Android

Monitor: todas as informações que você precisa saber? ️?

Índice:

Anonim

Sem dúvida, um dos elementos estelares quando montamos uma equipe depois da torre e a segunda com o maior orçamento. Há muitos aspectos a serem avaliados em um monitor: resoluções, taxa de atualização, resposta… Aqui vamos dar um retorno a tudo o que você deve saber.

Índice de conteúdo

Tipos de painel

Hoje, todos os painéis que vamos ver são LCD. Dentro desta família, existem três ramos principais e cada um deles possui características distintas. Do TN, que é o mais antigo ao moderno IPS. Existem alguns que são mais adequados para edição de trabalhos, modelos de uso geral e outros perfeitos para jogos. Como já discutimos extensivamente em um artigo anterior sobre essa área, começaremos mostrando uma tabela comparativa dos três tipos:

  1. TN (Twisted Neumatic) VA (Alinhamento Vertical) IPS (In-Plane Switching)

Tabela orientadora dos tipos de painéis LCD

Por sua vez, dentro dos painéis, podemos encontrar diferentes tipos de iluminação:

  • Edge Edge: o mais usado e também o mais barato. A luz atinge pixels da borda através de um painel difusor. LED completo: todos os LEDs na tela são totalmente iluminados. Diming local: a luz de fundo do LED é dinâmica e perde ou ganha seletivamente intensidade para otimizar o contraste. OLED, AMOLED e P-OLED: os chamados monitores "orgânicos". Os pixels podem ser totalmente desativados dinamicamente para enfatizar o efeito e a cor obtidos com a tecnologia Diming local. Como regra geral, eles são extremamente caros.

Resolução no monitor

Depois de escolhermos um tipo de painel, é hora de escolher a resolução para nossa tela. Como regra geral, maior resolução, maior qualidade de imagem e preço mais alto. Também devemos dizer que não precisamos ficar loucos ou ficar obcecados com um monitor 4K. Da mesma forma que com os painéis, o uso que vamos dar a ele deve ser nossa prioridade.

Um jogador profissional geralmente prefere mudar em resoluções de 1080, mas prioriza a taxa de atualização e o tempo de resposta. Por outro lado, um usuário dedicado ao design gráfico ou à edição de vídeo geralmente prefere uma resolução mais alta e é mais exigente com a qualidade da cor e do contraste.

Proporção da imagem

Além das resoluções de tela, também temos diretamente relacionado a proporção da mesma. Atualmente, o número de formatos padrão foi expandido e os modelos amplo e ultra amplo tornaram-se muito populares, especialmente para monitores curvos. Atualmente, o formato “cinema” que conhecemos é 16: 9 e é a proporção mais popular nos monitores, mas foi movida para 2, 39: 1 mais recentemente. Mostramos um gráfico comparativo baseado em Full HD para que você entenda o que queremos dizer:

Diante disso, estabelecemos a relação entre resolução e aspecto das resoluções mais utilizadas:

  • 720p é 16: 9 800p é 16:10 1080p é 16: 9 1200p é 16:10 2K é 16: 6 1440p é 16: 9 1600p 16:10 4K é 16: 9 8K é 16: 9

Como você pode ver, o padrão gira entre 16: 9 e 16:10, o que não significa que não possamos encontrar formatos largos , como 2560 × 1080 (2, 37: 1) ou 3440 × 1440 (32: 9). Em geral, podemos encontrar versões amplas ou ultra amplas de todas as resoluções mencionadas acima. Esse tipo de modelo ganhou muita popularidade pelo conforto do espaço de trabalho na tela, mas para jogos esses formatos geralmente não são recomendados e pode ser o caso de jogar com listras pretas nos dados devido à falta de resolução existente.

