Amd radeon nitidez de imagem: o que é essa tecnologia e para que serve?
Índice:
- Afiação de imagem AMD Radeon,
- Como o AMD Radeon Image Sharpening funciona ?
- Limitações
- Pontos fortes
- Desempenho e resultados
- Palavras finais sobre essas tecnologias
No campo da computação e dos videogames, sempre temos uma eterna luta para ver quem tem as melhores tecnologias. Vimos isso com os núcleos CUDA , o FreeSync ou os sensores do mouse, mas há um confronto extra que não é tão conhecido. Hoje vamos falar sobre o AMD Radeon Image Sharpening e seu método de aprimorar imagens.
Índice de conteúdo
Afiação de imagem AMD Radeon,
Aqui deixamos um pequeno vídeo promocional (em inglês) que a própria AMD usa para mostrar um pouco os benefícios deste software.
Como o AMD Radeon Image Sharpening funciona ?
Se você estiver um pouco no meio, pode parecer que o Radeon Image Sharpening tem um ar semelhante ao Nvidia DLSS . No entanto, são duas tecnologias consideravelmente diferentes.
Abaixo, falaremos sobre diferentes aspectos a serem considerados sobre o Nitidez da imagem Radeon .
Limitações
Para começar, precisamos estar muito conscientes das limitações do nosso software.
Por exemplo, esta tecnologia suporta apenas títulos baseados nas APIs Vulkan, DirectX 9 e DirectX12 . Aparentemente, essa decisão foi tomada para cobrir a maioria dos jogos que ainda não foram lançados. O caso especial do DirectX 9 é porque foi mais fácil se adaptar.
Um ponto negativo a destacar sobre essa tecnologia é que só podemos usá-la no Windows 10 . Usando alguns truques de outros sistemas operacionais , podemos enganar o jogo, mas não é algo nativamente ativo.
Finalmente, só podemos usar o Radeon Image Sharpening se tivermos uma placa de vídeo AMD RX 5700 series ou Polaris. Recentemente, esta última gama de gráficos recebeu um patch que permite usar essa tecnologia quase sem problemas.
O mais próximo que podemos ver disso é um pequeno patch para o ReShade, que tira proveito da parte do código aberto para trazê-lo ao público em geral. Graças a isso, os gráficos da Nvidia e os jogos baseados em OpenGL , DirectX 10 e 11 podem aproveitar essa tecnologia, embora por um custo um pouco maior de recursos.
Se você deseja instalar o ReShade e experimentá-lo, recomendamos que você visite nosso artigo sobre este programa. A instalação é simples, mas um pouco estranha, pois você precisa escolher o arquivo executável do jogo no qual o instalará.
Para instalar o equivalente ao Radeon Image Sharpening no ReShade, você precisará adicionar novos dados ao programa. Para fazer isso, execute as seguintes etapas:
- Faça o download dos arquivos ffx_a.he ffx_cas.h no repositório deste link (pressione os arquivos um por um, depois pressione "Raw" e, finalmente, Ctrl + S para salvar). Faça o download do wrapper shader e salve-o como FidelityFX_CAS.fx (o mesmo processo acima) Salve os três arquivos na pasta raiz do ReShade Depois de instalado, você pode ajustar a nitidez ao seu gosto. A aparência de artefatos estrangeiros é reduzida em 0, 0, mas o algoritmo é muito menos agressivo. Na versão 1.0, a alteração é mais visível, mas a imagem pode ser afetada.
Pontos fortes
Apesar do começo ruim, o Radeon Image Sharpening tem vantagens bem definidas.
O primeiro e mais óbvio ponto é que, em jogos compatíveis, ele absorve muito poucos recursos, para que o fps permaneça o mesmo.
Por outro lado, seu recurso para redimensionar imagens não é ruim. Com isso, podemos processar uma imagem menor e mais barata, por exemplo 1440p , e redimensioná-la para 4K . Então, com a tecnologia Image Sharpening , nós a ajustamos no pós-processamento para torná-la mais nítida e melhor sem sacrificar o desempenho.
Em questões de nível inferior, deve-se notar que essa tecnologia não precisa ser implementada em cada jogo individualmente.
