Tutoriais

Vale a pena fazer overclock nas memórias ram?

Índice:

Anonim

Hoje, queremos discutir se é necessário fazer overclock na memória RAM, bem como algumas de suas conseqüências, tanto para o melhor quanto para o pior.

Uma grande parte da comunidade de PCs gosta de poder ter controle absoluto sobre os componentes que compõem seu computador; além de ter a possibilidade de mexer com os recursos desses componentes. Uma das práticas mais comuns nesse sentido é o overclock (ou aumentar o relógio), uma ação geralmente aplicada ao processador e aos gráficos; mas também extensível a outros componentes do PC, como memória RAM.

Índice de conteúdo

Um pouco de contexto

As memórias de RAM estão intrinsecamente relacionadas ao processador de nosso equipamento e trabalham em conjunto para carregar e conter dados cruciais para ele. Devido ao seu funcionamento, o overclock dessas memórias difere do que normalmente fazemos em um processador (controle de tensões e aumentos de frequência); Essa prática nas memórias gira muito mais em torno de "técnicas de tentativa e erro ", através das quais levantamos alguns dos muitos parâmetros que afetam a velocidade com que esses módulos de memória operam através do BIOS. Tudo isso com o objetivo de aumentar o valor do multiplicador dessa memória.

O valor desse multiplicador é dado pela velocidade base da RAM e pelo valor do BCLK ( Relógio base da nossa placa-mãe), mas nos parâmetros atuais, como faixa de voltagens, latências e até a configuração do canais da nossa memória. É necessário trabalhar em cada um desses valores e modificar os valores apropriados para executar um overclock excelente nesse componente de nossos computadores.

A função do perfil XMP

As memórias de RAM possuem, dependendo do tipo, uma velocidade básica que normalmente não corresponde à capacidade real desses módulos. Se falamos de memórias DDR3, esse valor é de 1066 MHz a 1, 5 volts, mas os módulos de 2400 MHz são comuns no mercado; normalmente com tensões mais altas, em torno de 1, 8 volts e com latências mais altas. Geralmente, quanto menor a latência e mais MHz, maior a velocidade, mas esses valores são exclusivos.

Esses valores maiores que os da especificação de memória correspondem à capacidade que o fabricante acredita que cada módulo possui. Os valores necessários para que a memória opere nessa velocidade são coletados em um padrão estabelecido pelo Joint Electron Decive Engineering Council (JEDEC) e incluídos no perfil XMP: um overclock de fábrica em torno de valores seguros que são iguais à velocidade da memória com o estabelecido pelo fabricante.

Explicamos como ativar o perfil XMP passo a passo com este guia

No entanto, o perfil XMP não faz tudo para o usuário; Eles geralmente são conservadores em termos das capacidades de cada módulo e podem atingir velocidades muito mais altas. Algo semelhante ao que acontece com os processadores no processo de seleção e adaptação de tensões e frequências ( binning ), onde a maioria dos chips atinge frequências mais altas do que as estabelecidas. Para aproveitar ao máximo nossa RAM, você precisa fazer seus próprios ajustes.

Todas as memórias RAM podem dar mais de si?

Neste ponto e com essas informações, alguns leitores podem estar se perguntando qual é a capacidade real de seus módulos de RAM. Tecnicamente, todos os módulos de memória têm um pouco mais do que a capacidade anunciada pelo fabricante. Como cada módulo é diferente, teríamos que realizar testes para alterar os parâmetros até podermos ver quão bem saímos dessa loteria de silício; A realidade é que podemos aplicar algumas ferramentas simples para ter uma idéia da capacidade real dessa peça de nosso equipamento.

Pessoalmente, acho o Ryzen DRAM Calculator bastante fácil de usar, uma ferramenta desenvolvida para favorecer o overclocking de RAM durante os anos da primeira geração de processadores Ryzen, devido à sua suscetibilidade à velocidade desse componente.

A ferramenta pode ser usada se você é usuário da Intel ou AMD (embora com a segunda os resultados sejam mais precisos); e inclui um teste de memória para verificar o status da memória antes de fazer alterações. Para usar essa ferramenta, basta iniciar, alterar o processador no menu suspenso (se aplicável), clicar em "R - XMP" e "Calcular SAFE" para gerar um perfil estável de valores e geralmente superior à fábrica. Conhecendo esses valores, resta apenas assimilá-los a partir do BIOS da nossa placa para aplicá-los.

Desempenho de RAM com overclock

Como você pode ver, se houver melhorias. Se você quiser ver mais resultados, dê uma olhada no artigo sobre o dimensionamento da memória RAM com o AMD Ryzen 3000.

Vantagens e desvantagens se você está pensando em fazer overclock de suas memórias

Como já escrevemos. Embora exista um grande número de fabricantes de módulos de memória RAM no mercado e as características e qualidades desses módulos possam parecer muito diferentes umas das outras; a realidade é que todos esses fabricantes usam os mesmos chips de fabricantes como Micron ou Samsung para atingir esses valores.

Vantagens que destacamos

Destacar o potencial de nossos componentes é a principal atração do overclock , mas não o único. Entre as vantagens que podemos encontrar para realizar essa prática, vemos o seguinte:

  • A capacidade de obter desempenho superior por menos investimento com um componente leve OC. A capacidade de melhorar o desempenho de nossos equipamentos sem incorrer em uma alteração de peça. Especialmente digno de nota em certos equipamentos (Ryzen de 1ª e 2ª geração) O conhecimento dos valores de voltagens e frequências nas quais a memória RAM opera pode ajudá-lo a modificar esses valores para reduzir seu consumo em equipamentos onde o gerenciamento de energia é uma prioridade. (Portátil) Embora exista menos documentação, o OC para RAM é uma prática mais segura do que o OC para outros componentes.

Principais problemas

Quanto ao lado menos delicado dessa prática, destacamos a necessidade de adquirir certo conhecimento antes de comentar sobre a operação de parâmetros de nosso BIOS, uma tarefa que não é tão hercúlea quanto possa parecer (e temos vários tutoriais), mas que pode exceder as capacidades de alguns usuários. Além disso, é importante:

  • Saiba que estaremos perdendo a garantia de nossos módulos se o fabricante detectar que o dano do módulo vem do OC para os módulos de RAM.Os dissipadores de calor das memórias de RAM são passivos e muito menos capazes que os de outros componentes, por isso geralmente não é o caso. É uma boa idéia fazer um OC intenso para o uso diário nesses módulos.Fazer o máximo proveito do OC nesses módulos é uma tarefa relativamente tediosa e baseada em tentativa e erro.

É necessário fazer esta prática na sua RAM?

Em nossa opinião, e embora seja uma tarefa mais inócua que outros tipos de OC, o OC para suas memórias não parece valer a pena na maioria dos cenários. Se nossa equipe trabalha corretamente através do perfil XMP e seus valores, forçando-nos a modificar, testar e alterar os diferentes parâmetros que interagem nessa atividade não correspondem ao benefício que podemos ver em nossa equipe.

Se realmente precisarmos de energia extra para executar um programa, concentrar nossos esforços na prática de um OC para componentes como o processador será, na maioria dos casos, mais eficaz do que o overclock das memórias.

Recomendamos a leitura do nosso guia para obter a melhor memória RAM

Não recomendamos que você faça isso, especialmente se você deseja modificar todos os elementos que participam da operação do seu equipamento; Mas nós avisamos que você não verá uma transformação tão clara no desempenho do seu computador, como quando faz OC no seu processador ou placa gráfica.

Tutoriais

Escolha dos editores

Back to top button