Processadores

Marcas de processadores: apenas essa intel e amd?

Índice:

Anonim

Intel e AMD são as marcas mais conhecidas de processadores de computador , mas muitos fazem a mesma pergunta: haverá mais?

Na indústria de computadores domésticos, sempre encontramos Intel e AMD, mas existem marcas de processadores mais específicas. Embora no campo profissional também seja coberto por essas duas marcas, existem algumas entidades que precisam de benefícios mais exigentes. Dessa forma, podemos encontrar IBM ou Tesla.

Índice de conteúdo

Intel, o mais conhecido

Quanto à comercialização de computadores, o consumidor médio reconhece a Intel como a melhor empresa de processadores do mundo. No entanto, isso não significa que a Intel seja a melhor marca, mas que é a mais conhecida.

A Intel é uma fabricante de processadores que tem uma grande aliança com a Microsoft, criadora do Windows. Por outro lado, eles são os chips oficiais dos computadores Apple. Em suma, é uma marca que praticamente assume o setor de computadores pessoais.

Possui faixas para todos os tipos, desde m3 para ultrabooks, até a família Intel Core X para servidores ou tarefas muito pesadas. Oferece soluções para uso doméstico e comercial, o que significa cobrir quase todo o mercado de computadores.

Por anos, seu principal rival era a AMD, embora não oferecesse tantas soluções profissionais, com foco no computador pessoal.

AMD, o rival máximo

Fora do setor profissional, encontramos a AMD como a única concorrente da Intel, com foco na relação preço-desempenho. Como os processadores Intel sempre foram mais caros que os AMDs, esta empresa se concentrou em oferecer preços competitivos sem sacrificar o desempenho. O foco principal da AMD eram escritórios e jogadores .

Em 2017, a AMD lançou sua linha de processadores Ryzen, atingindo a mesa e colocando a Intel em sérios problemas, porque seus processadores eram muito mais caros e ofereciam pouco mais do que a gama Ryzen. A briga entre as duas empresas beneficia os consumidores, pois exige que as duas dêem tudo em suas atividades de pesquisa e desenvolvimento.

A Intel e a AMD lutam pela inovação há muitos anos, perdendo a segunda em muitas ocasiões. Agora, parece que o equilíbrio foi equilibrado com a arquitetura AM4 da AMD e a Ryzen, levando a Intel a retirar uma oitava geração de processadores com mais núcleos e threads.

No entanto, no campo dos notebooks, a Intel continua a vencer, apesar do Ryzen para notebooks ser atraente. Continua sendo um setor dominado pela empresa Mountain View.

Com o passar do tempo, a AMD mudou de guia no setor profissional com sua linha Threadripper, processadores com 32 núcleos e 64 threads. São processadores que funcionam muito bem para tudo, mas estão focados nas multitarefas mais exigentes, como renderização, edição etc. Eles rivalizam com a família Intel Core X e enfrentam-na descaradamente.

Supercomputadores: Intel e AMD não estão sozinhos

Se entrarmos no pequeno setor de supercomputadores, perceberemos que a Intel e a AMD não estão sozinhas. Aqui nos deparamos com a IBM, então as coisas ficam muito sérias.

Como um bônus adicional, todos os supercomputadores mais rápidos do mundo usam Linux.

IBM e POWER9

Nas instituições e empresas de tecnologia mais avançadas do mundo, encontramos supercomputadores que não podem equipar um Intel Xeon "simples" ou um Threadripper, mas precisam de muito mais energia.

Assim, a IBM e seu processador POWER9 aparecem em cena como uma das melhores soluções industriais do mundo. Ele evolui para o seu antecessor, o POWER8, aumentando quase o dobro de seu desempenho. Powers the Summit, o supercomputador mais poderoso do mundo usado pelo Laboratório Nacional do Rio OAK nos Estados Unidos.

