Microsoft lança patches espectrais para Haswell, Broadwell e Skylake
Índice:
A Microsoft continua trabalhando para melhorar a segurança dos usuários de seu sistema operacional Windows; portanto, os de Redmond continuam trabalhando todos os dias para mitigar os graves efeitos da vulnerabilidade Spectre, presente nos processadores Intel e AMD.
A Microsoft continua a lançar patches para Spectre nos sistemas Skylake, Broadwell e Haswell
A melhor maneira de atenuar as vulnerabilidades nos processadores é usar as atualizações do BIOS no nível da placa-mãe, pois dessa maneira você pode corrigir o firmware independentemente do sistema operacional e funcionará quando o usuário reinstalar um sistema operacional ou mudar para uma distribuição Linux. Infelizmente, esses tipos de atualizações são os mais caros de implementar, pois exigem a colaboração de várias partes.
Recomendamos que a leitura de nosso post na Intel deixe mais de 200 processadores sem patches para Meltdown e Spectre
Dado o lento ritmo de mitigação no nível do BIOS da placa-mãe, a Microsoft decidiu assumir a liderança e disponibilizar atualizações de segurança para os usuários do Windows por meio do Windows Update, um canal de distribuição muito rápido. A mais recente dessas atualizações é KB4091666, compatível com os processadores das séries Skylake, Broadwell e Haswell.
As atualizações de mitigação de espectros já foram lançadas para as plataformas Coffee Lake e Kaby Lake via Windows. Espera-se que as futuras CPUs Intel incluam atenuações no silício, enquanto mais atualizações do Windows virão para os processadores Ivy Bridge e Sandy Bridge. Embora as alterações no nível do BIOS sejam preferíveis, não há como evitar o fato de que muitos desses sistemas antigos estão fora da garantia e que os fabricantes de placas-mãe e OEMs têm uma equipe limitada dedicada à tarefa, tornando-os atualização é lenta.
Os fabricantes de placas-mãe deixaram de fazer atualizações de BIOS para os sistemas da era Sandy Bridge, tornando a injeção de microcódigo no nível do sistema operacional a única opção viável para proteger os usuários dessas plataformas desatualizadas.
Fonte Overclock3dHaswell e Broadwell passam por reinicializações a partir de fusões e patches espectrais
Os computadores baseados em processador nas arquiteturas Haswell e Broadwell estão enfrentando problemas de reinicialização após a aplicação das correções.
Intel lança novos microcódigos para haswell e broadwell
A Intel lançou um novo espectro de mitigação de vulnerabilidades de microcódigo para os processadores Haswell e Broadwell.
Intel sapm é uma proposta para corrigir as vulnerabilidades espectrais
A equipe do Intel STORM está trabalhando para resolver esses problemas de segurança da classe Spectre.