Laptops

Micron confirma o uso da memória nand qlc em seu futuro ssd

Índice:

Anonim

Primeiro, foi o SLC, depois o MLC, depois o TLC e agora é a vez do QLC, todos esses são os nomes das diferentes tecnologias de memória NAND usadas para criar discos SSD. A diferença está no número de bits que são armazenados por célula de memória, sendo 1, 2, 3 e 4, respectivamente. Ao aumentar o número de bits armazenados por célula, é alcançada uma densidade de armazenamento mais alta para que os SSDs da mesma capacidade possam ser fabricados com chips menores, tornando-os mais baratos. A Micron foi a última a confirmar o uso da memória QLC.

Micron usará memórias QLC

As memórias QLC apresentam vários problemas, pois requerem uma tensão operacional mais alta que a TLC e isso faz com que as células se desgastem mais rapidamente devido a operações sucessivas de gravação e exclusão, um problema que já é bastante pronunciado nos discos da TLC e que será ainda mais importante nos QLCs baseados em memória, isso é inevitável.

Recomendamos a leitura de nossa postagem em discos SSD com memórias TLC vs MLC

Uma maneira de compensar esse aumento no desgaste é usar controladores mais avançados e com discos de maior capacidade, pois ter um número maior de células reduz o número de vezes que ele é reescrito em cada um. A Toshiba afirmou no ano passado que suas memórias QLC suportam 1.000 ciclos de gravação.

Ainda não foram divulgados detalhes sobre as capacidades desses novos discos baseados em Micron NAND QLC. Essas novas memórias oferecem uma densidade de armazenamento 33% maior do que a obtida com o TLC, portanto, é certamente uma boa indicação do aumento de capacidade que podemos esperar.

Fonte Anandtech

Laptops

Escolha dos editores

Back to top button