Espaço de cor

Um campo que o usuário comum não olha, ou talvez não saiba o quão relevante é. Monitores em que o preto é muito puro enquanto outros têm um tom acinzentado? Azuis que parecem violetas? Esses tipos de problemas têm a ver com o espaço de cores e geralmente são a principal preocupação de designers gráficos, ilustradores ou editores de vídeo. Obviamente, além do nosso tipo de monitor, existem programas e ferramentas que podem nos ajudar a calibrar sua cor, embora obviamente seja apenas mais uma ajuda. Vamos ao tópico:

Fonte: Wikipedia

Todos os monitores são gerenciados nos espaços de cores do modelo RGB e, dentro deles, existem intervalos mais amplos que outros. RGB refere-se aos três tipos de LEDs que criam misturas de cores de vermelho (vermelho), verde (verde) e azul (azul) em um processo chamado síntese aditiva. Dentro do RGB , podemos encontrar variáveis e estas são responsáveis ​​pela intensidade ou pureza de suas cores.

sRGB

RGB padrão , é o modelo original e mais próximo da cor real (com base em ciano, magenta, amarelo e preto) ou papel 2200 Matt. É também o modelo padrão para a Internet e a grande maioria dos dispositivos eletrônicos, já que sua margem de cores é a menor do catálogo.

Adobe RGB

Próximo em tamanho. Criado em 1998, este modelo aprimorado expande o catálogo de cores sRGB em até 50%. Ao exibir uma paleta maior, é um espaço de cores ideal para trabalhos de edição, ilustração e design. Em geral, ele funciona nas duas imagens que serão usadas no formato da Web e na impressão e, posteriormente, é transferido para o CMYK com uma melhor qualidade de cor.

ProPhoto RGB

O ProPhoto RGB foi lançado pela Kodak em 2011 e é o mais recente da lista. De todos eles, é o modelo com o registro mais amplo, destacando-se por incluir mais cores do que o olho humano pode perceber. Isso ocorre porque é o mais próximo dos mais de 16 milhões de cores de luz RGB existentes. Isso torna as imagens e vídeos criados com esse espectro muito ricos, mas é difícil para os editores trabalharem, pois pelo menos 13% desse espectro são "cores imaginárias" para nós, pois não podemos discernir seus tons.

2200 Matt Paper

O "papel fosco" representa a cor física. Esta categoria está incluída para mostrar as restrições de cores sujeitas ao processo de impressão com tinta CMYK. A cor é clara e, enquanto nas telas, podemos gerar cerca de 16 milhões de cores, em materiais físicos isso é mais difícil, pois é impossível gerar o mesmo volume de uma variedade de tons. É por isso que não podemos esperar o mesmo contraste ou tons vibrantes em um formato físico que em um monitor. A gama de cores é bastante reduzida e é por isso que designers e ilustradores estão tão preocupados em calibrar suas telas, na tentativa de não distorcer as cores do acabamento real em relação ao que vêem em seus monitores.

Profundidade de cor

Depois de lidar com os espaços de cores, a questão de sua profundidade permanece. Supõe a quantidade de informações de cores que podemos ver em cada pixel individual do monitor. Essas informações são medidas em bits e os monitores geralmente variam entre 10 e 32 bits, dependendo da idade. Mostramos a você a equivalência:

  • 1 bit: 2 cores por pixel. 8 bits: 256 cores por pixel. 10 bits: 1024 cores por pixel. 16 bits: 65.536 cores por pixel. 24 bits: 16.777.216 cores por pixel. 32 bits: 16.777.216 cores por pixel e 256 mais (8 bits) adicionados ao canal Alpha por um fator de opacidade.

Não devemos esquecer que os Bits são uma configuração de cores, mas também melhoram a resolução e a qualidade da imagem. Existem modelos que podem ser configurados para transmitir com 16, 24 ou 32 bits, enquanto outros são estáticos.

Brilho e contraste no monitor

Tão relevante quanto seu espaço e profundidade de cores são questões de brilho e contraste. Vamos começar esclarecendo como cada um deles afeta nosso monitor:

  • O brilho: é o brilho emitido pelo monitor. É medido em candelas por metro quadrado (CD / M2) e pode ser avaliado através da qualidade da exibição da tela em ambientes com alta ou baixa luminosidade. Atualmente, a maioria dos monitores possui brilho analógico-calibrável com um painel na mesma tela. Contraste: Essa é a diferença entre o pixel mais brilhante na tela e o mais escuro. Não existe um padrão para contraste, mas cada marca estabelece sua porcentagem ideal com base nos controles de produção ou qualidade. Podemos encontrá-lo em dois modelos: contraste real ou contraste dinâmico.
  1. Contraste real: todos os pixels na tela são iluminados e a escuridão pura está naqueles que são completamente pretos. É o contraste original e sua porcentagem ideal se move em uma proporção não inferior a 1.000: 1. Contraste dinâmico: nas áreas mais escuras da tela, os pixels são desativados dinamicamente para gerar mais profundidade de cor. Eles enriquecem bastante a experiência na tela e podem variar de 50.000: 1 a 5.000.000: 1 malucos.

