Hardware

Os drones 'borboletas'

Anonim

Os drones estão aqui para ficar e muitas empresas estão procurando novas maneiras de tirar proveito dessa tecnologia. Um exemplo é a emoção das borboletas, criada pela empresa alemã Festo, que agrupa um conjunto de pequenos drones capazes de navegar no interior sem colidir. Além da aparência surpreendente desses mini robôs, que são muito semelhantes às borboletas, a tecnologia pode ajudar no desenvolvimento de veículos inteligentes e sem colisão, por exemplo.

Para voar em harmonia, as "borboletas" dependem de uma tecnologia chamada eMotionSphere, que usa um conjunto de dez câmeras para identificar a posição dos drones até 160 vezes por segundo. Esses dados são então transmitidos para um servidor central, que calcula as rotas de cada um deles individualmente para evitar que eles sejam hachurados.

Cada câmera é programada para focar em pelo menos dois drones e, além deles, o servidor também pode contar com informações de dois LEDs infravermelhos instalados em cada aeronave, que servem para identificar sua orientação.

Portanto, outra vantagem desse conceito é que o produto final é fácil e rápido de montar. Todos os componentes necessários estão contidos na curva da aeronave. As asas batem duas vezes por segundo e a velocidade máxima é de 2, 5 metros por segundo. O tempo total de vôo de cada robô é de até 4 minutos e após esse período, eles precisam de 15 minutos para recarregar as baterias.

O projeto é uma prova de conceito para o eMotionSphere, e não há planos para ser comercializado. O objetivo de longo prazo da Festo é demonstrar que seu sistema poderia ser usado para coordenar os maiores e mais especializados drones, que seriam usados ​​para tarefas de logística nas indústrias. O projeto também pode ser uma inspiração para evitar acidentes com vários veículos, como acidentes comuns, por exemplo. Seria uma revolução tecnológica.

Hardware

Escolha dos editores

Back to top button