Tutoriais

Manutenção anual do computador: truques e etapas a seguir

Índice:

Anonim

As tarefas de manutenção do nosso PC são essenciais para garantir a operação adequada. Entre eles, encontramos tarefas de limpeza e otimização no nível do software, bem como tarefas de limpeza no nível físico da poeira acumulada, troca de pasta térmica e outras. Neste post anual de manutenção do PC, analisaremos todos os pontos mais importantes que você deve levar em consideração para que o seu PC permaneça em perfeitas condições.

Manutenção anual do PC, remove poeira e altera a pasta térmica

A limpeza física do computador é a única coisa que você pode fazer regularmente para mantê-lo livre de poeira, permitindo que o computador respire literalmente mais facilmente e, por sua vez, prolonga a vida útil do sistema. Os ventiladores, o dissipador de calor da CPU e a placa de vídeo são os elementos que geralmente acumulam mais poeira, embora isso também atinja a placa-mãe, os discos rígidos e o restante dos elementos. Se não tomarmos um pouco de cuidado, é fácil para o computador acabar com poeira, o que afeta o fluxo e o resfriamento do ar, diminuindo o desempenho e prejudicando a saúde dos componentes. Você não quer que o seu PC termine como o da imagem a seguir, não é?

Portanto, a limpeza física do pó é a primeira coisa que devemos fazer na manutenção anual do nosso PC, seria altamente recomendável fazê-lo a cada poucos meses, se morarmos em uma área com muito pó ou se não tivermos filtros antipó instalados. A melhor maneira de eliminar a poeira acumulada é usar uma lata de ar comprimido, pois ela não contém umidade e nos ajudará a limpar até as áreas menos acessíveis. Para ventiladores e dissipadores de calor, podemos usar uma escova para nos ajudar a remover o máximo de poeira possível antes de usar o ar comprimido.

Se você notar que algum ventilador soa, verifique o que é… Verifique também se algum cabo colide com alguma de suas pás e, se estiver em mau estado, substitua-o por um novo.

Depois que o pó for limpo, o próximo passo seria alterar a pasta térmica do processador, pois ele se degrada com o tempo e perde suas propriedades. Os fabricantes afirmam que seus compostos térmicos duram vários anos em perfeitas condições, mas se desmontarmos o dissipador de calor para limpá-lo todos os anos, não haverá outra opção a não ser colocar nova pasta térmica.

Dependendo da idade da nossa placa de vídeo, também pode ser conveniente alterar a pasta térmica para reduzir sua temperatura de operação. Se tiver três anos ou mais, será quase obrigatório e certamente altamente recomendado.

O software também é importante, limpa o disco rígido e evita programas desnecessários

A segunda parte deste post anual de manutenção de PC será a mais extensa e está relacionada às tarefas que podemos executar no nível do software. Essas ações não requerem treinamento ou conhecimento prévio; de fato, muitos usuários do Windows já devem estar familiarizados com muitas dessas etapas. Nesta seção, examinaremos a limpeza do sistema, incluindo todos os itens irritantes de inicialização, exclusão temporária de arquivos e desinstalação de aplicativos antigos não utilizados. A partir daí, passamos à manutenção de disco, uma tarefa que se tornou consideravelmente mais fácil nas versões recentes do Windows, mas a compreensão de suas opções permanece importante.

Uma das melhores maneiras de baixar rapidamente o seu PC e liberar recursos é desativar os itens que iniciam automaticamente quando o Windows é iniciado. Esses itens de inicialização não apenas sugam os recursos do sistema, mas também fazem com que seja inicializado mais lentamente. No utilitário " Gerenciador de tarefas ", podemos encontrar a guia " Iniciar ". Aqui vamos encontrar uma longa lista de programas que iniciam automaticamente com a lentidão do sistema no Windows, só precisamos ter cuidado para não desativar serviços úteis, como o Dropbox ou outros que precisamos usar.

Esta seção também inclui um medidor do impacto que cada serviço em questão tem no sistema, de acordo com a Microsoft, o impacto é baseado na quantidade de CPU e uso de disco na inicialização:

  • Alto Impacto: Aplicativos que usam mais de 1 segundo do tempo da CPU ou mais de 3 MB de E / S de disco na inicialização. Médio Impacto: Aplicativos que usam 300 ms - 1000 ms de tempo da CPU ou 300 KB - 3 MB de E Baixo impacto de E / S de disco: aplicativos que usam menos de 300 ms de tempo de CPU e menos de 300 KB de E / S de disco

Um segundo pode parecer pouco, mas quando um grande número de aplicativos se acumula, ele pode voltar em um minuto ou mais, por isso é um dos aspectos que devemos observar com o tempo.

A Microsoft divide os aplicativos de inicialização e fornece orientações sobre várias categorias, incluindo utilitários que sincronizam seu PC ou para backup e recuperação, atualizadores, notificadores e muito mais. É seguro dizer que você pode desativar a maioria dos itens de inicialização, se não todos, e isso não afetará negativamente o sistema.

Continuamos com a manutenção anual do PC com o utilitário " Limpeza de disco ", uma ferramenta muito simples que permite excluir rapidamente o cache e os arquivos temporários para liberar espaço nos discos rígidos. Caso tenhamos várias unidades de armazenamento, ele perguntará qual delas queremos limpar. Essa ferramenta permitirá que você se movimente e veja o que ocupa mais espaço no disco, também oferece uma breve descrição do que você excluiria, além da possibilidade de ver os arquivos antes de excluí-los para garantir que não excluamos nada importante.

Se você tiver acesso de administrador, poderá clicar em " Limpar arquivos do sistema " para reiniciar a ferramenta no modo de administrador. Essa ferramenta também nos permite remover pontos de restauração do sistema, sempre deixando os mais recentes, para que não tenhamos problemas caso precisemos fazer alguma restauração. Se você usa o PC há muito tempo e nunca limpou seus pontos de restauração, essa opção pode liberar várias dezenas de gigabytes de espaço.

A desinstalação de aplicativos é outro passo importante na manutenção anual do PC. Com o passar dos meses, é normal acumular programas instalados que não usamos, o que reduz o espaço disponível no disco rígido e aumenta o número de serviços em execução, consumindo recursos de memória e processador. Nesse caso, por que não apenas desinstalá-lo?

Para desinstalar os programas que não usamos, basta acessar a seção "Programas e recursos" do painel de controle. Lá, veremos uma longa lista de tudo o que instalamos em nosso PC.

Para concluir a manutenção anual do PC, destacamos o desfragmentador de disco, embora isso não deva ser usado com SSDs. Essa ferramenta reorganiza os dados em nosso disco rígido para que sejam muito mais contíguos, o que reduz o trabalho que a cabeça tem que fazer para lê-los e melhora o desempenho. Essa operação pode levar várias horas, dependendo do tamanho do disco rígido, por isso é melhor fazê-lo quando não estamos com pressa.

Este é o fim do nosso post sobre manutenção anual de PCs, não se esqueça de compartilhá-lo nas redes sociais para que ele possa ajudar muitos usuários.

Tutoriais

Escolha dos editores

Back to top button