→ Conexões da placa gráfica: hdmi, dvi, displayport ...?
Índice:
- As conexões que existem atualmente
- Conexão VGA
- Conexão DVI
- DisplayPort
Significa Interface multimídia de alta definição. É um padrão de vídeo HDMI Founders proprietário que utiliza transferência de dados de áudio e vídeo não compactados e é, por assim dizer, um substituto para o conhecido Scart . Atualmente, podemos encontrar portas HDMI na maioria dos produtos usados para reprodução de imagem e som, como televisores, TDT, monitores, DVR, sistema Hi-Fi, etc.
A versão implementada mais recentemente é o HDMI 2.0b, que suporta resoluções de saída de vídeo de até 4K (4096 x 2160p a 60Hz). Mas na CES 2017, a empresa criadora anunciou a nova versão HDMI 2.1, que poderá atingir resoluções de até 10K, graças à largura de banda de não menos de 48 Gigabits por segundo. Também possui suporte para HDR dinâmico quadro a quadro e resolução de 8K a 60 Hz e 4K a 120 Hz . É sem dúvida a resposta que esse padrão dá ao poderoso DisplayPort 1.4.
O conector HDMI consiste em um conector muito semelhante ao do DP, mas com duas caretas nas laterais e um total de 19 pinos distribuídos em duas linhas. O protocolo de comunicação usado é o TMDS (transmite dados seriais) em uma banda de 340 MHz. Existem diferentes versões deste conector, dependendo do tamanho, HDMI (Tipo A), Mini HDMI (Tipo-C) e Micro HDMI (Tipo D). Outra versão chamada HDMI Tipo-29 do tipo 29 também se destina a monitores de alta resolução, embora seu uso não seja implementado, devido à boa capacidade do HDMI 2.0b
O HDMI também oferece suporte ao AMD FreeSync 2 e Nvidia G-Sync nesta versão mais recente implementada 2.0b e é capaz de ligar em série para vários monitores, embora, neste caso, não seja tão simples quanto no DisplayPort. Um recurso interessante desde a versão 3.1 é a possibilidade de transferir dados através de um link Ethernet de 100 Mbps no mesmo cabo ou de transmitir dados de som de uma televisão para um receptor, como alto-falantes.
Por fim, o HDMI também suporta o modo alternativo USB Tipo C, embora seja menos difundido que o DisplayPort com suporte a Thunderbolt.
Thunderbolt
- MHL
- Conclusão e quais conectores usar
Se você deseja conectar o laptop à TV ou monitor, geralmente usa HDMI. No entanto, existem outras conexões de placas gráficas, como DisplayPort, DVI, Thunderbolt e VGA (D-SUB), que existem há quase três décadas.
Todas essas interfaces diferentes foram projetadas para transportar sinais de vídeo (e sinais de áudio) de um dispositivo para outro. Então, o que os diferencia? Se você acha que é a qualidade do vídeo, pode estar certo apenas no caso do VGA. Como outras interfaces de conexão, a qualidade do vídeo é quase a mesma, embora existam interfaces que possuem alguns recursos muito importantes para monitores de jogos como o AMD FreeSync que outras não.
Índice de conteúdo
A maioria dos monitores terá uma variedade de entradas diferentes disponíveis, e seu PC ou laptop também usará várias saídas, portanto, pode ser difícil estabelecer qual é o melhor para você.
As conexões que existem atualmente
Na maioria das circunstâncias, você pode usar qualquer cabo existente, mas se tiver necessidades mais específicas, como exibir uma resolução mais alta, melhorar o áudio ou gerar uma taxa de atualização mais alta, será necessário mais exigente com a sua escolha de cabo.
Abaixo, descrevemos os diferentes tipos de conexões e oferecemos diferentes situações de uso para ajudá-lo a decidir a correta. Também indicaremos o melhor cabo e a melhor conexão a escolher para 144 Hz.
Os diferentes tipos de conexões da placa gráfica podem ser resumidos da seguinte forma:
- VGA: conector de vídeo antigo. Somente para ser usado quando nada mais estiver disponível. DVI: somente vídeo, ideal para sistemas mais antigos ou para 144Hz a 1080p. HDMI: sinal de áudio e vídeo, ideal para conexões de TV a PC. DisplayPort: é o mais recomendado para um sinal de áudio e vídeo e pode transmitir de 144Hz a 4K. Thunderbolt 3 na conexão USB Tipo C: O mais novo conector para vídeo, áudio, dados e energia. A melhor conexão para laptops. MHL: conector usado cada vez mais em dispositivos móveis e compatível com USB tipo C.