Para avaliar de forma confiável a qualidade do brilho e do contraste de um monitor, a maneira mais eficiente e prática de fazer isso é reproduzir um vídeo ou imagem muito escura em um ambiente bem iluminado. Se a qualidade que percebemos dessa maneira for boa, podemos ter certeza de que em ambientes de luz moderada podemos esperar uma exibição ideal.

Curvo vs plano

Um ponto-chave para muitos, embora a grande maioria dos monitores no mercado seja plana. O monitor curvo tem um certo apelo, principalmente para pessoas que não são a favor de ter duas telas e procuram um espaço maior para trabalhar. Por outro lado, também existem monitores curvos para jogos, por isso podemos dizer que ambas as áreas são cobertas.

Monitor curvo

Neste artigo, nosso principal interesse reside em explicar os três índices de curvatura disponíveis e sua relação com a distância de visualização. Para simplificar, podemos dizer que a curva descrita por esses monitores tenta se adaptar à do olho humano e ser uma extensão da maneira mais natural possível.

  • 1800R: curva de 1, 8 metro para a distância máxima ideal de visualização. 2300R: curvatura de 2, 3 metros para a distância máxima ideal de visualização. 3000R: curvatura de 3 metros para a distância máxima ideal de visualização. 4000R: curva de 4 metros para a distância máxima ideal de visualização.

Outro fato interessante é que em monitores curvos as proporções panorâmicas, amplas e ultra amplas são a estrela e o que geralmente é focado em sua produção.

Você pode descobrir mais sobre esta seção do artigo em nosso tutorial Monitor flat vs. curvado: suas vantagens e desvantagens.

Monitor plano

Extremamente popular e em geral com um preço mais baixo do que o encontrado em um monitor curvo com as mesmas características. Nós mostramos um exemplo:

BenQ GL2706PQ - Monitor para jogos QHD 2K de 27 "(2560x1440, LED, 16: 9, HDMI, DisplayPort, DVI-DL, VGA, 1ms, altura e rotação ajustáveis, alto-falantes, cuidados com os olhos, sem piscar de olhos, baixa luz azul), monitor preto de 27 "com resolução de qhd 2560x1440; Tempo de resposta rápido 1msgtg; Alto-falantes de 120 mm ajustáveis ​​em altura e integrados MSI Optix MAG271CQR - Monitor de jogos LED WQHD 144Hz de 27 "(2560 x 1440p, relação 16: 9, painel VA, painel VA, tela curva 1800R, resposta de 1 ms, brilho de 400 nits, Anti-reflexo, NTSC 0, 90 e SRGB 1, 15) monitor de jogo preto de 27 "com resolução WQHD (2560 x 1440 pixels) e tecnologia Anti: Glare; 90% NTSC e 115% SRGB 314, 99 EUR

Ambos os modelos do link são excelentes monitores de jogos. Eles têm uma resolução de 2K, resposta de 1ms, 144Hz e 27 polegadas. Por que o segundo custa o dobro? Fácil: é curvado.

Concluindo nesta seção, podemos dizer que é um ponto difícil de lidar para muitos, pois, embora a tela curvada ofereça uma experiência mais imersiva e muitos a apreciem por esse motivo, a tela plana tem preços muito competitivos e um amplo catálogo. A decisão entre um ou outro geralmente reside mais em questão de orçamento e preferências pessoais.

Tempo de resposta

Esta é uma seção que interessa muito mais aos jogadores e não sem razão. Consiste na frequência com que o monitor e o computador trocam informações. Quando os milissegundos são relevantes em sua vida, você aprende que o tempo de resposta do seu monitor pode fazer a diferença, enquanto para o usuário geral do escritório é totalmente irrelevante. A norma para monitores atuais é que as informações exibidas na tela sejam processadas em uma média de 5ms (milissegundos) e a partir daí podemos encontrar monitores de 3ms, 2ms...

Para os jogadores, 1ms é o número a ser aspirado ao procurar um monitor de jogo.

Taxa de atualização (FPS) e Hertz

Quadros por segundo (quadros por segundo) também são um ponto a ser valorizado nos monitores e, mais uma vez, os jogadores estão mais interessados ​​nesta seção. FPS e Hz (Hertz) estão intimamente ligados, pois a Hertz define o número máximo de quadros por segundo que nosso monitor pode exibir. Podemos ver 30 FPS em um monitor de 60 Hz, mas não 80 FPS no mesmo monitor.

A norma é que os monitores atuais operem em 60 Hz, portanto sua taxa de atualização é de 60 quadros por segundo. Estes são os modelos mais populares e mais baratos, e aumentar o Hz aumenta o FPS, mas também o preço. Dito tudo isso, os modelos mais populares são:

  • 60 Hz, até 60 FPS. 120 Hz, até 120 FPS. 144 Hz, até 144 FPS. 180 Hz, até 180 FPS. 240 Hz, até 240 FPS.

Chegando aqui, alguns esclarecimentos devem ser feitos:

  • Tradicionalmente, considera-se que o olho humano pode ver até 23 FPS, mas isso não significa que não podemos notar uma maior suavidade nos movimentos que vemos na tela a 60 ou 144Hz. Isso pode ser visto especialmente em videogames de alta resolução. Animações de partículas, volumétricas ou texturas nos parecerão mais fluidas com uma taxa de atualização mais alta e todo movimento em geral é muito mais suave. Esse é o tipo de defeito que se tenta qualificar em muitos jogos com efeitos como Motion Blur (motion blur) ou granulação de filme. Outro aspecto importante a ser tratado são os preços, e é que o aumento da hertz faz com que eles aumentem muito. Se também adicionarmos uma resolução mais alta e o monitor estiver curvado, as coisas geralmente ficam completamente fora de controle.

Outros aspectos a considerar

Depois de ver os fatores mais importantes para um monitor, como resoluções, proporção, formatos e tempo de resposta, podemos nos concentrar em outros não tão cruciais, mas também relevantes, como:

Tamanho do monitor

Algo que pode induzir em erro as pessoas de dentro da empresa é a ideia de que quanto maior a resolução, maior a tela. Polegadas não são tudo. Isso geralmente é verdade, mas isso não significa que a mesma tela de 27 ″ seja 4K ou Full HD. É importante avaliar se a tela pode ser grande, mas sua qualidade de imagem é baixa, por isso é importante avaliar se o dois ou apenas um dos aspectos é relevante para nós.

Se quisermos que um monitor seja usado a uma certa distância, estaremos mais interessados ​​em tamanho do que em resolução. Por outro lado, se gostamos de assistir filmes ou jogos em alta definição, provavelmente estamos dispostos a sacrificar parte do tamanho da tela em troca de uma qualidade de imagem mais alta.

Ergonomia

É um aspecto comumente esquecido. O fato de a tela poder ser elevada, girada ou inclinada em seu eixo é importante para ajustá-la à nossa altura ou à altura de nossa mesa e assento. Quem procura a possibilidade de ancorar o monitor na parede também aprecia que ele tem alças nas costas.

Filtro de luz azul

É um aspecto com o qual nos preocupamos cada vez mais nos últimos anos, à medida que nos tornamos mais conscientes dos aspectos adversos que essa iluminação nos monitores pode ter nos olhos e nos ritmos do sono. É por isso que existem muitos monitores que incluem filtros que reduzem sua presença.

Temos um artigo dedicado especificamente a este tópico que você pode ler. Filtro de luz azul: todas as informações.

Altifalantes

Sejamos honestos: todos que podem preferir ter um conjunto de alto-falantes em vez de telas que os incluam. A qualidade do som que podemos esperar dos alto-falantes integrados geralmente não é a mais ideal e eles também são uma adição que tende a aumentar o preço. Por outro lado, para aqueles que não têm espaço ou que não têm som como prioridade, podem considerar um monitor que os possui.

Conectividade

Com conectividade, entendemos o uso de conectores do tipo VGA ou HDMI. Como muitos sabem, para resoluções de 1080p em diante, é necessário o uso do cabo HDMI para obter a máxima qualidade de imagem. Além disso, dentro do HDMI, podemos encontrar vários tipos, dependendo da resolução do nosso monitor.

Portas USB

Um bom detalhe para ter no monitor como mais um extra para conectar acessórios como mouse ou teclado. Se também forem as versões mais recentes, podemos contar com uma melhor velocidade de transmissão de dados.

