Hardware

As melhores distribuições linux 2018

Índice:

Anonim

Uma vantagem que o GNU / Linux tem sobre outros sistemas operacionais é o grande número de distribuições que ele oferece. Isso nos permite escolher aquele com o qual nos sentimos mais confortáveis ​​para realizar nosso trabalho ou tarefas diárias no computador. Talvez, em alguns casos, seja difícil escolher um, é por isso que hoje listamos as melhores distribuições Linux 2018. No entanto, a melhor distribuição para todos é aquela com a qual você se sente confortável e acha mais útil.

Índice de conteúdo

As melhores distribuições Linux 2018

Antes de analisar as distribuições, vou lhe contar algo relacionado ao tópico de pacotes no Linux, para quem não é tão experiente. Por um lado, temos as distribuições que usam pacotes DEB e, por outro, aquelas que usam RPM. Você certamente se perguntará do que se trata. Bem, fácil, você deve levar isso em consideração, pois, quando se trata de encontrar software, geralmente será mais difícil encontrar pacotes RPM do que DEBs.

Outro ponto importante a ser mencionado é que as distribuições que usam RPM, como o Fedora ou o openSUSE, estão melhor posicionadas no mundo dos negócios. Por outro lado, no mundo do uso doméstico, os pacotes DEB são mais populares, como o Debian e o Ubuntu.

Deixando isso claro, agora se formos à compilação de distribuições Linux.

Ubuntu e seus derivados: Kubuntu, Xubuntu, Ubuntu Mate, Ubuntu Server…

Somos sem dúvida a distribuição Linux mais popular e com melhor sabor que existe hoje. Baseado no Debian e com uma comunidade super ativa, ele nos oferece o melhor: novos gerenciadores de pacotes, personalização máxima e acomoda usuários que desejam começar a trabalhar.

Recomendamos a leitura de nossa análise Ubuntu 16.04 LTS.

Entre suas diferentes distribuições, encontramos o Kubuntu com área de trabalho KDE, o Xubuntu com o famoso ambiente gráfico leve Xfce, o servidor Ubuntu sem interface e apenas por comando e a recente interface Ubuntu Mate, que nos oferece uma ótima experiência.

Além dos PCs, ele é distribuído para placas de desenvolvimento como o Raspberry Pi 3 que analisamos alguns meses atrás. Por enquanto é quem vence por um deslizamento de terra!

ElementaryOS

Sem dúvida, é o mais bonito de todos e que é cada vez mais utilizado nas escolas de ciências da computação de nível médio e médio para motivar os alunos. Seu ambiente gráfico é baseado no kernel Debian e sua área de trabalho é baseada no antigo GNOME. Com isso e o GTK +, é alcançada uma aparência muito semelhante à do MAC OS X da Apple, que é tão apreciada pelos usuários de rua.

Você acha que um dos rivais mais difíceis e ferozes do Ubuntu e Linux Mint? Acreditamos que sim!

openSUSE

É uma distribuição apoiada pela empresa SUSE, é considerada a empresa Linux mais antiga, foi formada um ano após o anúncio do Linux por Linus Torvalds.

A equipe do openSUSE, em 2015, decidiu se aproximar do SUSE Linux Enterprise (SLE), ambas as distribuições compartilharão o código-fonte para se beneficiarem, aproveitando o openSUSE e vice-versa. Portanto, o openSUSE tornou-se o openSUSE Leap, uma distribuição baseada diretamente no SLE SP (service pack) 1. Com essas ações, os tempos de inicialização do openSUSE também são modificados e as novas versões serão sincronizadas com o SLE. O que resulta em cada versão com um ciclo de suporte aumentado.

Graças a essas mudanças, o openSUSE se tornou uma grande distribuição, devido ao potencial dos usuários do SLE agora podem usar o openSUSE Leap.

Este é considerado o melhor retorno nas distribuições Linux este ano.

Arch Linux

O Arch Linux é considerado uma das melhores opções nas distribuições Linux de lançamento contínuo. Graças aos seus pacotes instáveis, ele permite que seus usuários executem software antes de serem oficialmente lançados. Sua atualização é constante, portanto, seus usuários sempre executam os pacotes mais recentes.

