Internet

Micron e cadência atualizam o status ddr5, desempenho 36% maior que o ddr4

Índice:

Anonim

No início do ano, a Cadence e a Micron realizaram a primeira demonstração pública da memória DDR5 da próxima geração. Em um evento da TSMC no início deste mês, as duas empresas forneceram algumas atualizações sobre o desenvolvimento da nova tecnologia de memória.

Micron e Cadence discutem seus avanços na memória DDR5

A principal característica do DDR5 SDRAM é a capacidade dos chips, não apenas o desempenho mais alto e o menor consumo de energia. Espera-se que o DDR5 aumente as taxas de E / S de 4266 para 6400 MT / s, com uma queda de tensão de 1, 1 V e uma faixa de instabilidade permitida de 3%. Também é esperado o uso de dois canais independentes de 32/40 bits por módulo (sem / ou com ECC). Além disso, o DDR5 terá uma eficiência aprimorada do barramento de comando, melhores esquemas de atualização e um conjunto maior de bancos para desempenho adicional. A Cadence continua dizendo que a funcionalidade aprimorada do DDR5 permitirá uma largura de banda do mundo real 36% maior em comparação ao DDR4, mesmo a 3200 MT / s, e uma vez que 4800 MT / s, a largura de banda real será 87% maior. comparado com o DDR4-3200. Outra das características mais importantes do DDR5 será a densidade de chips monolíticos além de 16 Gb.

Recomendamos a leitura de nossa postagem na série Intel Core 9000 que suporta até 128 GB de RAM

Os principais fabricantes de DRAM já possuem chips DDR4 monolíticos com capacidade de 16 GB, mas esses dispositivos não podem fornecer relógios extremos devido às leis da física. Portanto, empresas como a Micron têm muito trabalho a fazer na tentativa de reunir altas densidades e desempenho de DRAM na era DDR5. Em particular, a Micron se preocupa com o tempo de retenção variável e outras ocorrências em nível atômico, uma vez que as tecnologias de produção usadas para DRAM atingem 10-12 nm. Simplificando, enquanto o padrão DDR5 acomoda densidades e desempenho do casamento, ainda há muita mágica a ser feita pelos fabricantes de DRAM.

A Micron espera iniciar a produção de chips de 16Gb usando seu processo de fabricação 'sub-18nm' até o final de 2019, embora isso não signifique necessariamente que os aplicativos reais que possuem essa memória estejam disponíveis até o final do próximo ano. A Cadence já implementou DDR5 IP (Controller + PHY) usando as tecnologias de processo N7 (7nm DUV) e N7 + (7nm DUV + EUV) da TSMC.

Dado os principais benefícios do DDR5, não é de surpreender que a Cadence preveja que os servidores serão os primeiros aplicativos a usar o novo tipo de DRAM. A Cadence acredita que os SoCs dos clientes que usam o processo N7 + o apoiarão, o que significa essencialmente que os chips devem chegar ao mercado em 2020.

Fonte Techpowerup

Internet

Escolha dos editores

Back to top button