Conexão VGA
Sua abreviação significa Video Graphics Array e , atualmente, é a conexão mais antiga que podemos encontrar disponível em monitores, placas gráficas ou placas-mãe com gráficos integrados. A verdade é que ela praticamente não é usada, uma vez que nenhuma placa gráfica atual a implementa, embora existam adaptadores DVI-VGA e outros para conectar monitores antigos.
O VGA foi um padrão de vídeo introduzido pela Gaijin Corp e foi amplamente utilizado pela IBM em 1988 para sua placa de vídeo. Este conector passou por diferentes alterações ao longo do tempo, para adquirir mais capacidade e energia, como a evolução para XGA (Extended Graphics Array) ou Super VGA. O padrão VGA inicial tinha as seguintes propriedades e características:
- Sua interface de conexão é do tipo analógico. É a única interface analógica existente hoje. A resolução padrão máxima é 640x480p, embora em conexões posteriores possa suportar resoluções de 800x600p (SVGA), 1280 × 1024p (SXGA) e 2048 × 1536p (QXGA). De fato, a coisa mais normal para os CRTs mais recentes do mercado era ter uma resolução 1024p SXGA. Ele transmite apenas um sinal de vídeo e nenhum som; portanto, em monitores com alto-falantes embutidos, precisaremos de um conector que quase sempre será um conector de 3, 5 mm.
O conector desse tipo de interface, podemos identificar como um retangular (tipo DE-15) semelhante às portas seriais antigas, com três linhas de contatos, totalizando 15. Os dados de vídeo serão transmitidos no modo RGB de até 6 bits por cor (262144 cores) e, portanto, 64 valores para cada uma das cores R, G e B. Ele operará a 5V em corrente contínua.
Por ser um sinal de dados analógico, eles são dispositivos e cabos bastante sensíveis à interferência externa, adicionando sinal de ruído à conexão devido a cabos defeituosos ou comprimento excessivo. Na época, era a melhor opção até a introdução da interface DVI, a primeira a ser digital. Você o encontrará em monitores Full HD relativamente novos e, eventualmente, em muito poucas placas-mãe, especialmente em low-end. Não recomendamos seu uso se tivermos outras possibilidades.
Conexão DVI
São as abreviaturas da Digital Visual Interface e é um sinal de vídeo que foi introduzido com o objetivo de melhorar a qualidade da tela nos novos monitores de cristal líquido plano, que já estavam funcionando digitalmente. Essa interface já é um pouco mais provável de ser encontrada nos monitores atuais, e até placas gráficas como a RTX 2060 ainda têm uma. Existem versões diferentes do conector DVI, embora a mais difundida atualmente seja o DVI-D.
É uma interface de dados digitais que o Digital Display Working Group desenvolveu, embora também seja capaz de transmitir de maneira analógica, e é por isso que muitas vezes os computadores que trazem esse tipo de conector têm um adaptador DVI-VGA. Também encontramos adaptadores DVI-HDMI, pois em ambos os casos eles transmitem um sinal digital, embora, para isso, haja sinais de áudio no soquete DVI. Suas principais características são as seguintes:
- Como vimos, ele transporta um sinal de vídeo digital não compactado e suporta resoluções Full HD (1920 x 1080 a 60Hz) no modo Single Link e WXGA (2560 x1600 a 60 Hz) no Dual Link. Além disso, ele suporta resoluções de até 4K, embora não seja recomendável usá-lo, além de não transmitir um sinal de áudio pela mesma interface, portanto, um conector dedicado seria necessário, a menos que o soquete o implemente.
O conector DVI também é do tipo D, com até 29 pinos, capaz de transmitir sinais digitais em link único ou duplo. Com o tempo, esse conector passou por várias modificações, dependendo das necessidades dos monitores e da capacidade de cada link. Nesse caso, teremos as seguintes variantes:
DVI-I (link único)
Modo de vídeo Single Link com suporte a sinal digital e analógico |
|
DVI-I (ligação dupla)
Fornece 6 pinos extras para o link duplo, tanto digital quanto analógico Atualmente é a conexão mais usada |
|
DVI-D (link único)
Os pinos de sinal analógico são removidos para fornecer um sinal somente digital |
|
DVI-D (ligação dupla)
Mesma variante, mas para ligação dupla |
|
DVI-A
Variante de sinal analógico |
DisplayPort
Significa Interface multimídia de alta definição. É um padrão de vídeo HDMI Founders proprietário que utiliza transferência de dados de áudio e vídeo não compactados e é, por assim dizer, um substituto para o conhecido Scart. Atualmente, podemos encontrar portas HDMI na maioria dos produtos usados para reprodução de imagem e som, como televisores, TDT, monitores, DVR, sistema Hi-Fi, etc.
A versão implementada mais recentemente é o HDMI 2.0b, que suporta resoluções de saída de vídeo de até 4K (4096 x 2160p a 60Hz). