Laptops

Quando desfragmentar um disco rígido, ative o ajuste em um ssd e execute outras tarefas de manutenção em nossas unidades de armazenamento

Índice:

Anonim

Muitas pessoas ainda não sabem exatamente quando deveriam otimizar seus dispositivos de armazenamento. A resposta é muito fácil, pois o Windows geralmente cuida da manutenção automática desses tipos de unidades, enquanto outras vezes você não precisa fazer coisas muito complicadas.

Mesmo assim, no próximo post, explicaremos exatamente quais operações de manutenção e otimização podem ser executadas nas diferentes unidades de armazenamento existentes.

Índice de conteúdo

Tarefas de manutenção recomendadas para discos rígidos e SSDs

Em seguida, deixaremos você com cinco dicas, que recomendamos no seu computador.

Desfragmentação

A desfragmentação de discos rígidos (não SSDs) é uma possibilidade limitada, pois a Microsoft mudou para o sistema de arquivos NTFS, especialmente porque esse formato é otimizado automaticamente e raramente vemos uma degradação no desempenho do disco rígido, mesmo anos depois de usá-lo..

Dito isto, muitas unidades externas vêm nos formatos FAT16, FAT32 ou exFAT, que de tempos em tempos podem se beneficiar de alguma otimização, dependendo de você notar um desempenho lento ou não.

Por outro lado, deve-se enfatizar que você nunca deve desfragmentar um SSD, pois sua operação é totalmente diferente da de um disco rígido.

Procure por erros

O comando Scan drive e o CHKDSK (na linha de comando) são muito diferentes e são usados ​​para analisar os discos após alguma falha no sistema, telas azuis da morte e outras coisas semelhantes.

Você pode digitalizar ou aplicar o comando CHKDSK a um SSD facilmente (clique com o botão direito do mouse na letra da unidade e, em seguida, em Propriedades> Ferramentas> Analisar / Verificar ), desde que não digitalize setores, pois seria uma perda de tempo devido à construção de SSDs.

Se você executar o comando CMD / CHDSK e receber um erro de permissão, precisará executar o CMD como administrador. Digite CMD na caixa de pesquisa do Windows e clique com o botão direito do mouse em Prompt de Comando para ver essa opção.

Otimização e TRIM

O Windows usa a otimização para cobrir as unidades desfragmentadas e aplicar o TRIM em um SSD. O console de otimização está disponível clicando com o botão direito do mouse na letra da unidade no Windows File Explorer e selecionando Propriedades> Ferramentas> Otimizar . Nos discos rígidos, a opção Otimização fará uma pequena desfragmentação ou verificação dos arquivos do sistema. Para SSDs, você aplicará o comando TRIM.

A função TRIM remove células e blocos NAND que não contêm mais dados, além de consolidar os dados em uma área mais restrita.

Como essas operações demoram uma eternidade, geralmente são adiadas até que a unidade não esteja mais em uso.

Apagar com segurança

Para discos rígidos, o Secure Erase é uma maneira fácil de apagar todos os dados de maneira irrecuperável. Em outras palavras, os arquivos não serão apenas apagados para dar origem a uma nova partição, mas todos os dados serão substituídos para que não possam ser recuperados. Esse processo pode demorar muito tempo.

RECOMENDAMOS O anunciado Team Group Dash Card, um cartão de memória de alto desempenho

No caso de um SSD, a exclusão segura elimina todos os dados, mas também leva a unidade ao estado de fábrica, com o melhor desempenho possível. Mesmo com o comando TRIM, o desempenho dos SSDs não é tão bom quanto ao executar uma exclusão segura dos dados.

Os SSDs normalmente são muito rápidos, portanto, uma exclusão segura só deve ser feita se a unidade estiver funcionando quase com capacidade total nos últimos tempos ou se houver uma diminuição no desempenho, o que é muito raro atualmente.

Conclusão

Para a maioria dos usuários, o console do Windows Optimize / Optimize resulta em um modo de manutenção automática, mas para usuários mais avançados que desejam tirar o máximo proveito de suas unidades de armazenamento, recomenda-se o TRIM manual em um SSD. desfragmentação do disco rígido. Além disso, se você planeja fazer uma exclusão segura, não se esqueça de criar um backup com antecedência.

Laptops

Escolha dos editores

Back to top button