É reconhecido por ter um excelente wiki. É a documentação fonte perfeita para qualquer dúvida relacionada ao Linux.

Seu reconhecimento deve ser considerado a distribuição mais personalizável do Linux e isso faz você aprender mais com base em comandos.

Solus

O Solus é um sistema operacional que atraiu muita atenção dos usuários recentemente. Não é derivado do Ubuntu ou Debian e sua aparência visual é considerada muito atraente. Algo relevante é que esse aspecto foi criado do zero. Tem uma abordagem minimalista.

Não é um sistema operacional novo, ele já passou no mundo Linux com vários nomes, mas em 2015 ele reviveu com esse nome. No entanto, podemos considerá-la a melhor distribuição recente do Linux. Sinceramente, ainda não o testei completamente, mas parece bastante promissor.

Linux Mint

É considerado o melhor sistema operacional para laptops e desktops poderosos. Inspirado visualmente no Mac OS X.

Desde que seus desenvolvedores decidiram usar versões de suporte longas (LTS), tornou-se uma distribuição altamente estável, tornando o Cinnamon melhor a cada dia. O que a tornou uma distribuição incrível para desktops. Você é um usuário do Linux Mint? Você gosta?

Steam os

Como muitos de nós sabemos, uma fraqueza que o Linux tem há muito tempo são os jogos. Mesmo muitos usuários têm o Windows com uma inicialização dupla, apenas para poder acessar os jogos.

Bem, a empresa Valve Software entrou no mundo do Linux com a criação de seu próprio sistema. Tudo isso com o objetivo de criar uma plataforma de jogos baseada em Linux. Esperava-se há alguns meses que seria a revolução do Linux nos videogames, mas parece que ele permaneceu em um tempo morto… veremos se, com a incorporação de qualquer API, ela acabará decolando.

Caudas

É o sistema operacional padrão para todos aqueles que precisam manter o governo e as empresas afastadas de suas informações. O Tails foi criado com a privacidade como pilar fundamental.

A distribuição é baseada no Debian. Seu principal objetivo é oferecer anonimato e privacidade. Seu design é tão bom que, de acordo com relatórios da NSA, é considerado uma grande ameaça para o cumprimento de sua missão.

Ubuntu Studio

Outro ponto fraco no Linux tem sido a produção de multimídia. A maioria dos aplicativos profissionais está disponível apenas para Mac OS X ou Windows.

No entanto, o Linux fornece uma grande quantidade de software para os mesmos fins. Mas, o problema vai um pouco mais longe. Como o sistema operacional deve usar um ambiente de desktop leve. Isso deixa recursos abundantes, como CPU e RAM, disponíveis para o uso de aplicativos multimídia.

Até agora, a melhor distribuição Linux para produção de multimídia é o Ubuntu Studio. Ele usa o Xfce e inclui uma ampla gama de aplicativos para edição de áudio, vídeo e imagem.

Você também pode ler: o Android é muito mais confiável que o iOS, de acordo com um estudo

Chrome OS

O Chrome OS não é sua distribuição típica baseada em Linux. Este é um sistema operacional baseado em navegador da web. No entanto, o código-fonte do Chrome está disponível para qualquer um compilar e é baseado no Linux. Por esse motivo, consideramos isso nesta listagem.

Alguns dos motivos para considerá-lo o melhor sistema operacional na nuvem são:

  • É um sistema operacional sempre atualizado, sem manutenção, que permite realizar qualquer atividade relacionada à web.

Além disso, o Chrome OS e o Android têm muito crédito na popularização do Linux no PC e no celular.

Para concluir, isso é apenas parte de todos os benefícios que o Linux pode nos oferecer. Existem inúmeras distribuições que podemos encontrar. No entanto, a intenção não é ser esmagada. É impressionante como ele tem uma solução para cada área em que podemos operar. Atreva-se a escolher sua melhor opção e conte-nos sua experiência nos comentários.

Hardware

Escolha dos editores

Back to top button