Conector 3.5 para fone de ouvido e microfone

Outro pequeno acréscimo para melhorar nossa qualidade de vida, principalmente se nossa torre estiver embaixo da mesa ou se o cabo de nossos fones de ouvido for bastante curto. O fato de o mesmo monitor incluir uma porta de entrada e saída de áudio é algo muito positivo e muitos, sem dúvida, apreciarão os detalhes.

Conclusões para o monitor ideal

Todos nós podemos encontrar nossa tela perfeita de acordo com o uso que queremos oferecer. Como conclusão, e depois de analisar todos os pontos deste tutorial, apresentamos o mais relevante a ser levado em consideração de acordo com suas necessidades:

Monitor de jogos

Nos jogos, é interessante levar em consideração:

  • A tela: geralmente plana. Se for curvado, em qualquer caso 1800R. Tempo de resposta: idealmente 1ms, mas até 3ms também é aceitável. Resolução: entre 1080 e 2K é o mais comum em monitores de 144Hz. Painel LCD do tipo VA: mais tempo de resposta do que em um painel TN, mas melhor taxa de atualização. Taxa de atualização: em nível profissional, os monitores mais usados ​​são 144Hz.

Alguns exemplos:

HP OMEN 25 - Monitor de jogos FreeSync de 25 polegadas (FHD, 1920 x 1080 pixels, tempo de resposta de 1 ms, até 144 Hz, 3 portas USB 3.0, 16: 9) preto 216, 82 EUR AORUS KD25F - Monitor de aor Gigabyte BenQ ZOWIE XL2411P - Monitor de jogo para e-Sport 24 "/ 61 cm FullHD (144Hz, 1ms, eQualizer preto, HDMI, DisplayPort, DVI-DL, eQualizer preto, Flicker- livre, altura ajustável) cinza escuro 199.00 EUR

Monitor para ilustração, design e edição

Para trabalhos gráficos, animação, 3D ou similar, devemos observar:

  • A tela: não importa muito se é plana ou curva, mas recomenda-se que seja feita de painéis IPS, pois oferecem as melhores cores e um contraste muito bom. Resolução: Recomenda-se mover de 1080p para cima e, em geral, um monitor de bom tamanho será apreciado por muitos, devido ao maior espaço de trabalho. Brilho e contraste: como a cor, são fatores muito importantes, especialmente contraste. Que cerca de 1.000: 1 seria o ideal. Taxa de atualização e tempo de resposta: em geral, eles não são fatores altamente relevantes, pois os mencionados acima tendem a importar mais. Com 60Hz e 5ms de resposta, você pode trabalhar corretamente.

Alguns exemplos:

Monitor Acer XB Predator XB271HKbmiprz IPS 27 ", 4K Ultra HD Matt (3840 x 2160 pixels, LED, 4K Ultra HD, IPS, Matt, 1000: 1), preto e vermelho 829, 00 EUR BenQ GW2765HT - Monitor para PC Desktop QHD 2K de 27 "(2560x1440, IPS, 16: 9, HDMI, DisplayPort, DVI-DL, VGA, 4ms, alto-falantes, altura e rotação ajustáveis, cuidados com os olhos, pouca luz azul, sem tremulação) Tela IPS 100% RGB WQHD 2560 x 1440 de alta resolução de 27 "; Ergonômico: altura ajustável 130 mm, pivô, inclinável EUR 220, 49 Tela LED ASUS MX27AQ de 68, 6 cm (27") Quad HD HD preto - Monitor (68, 6 cm (27 "), 2560 x 1440 pixels, Quad largo HD, LED, 5 ms, preto) Asus mx27aq. Tamanho da tela: 68, 6cm (27"); Resolução da tela: 2560x 1440pixels

Monitor de uso geral

Um monitor de uso geral pode existir em duas variantes: automação de escritório e jogos casuais ou de escritório e trabalho de edição. Para esses casos, podemos encontrar modelos mais básicos e tentar combinar os valores mencionados nas duas seções anteriores de acordo com nossas prioridades.

Relacionado a este artigo, você pode estar interessado:

Esperamos que este artigo seja esclarecedor para você e seja útil em sua aventura quando se trata de se documentar para escolher o monitor necessário. Não hesite em escrever qualquer pergunta em nossa seção de comentários. Até a próxima!

Android

Escolha dos editores

Back to top button