Micron e cadência mostram os primeiros chips ddr5, eles chegarão em 2019
Índice:
A tecnologia não para de evoluir, depois de três anos desde a chegada da memória DDR4, é hora de pensar em qual será seu sucessor, o DDR5 que deve chegar ao mercado em 2019 ou 2020 se tudo correr conforme o planejado.
O desenvolvimento da memória DDR5 continua
Espera-se que em algum momento do verão deste ano de 2018 seja publicada a especificação definitiva JEDEC de memória DDR4, por enquanto os chips são capazes de atingir uma velocidade de 4400 MHz com uma tensão operacional de 1, 1 V, o que significa um salto significativo na eficiência energética de 9% dos 1, 25 V do DDR4. À medida que as técnicas de fabricação avançam, espera-se que o DDR5 seja capaz de velocidades de até 6400 MHz.
Recomendamos a leitura de nosso post sobre os melhores SSDs do momento SATA, M.2 NVMe e PCIe (2018)
A Rambus foi a primeira empresa a mostrar seus primeiros protótipos de chips DDR5 no ano passado, agora é a vez da Micron e da Cadence, outros grandes fabricantes desse tipo de memória, principalmente a primeira. Atualmente, grandes quantidades de RAM são usadas em servidores; os novos módulos serão fabricados com chips DDR5 com capacidade de 1 GB; é esperado que DIMMs com até 16 GB possam ser oferecidos, o dobro do limite atual de 8 GB para DIMMs DDR4. Esse aumento na densidade permitirá montar equipamentos com uma grande quantidade de memória sem a necessidade de usar um número muito alto de módulos, o que reduzirá o custo de fabricação das placas-mãe. Os fabricantes devem incluir um regulador de gerenciamento de energia (PMIC), para garantir uma tensão muito estável entre esses módulos de alta densidade.
A memória DDR5 é fabricada usando um nó a 7 nm. Essa memória coexiste com o DDR4 nos primeiros anos, esperando que ele prevaleça alguns anos após sua chegada inicial, o que ocorre em todas as gerações de memória.
Fonte AnandtechOs primeiros celulares com 8gb lpddr4 chegarão em 2017
Certamente, os primeiros terminais com 8 GB de memória LPDDR4 serão vistos em meados de 2017 pela SK Hynix.
Os primeiros celulares com esim chegarão em 2019
Os primeiros celulares com o eSIM chegarão em 2019. A chegada do eSIM no mercado já é uma realidade. Em 2021, haverá 1 bilhão de dispositivos.
Micron e cadência atualizam o status ddr5, desempenho 36% maior que o ddr4
Em um evento da TSMC no início deste mês, Micron e Cadence forneceram algumas atualizações sobre o desenvolvimento de DDR5.