Tutoriais

Borda da Microsoft baseada em cromo: análise de desempenho

Índice:

Anonim

Embora o Microsoft Edge fosse um ótimo navegador da Web, ele não se materializou completamente. Agora, o Edge baseado em cromo retorna . Nós analisamos isso.

A Microsoft não joga a toalha com o Edge. E é isso, se você não pode com seu inimigo, alie-se a ele. Por esse motivo, a empresa retornou com seu explorador, mas desta vez com base no Chromium. Esta é uma versão leve ou, com menos detalhes, que o Chrome, mas ainda é a mesma. Então, decidimos analisar esse navegador muito bonito, embora nos perguntemos essa pergunta , valerá a pena?

Borda à base de cromo

Muitos associam o Chromium ao Chrome, mas não é exatamente o mesmo. É uma versão de código aberto do Chrome que não possui os codecs que o navegador do Google carrega. Poderíamos dizer que é como "a versão beta do Chrome", já que não é tão polida. O Chromium nasceu para que a comunidade desse ideias ao Google para melhorar o navegador.

A Microsoft decidiu participar deste projeto, referindo-se a um navegador que consumia menos recursos. Afinal, quaisquer melhorias feitas no Chromium beneficiarão o Chrome. Dessa forma, a Microsoft decidiu basear seu novo Edge no Chromium para oferecer aos usuários um navegador muito semelhante ao Chrome, que consome menos recursos e compartilha quase a mesma interface.

Nós testamos e encorajamos você a fazê-lo através deste link.

Interface

Para que você possa ver melhor as diferenças entre o Chrome e o Edge, decidi mostrar imagens dos dois nas mesmas situações.

Antes de começar com a interface, diga que ela é instalada com muita rapidez, detalhe que eu queria destacar. Quanto à sua interface, permite escolher entre três principais. Optei pelo escuro porque é o que mais gosto e porque também o uso no Google Chrome. Viva o tema escuro!

Edge

Chrome

Sem a moldura da janela, eu poderia dizer que estou enfrentando o Google Chrome, mas com menos detalhes no design. O Edge me parece mais minimalista que o Chrome. O sistema de guias, os menus suspensos à direita, extensões, aplicativos… tudo igual ao Google Chrome. Portanto, nesse sentido, poucas diferenças são encontradas. O mesmo acontece com os menus de configuração de ambos.

Edge

Chrome

As principais extensões são as mesmas, então o Edge tem um mercado bastante completo e muito semelhante ao do Google. Dito isto, o Google tem muito mais, como é lógico.

Parece que o Edge adiciona uma opção adicional chamada " aplicativos ", algo que chama nossa atenção já que os plugins ou "Extensões". Seu funcionamento me parece estranho porque não consigo entender a utilidade dos aplicativos. Temos que entrar na web, acessar o menu de aplicativos e instalar o aplicativo da web que estamos visitando. Eu te mostro.

Trata-se de instalar um aplicativo específico em uma página da web específica. Não acho um utilitário claro, exceto pelo fato de nos permitir diferenciar as janelas por sua cor e por seu ícone, pois na barra de tarefas parece que abrimos um aplicativo da Amazon.

Pode ser útil quando temos muitas janelas abertas e achamos difícil chegar à que queremos, porque todas elas têm o mesmo ícone na barra de tarefas.

Por fim, diga que o mecanismo de pesquisa padrão é o Bing, não o Google.

Configuração

Pessoalmente, gosto mais do menu de configurações do Edge Chromium do que do Google Chrome. Da mesma forma, devo dizer que em ambos é difícil encontrar certas opções, embora no Edge as seções sejam melhor estruturadas.

Chrome

Edge

À primeira vista, o Edge parece mais preciso e mais completo. No Chrome, temos o menu de configuração inteiro clássico dividido por seções que podemos acessar clicando com o botão esquerdo do mouse. Enquanto no Edge os menus são divididos, no Chrome há um único menu dividido em seções.

A interface é um tema que combina com seu gosto, pessoalmente eu gosto mais das configurações do Edge. Além disso, seu mecanismo de pesquisa funciona perfeitamente, caso você não encontre nenhuma opção.

Edge

Quanto às opções de configuração, elas parecem super parecidas comigo; portanto, o usuário do Chrome de toda a vida não terá complicações para configurar o Edge. Eu poderia enfatizar cada uma das seções, mas acredite, quase não há diferenças.

Desempenho

Esta é a chave para a qual muitos de vocês estão aqui : consumirá menos recursos do que o Opera, Chrome ou Brave? Funciona mais rápido? Pesa menos? E uma longa lista de perguntas que você fará a si mesmo.

Bem, quanto à RAM que o Edge baseado no Chromium consome, lamento desapontá-lo, mas os resultados não são muito satisfatórios. Digamos que abri o Chrome e o Edge com as mesmas janelas e abra. Quando digo o mesmo, digo "idêntico" porque são as mesmas páginas da web. Aqui está o resultado:

O Google Chrome consome 498, 8 MB de RAM, enquanto o Edge consome um total de 590, 7 MB. Deixe-me dizer-lhe que meu computador possui 8 GB de RAM e que o Edge Chromium possui menos extensões instaladas que meu Google Chrome. Eu não entendo por que consome 100 MB a mais de RAM, a verdade. Mencione também que não há aplicativos instalados no Edge.

Em relação à velocidade de carregamento, eles oferecem praticamente o mesmo, quase sem diferenças. Para dar um exemplo, tentei acessar o Mediavida nos dois e o Edge carregou a Web totalmente em 1, 06 segundos e o Chrome em 0, 92 segundos. Da mesma forma, não é totalmente preciso porque eu o medi com o cronômetro do meu celular. Além disso, também influenciará o DNS que temos, onde estamos e a velocidade da conexão.

Conclusões

Chegamos ao final da análise e tirei certas conclusões que podem lhe interessar. Eu poderia resumir o Edge baseado no Chromium com uma frase que um amigo meu diria: "Ele tem boas intenções, mas baixa execução ".

Por um lado, tem boas intenções porque a Microsoft reconheceu que o sistema Chromium é o melhor. Eles adotaram sua interface, sua estrutura de extensões, guias, janelas, favoritos; tudo o que vemos no Chrome. Eles até o aprimoraram com alguns movimentos, tornando o menu de configuração mais claro.

Por outro lado, as grandes críticas ao Chrome sempre foram o consumo de recursos. Parece-nos que ambos consomem praticamente o mesmo, apesar de termos testado os dois e o Edge consome muito mais RAM quando o colocamos em um vínculo. Podemos ver uma diferença de quase 1 GB, o que nos parece bastante considerando que o Chrome não consome pouco. No entanto, quando não abrimos muitas guias, podemos ver um menor consumo de RAM.

As pessoas vão migrar para o Edge? Minha opinião é que não por duas razões principais: consome mais recursos e o Google Chrome faz parte do ecossistema de muitos usuários que usam dispositivos móveis e PC. O Google aproveitou um momento em que o Mozilla não estava apresentando um desempenho espetacular e o Internet Explorer foi desastroso. O Edge é um ótimo navegador nativo, mas acho que o usuário o usará como Internet Explorer: para baixar o Google Chrome.

Esperamos que essa análise tenha ajudado você a dissipar dúvidas e a se aproximar um pouco do que o Edge com base em cromo oferece. Se você tiver alguma dúvida, pode nos perguntar na seção de comentários.

Qual é o seu navegador favorito? Porque Você acha que o Edge conseguirá atrair mais usuários?

Tutoriais

Escolha dos editores

Back to top button