Este processador possui 22 núcleos e sabemos o que você está pensando.O AMD Threadripper possui 32! Sim, mas o chip POWER9 usa a tecnologia de E / S, o que significa que possui uma largura de banda maior e pode levar a um trabalho muito pesado. Este chip foi criado com o objetivo de interpretar, raciocinar, analisar e ingerir algoritmos. Além disso, incorpora a tecnologia NVIDIA NV-link e OpenCAPI.

De acordo com o benchmark LINPACK, o Summit tem uma velocidade de 148, 6 TFlop / s, tornando-o o supercomputador mais rápido do mundo.

Sunway SW26010

Os chineses também têm armas com as quais lutar na guerra dos supercomputadores. Um exemplo disso é o Sunway SW26010, um processador para o qual temos poucas informações, mas que faz parte do terceiro supercomputador mais rápido do mundo: o Sunway TaihuLight, o "Deus do lago".

O TaihuLight contém 40.960 processadores, representando mais de 10 milhões de núcleos. Em resumo, é um processador que contribuiu para registrar 93 TFlop / s no benchmark LINPACK. O SW26010 possui 260 núcleos.

Como o POWER9, é um processador dedicado ao processamento de algoritmos e excede em muito o seu antecessor, o Tianhe-2.

RECOMENDAMOS que a AMD confirme que a Vega chegará em 2017

Finalmente, o TaihuLight é usado pelo Centro Nacional de Supercomputação em Wuxi, China.

Matrix-2000

A Universidade Tecnológica de Defesa Nacional da China (Guangzhou) criou um processador chamado Matrix-2000, lançado em 2017. O TianHe-2 inicial equipou o Intel Xeon, mas Obama proibiu a venda de processadores de alto desempenho para a China com base na guerra de bombas nucleares que estava se formando.

Portanto, o Matrix-2000 serviu para substituir os processadores Intel. É um processador de 128 bits e 64 bits projetado para o supercomputador Tianhe-2A. Além disso, este chip contém 8 canais de memória DDR4 com uma frequência máxima de 2400 MT / se 16 faixas PCIe.

Cada processador possui 4 supernós que contêm 32 núcleos cada e funcionam a 1, 2 GHz e o TianHe-2A. Isso atingiu 61.444, 5 TFlop / s no LINPACK.

Intel Xeon Platinum 8280

A Intel está presente em todas as guerras e no passado, por isso teve que entrar em processadores de alto desempenho ou em larga escala. No seu caso, ele fez isso este ano com o seu Xeon Platinum 8280, fabricado em 14 nm, com 28 núcleos e 56 fios.

Dê vida ao quinto melhor supercomputador do mundo: o Frontera, fabricado pela Dell. Além disso, suporta RAM DDR4-2933 MHz, com um total de 6 canais. Segundo a Intel em seu site, ele teria um preço de varejo de US $ 10.009.

Este supercomputador da Dell marcou um desempenho de 23.516, 4 TFlop / s em LINPACK, o que sugere o quão poderoso ele pode ser. No seu caso, incorpora 448.448 núcleos totais, o que significa 16.016 Xeon Platinum 8280.

AMD Opteron 6274

A AMD também oferece sua solução para supercomputadores, como o Opteron 6274. Ligue o Titan, um supercomputador fabricado pela Cray. Está em sétimo lugar entre os supercomputadores mais poderosos do mundo, um lugar altamente credível porque o Opteron foi lançado em 2012.

Este processador é fabricado em 32 nm e contém 16 núcleos, cada um operando em 2, 2 GHz. Quanto ao Titan, ele atinge um desempenho de 17.590 TFlop / s no LINPACK. Essa equipe incorpora 35.040 Opteron 6274, que oferece 560.640 núcleos.

Recomendamos a leitura dos melhores processadores do mercado

Este processador foi avançado para o seu lançamento, o que significa que hoje continua a oferecer um desempenho espetacular. De fato, em 2012, ficou em primeiro lugar como o supercomputador mais poderoso do mundo. Qual processador mais surpreendeu você? Você achou que apenas a Intel e a AMD existiam?

Processadores

Escolha dos editores

Back to top button