▷ As conexões de energia de uma placa gráfica
Índice:
- O que são conexões de energia para uma placa de vídeo e por que são importantes?
- Conexões de energia de uma placa gráfica de 6 pinos
- Conexões de energia para uma placa gráfica de 8 pinos
- Adaptadores podem ser usados?
A placa de vídeo é um componente importante de um PC e geralmente consome mais energia em comparação com o restante dos componentes . As placas gráficas de baixo nível ou algumas de nível intermediário obtêm toda a energia necessária para executar apenas no slot PCI Express x16 na placa-mãe, mas as placas gráficas de médio e alto nível requerem energia externa para operar.. A alimentação externa para essas poderosas placas gráficas é fornecida pelos conectores PCI-Express de 6 e 8 pinos da fonte de alimentação. Neste artigo, falamos sobre os requisitos de energia e as conexões de energia de uma placa gráfica.
Índice de conteúdo
O que são conexões de energia para uma placa de vídeo e por que são importantes?
Todas as placas gráficas modernas vêm com um conector PCI Express x16 que se encaixa no slot PCI Express x16 da sua placa-mãe. O conector PCI Express x16 conecta a placa gráfica à placa-mãe e é a única interface através da qual a comunicação ocorre. Um slot PCI Express x16 pode fornecer um máximo de 75 watts de energia à placa gráfica, o que é suficiente para placas gráficas que exigem menos energia. Mesmo algumas placas gráficas de médio alcance também podem funcionar apenas com o slot PCI Express x16, como a GeForce GTX 1050Ti, mas as placas gráficas de médio alcance mais altas e a placa de vídeo de ponta requerem energia externa da PSU via de conectores de 6 e 8 pinos, pois seu consumo de energia excede 75 watts e a placa-mãe não pode satisfazer seu apetite voraz.
Neste ponto, muitos de vocês já perceberam que existem algumas GeForce GTX 1050Ti que vêm com um conector de alimentação de 6 pinos, enquanto outras não incluem, a explicação para isso é simples. A placa de que falamos tem um consumo máximo de energia de 75W; portanto, o slot PCI Express x16 é suficiente para alimentá-la; no entanto, esse é o consumo máximo com suas velocidades de clock de referência, que são a Nvidia. Alguns fabricantes, como EVGA, Asus e MSI, vendem modelos GeForce GTX 1050Ti com overclock de fábrica; portanto, seu consumo excede 75W e, portanto, eles precisam do conector de 6 pinos para funcionar. Nessas placas , devemos sempre conectar esse cabo de alimentação, pois, caso contrário, forçaremos excessivamente o slot PCI Express x16 e podemos danificar irreversivelmente a placa-mãe.
Conexões de energia de uma placa gráfica de 6 pinos
O conector de alimentação de 6 pinos pode fornecer 75 watts à placa gráfica. Portanto, se o consumo de energia da sua placa gráfica for superior a 75W, você precisará de um conector de alimentação PCI-E de 6 pinos para operação. Uma placa de vídeo com um conector de alimentação de 6 pinos pode obter no máximo 150 watts, pois receberá 75W do slot PCI Express x16 e 75W do conector de 6 pinos. A maioria das placas gráficas de médio porte da Nvidia e AMD vem com um conector de alimentação de 6 pinos.
Conexões de energia para uma placa gráfica de 8 pinos
O conector de alimentação de 8 pinos pode fornecer no máximo 150 watts à sua placa gráfica. Portanto, se o consumo de energia da placa de vídeo for superior a 150W, ele definitivamente virá com um conector de 8 pinos ou dois conectores de 6 pinos. Uma placa de vídeo com um conector de 8 pinos pode obter no máximo 225 watts de potência, 75 watts no slot PCI Express x16 e 150 watts no conector de 8 pinos da fonte de alimentação. Algumas das placas gráficas de alto consumo podem ter conectores de 6 e 8 pinos ou dois conectores de 8 pinos. Uma placa de vídeo com conectores de 6 e 8 pinos pode obter no máximo 300 watts (75W + 75W + 150W).
Adaptadores podem ser usados?
Se sua fonte de alimentação não tiver conectores de 6 ou 8 pinos, você poderá usar alguns conversores ou cabos adaptadores de energia para alimentar sua placa de vídeo. Isso não é altamente recomendado em cartões com um consumo muito alto, porque essas fontes de alimentação não estarão preparadas para alimentar um componente com tanta fome. Você pode fazer isso com uma GeForce GTX 1050Ti que precisa de um conector de 6 pinos, mas nem pense em fazê-lo com uma GTX 2080Ti. Esses cabos adaptadores geralmente consomem energia dos cabos Molex ou SATA.
Você achará muito interessante ler os seguintes tutoriais:
Isso termina nosso artigo sobre as conexões de energia de uma placa de vídeo; lembre-se de que você pode deixar um comentário se tiver alguma dúvida; também pode compartilhá-lo com seus amigos nas redes sociais, para que ele possa ajudar mais usuários que precisam.
Placa gráfica integrada ou placa gráfica dedicada?
Explicamos as diferenças entre uma placa gráfica integrada e uma placa gráfica dedicada. Além disso, mostramos seu desempenho em jogos em resolução HD, Full HD e que vale a pena por sua aquisição.
→ Conexões da placa gráfica: hdmi, dvi, displayport ...?
Explicamos quais são as principais conexões da placa gráfica: HDMI, Displayport, Thunderbolt, o clássico DVI ou VGA.
Placa gráfica externa vs placa gráfica interna?
Placa gráfica interna ou externa? É a grande dúvida que os usuários de laptops para jogos possuem, ou laptops simples. Dentro, a resposta.