Como parte do Radeon Technology Pack, qualquer empresa que introduz essa compatibilidade em seu jogo terá o Radeon Image Sharpening automaticamente. Isso facilita muito o trabalho, portanto, podemos observar um lento aumento na popularidade e no uso dessa tecnologia.
Além disso, isso também é bastante fácil de ativar para os usuários. Você só precisa ter gráficos AMD não muito antigos , os drivers são bem atualizados e ativam as funções no painel de controle da AMD . Tanto a escala da GPU quanto a nitidez da imagem Radeon estão na guia Exibir .
Fonte: TechSpot Painel de controle da AMD.
Desempenho e resultados
Nós não esquecemos. No final das contas, sendo uma tecnologia orientada para jogos, o mais importante é a questão de quantos recursos nos custa. Pode parecer tão bom quanto quiser, mas se sacrificarmos 20% dos quadros, não é um negócio aceitável.
RECOMENDAMOS VOCÊ PowerShell: o que é e comandos básicosNo entanto, você não deve se preocupar, pois essa tecnologia dificilmente consome recursos.
A verdade é que, na maioria dos testes realizados, ele obtém excelentes resultados. Eles geralmente caem em torno de 0, 5% e 1, 4% de quadros por segundo, portanto a troca é bastante positiva.
Em relação ao redimensionamento da imagem, podemos ver um comportamento semelhante ao do DLSS , mas um pouco amplificado. Dependendo de quais resoluções e títulos, podemos esperar uma melhoria de cerca de 30%.
Fonte: TechSpot Desempenho do Metro Exodus com diferentes tecnologias.
Se você quiser ver comparações entre essa tecnologia e a nativa, deixamos aqui algumas capturas de tela do artigo da TechSpot :
É difícil distinguir claramente as três imagens, mas a resolução nativa ainda é maior que as simulações. No entanto, devemos dizer que o AMD Radeon Image Sharpening e o Nvidia DLSS fazem um ótimo trabalho de reconstrução.
Pensamos, talvez, que a Nvidia DLSS esteja um pouco atrás da tecnologia da AMD , mas é algo em que a equipe verde está trabalhando. Você anunciou recentemente que futuros patches melhorariam muito o desempenho e a funcionalidade de sua implantação, por isso esperamos grandes coisas.
Palavras finais sobre essas tecnologias
Como estamos avançando hoje, parece que o suporte nativo a 4K e 8K deve esperar. Portanto, é necessário redimensionar e tecnologias semelhantes (e quanto melhor, melhor para nós).
Nesse sentido, o AMD Radeon Image Sharpening nos parece uma implementação bastante bem-sucedida. É uma melhoria quase sempre e quase não utiliza recursos.
Além disso, se você é um daqueles usuários interessados no setor, as notícias de que é relativamente fácil de implementar são sempre boas. Como é um efeito de pós-processamento, ele tem muito menos obstáculos quando se trata de ser aplicado.
Outros casos, como Ray Tracing, podem ser mais complicados porque cada jogo tem uma implementação diferente e, às vezes, pode até ser um problema. De fato, recentemente se soube que a Nvidia colaborou no desenvolvimento de alguns jogos para ajudar a implementar essa tecnologia.
Se você possui um gráfico AMD Navi ou Polaris , recomendamos ativar esses recursos. Além disso, você também deve navegar um pouco no painel de controle para ver se é possível ativar outros recursos que lhe interessam.
Mas agora, conte-nos o que você acha da implementação do AMD Radeon Image Sharpening ? Você acha que a Nvidia DLSS irá superá-lo com futuras atualizações? Compartilhe suas idéias na caixa de comentários.
Fonte AMD SharpeningTechSpotDSOGaming▷ Ps / 2 o que é, para que serve e para que serve
Explicamos o que é a porta PS / 2, qual é a sua função e quais são as diferenças com a interface USB ✅ Classic em computadores dos anos 80
Agora a nitidez da imagem da amd radeon está disponível para o gpus vega
Quando a AMD trouxe suporte para o Radeon Image Sharpening às placas gráficas Polaris há relativamente pouco tempo, os usuários das novas placas Vega da
Geforce 441.41, nvidia adiciona nitidez de imagem para opengl e vulkan
A Nvidia lançou seu driver Geforce 441.41 WHQL, oferecendo suporte para o Halo Reach e o Quake II RTX versão 1.2.