso, usamos nossa câmera térmica Flir One PRO para medir o VRM, também coletamos várias medições de temperatura média com a CPU padrão, com e sem estresse. Deixamos-lhe a mesa:

Temperatura Estoque relaxado Estoque completo
MSI MEG X570 ACE 34ºC 55 ºC

Palavras finais e conclusão sobre MSI MEG X570 GODLIKE

A MSI MEG X570 GODLIKE é uma daquelas placas-mãe que são compradas uma vez na vida. Possui 19 fases de potência (14 + 4 + 1), um design brutal, um grande número de conexões, uma dissipação imbatível e um desempenho muito bom.

Esta placa é ideal para uso com um Ryzen 9 3900X e um sistema Multi-GPU para aproveitar ao máximo enquanto estiver jogando e / ou trabalhando.

Realmente gostamos de incorporar uma placa de rede LAN de 10 Gigabit e um adaptador para conectar vários NVME M.2 e ter um RAID SSD NVID super rápido. A integração de uma placa de rede sem fio 802.11 AX o torna um sistema muito bom.

Recomendamos a leitura das melhores placas-mãe do mercado

Também gostamos muito da placa de som embutida. Possui um excelente DAC e permite conectar alto-falantes e microfones de última geração (estúdios).

A grande desvantagem é o BIOS, achamos que ele precisa muito para polir. Evite falhas de inicialização e uma sobretensão não boa para o nosso processador. Ainda pensamos que durante este verão, todos esses problemas serão corrigidos nesses Ryzen 3000.

Seu preço na loja é ataque cardíaco. Podemos encontrá-lo com um preço superior a 700 euros. Então eu disse que é uma placa-mãe que você compra uma vez na vida. Existem opções como o X570 ACE que funcionam tão bem, mas têm muito menos extras, mas são consideravelmente mais baratos.

VANTAGENS

DESVANTAGENS

+ VRM E COMPONENTES

- BIOS INSTÁVEL
+ DESIGN E RGB - PREÇO ALTO

+ REFRIGERAÇÃO

+ 10 CONECTIVIDADE GIGABIT E WIFI 802.11AX

+ CARTÃO DE SOM DE ALTA GAMA

A equipe de Revisão Profissional concede a ele a medalha de ouro:

MSI MEG X570 GODLIKE

COMPONENTES - 95%

REFRIGERAÇÃO - 90%

BIOS - 77%

EXTRAS - 90%

PREÇO - 80%

86%

Avaliações

Escolha dos editores

Back to top button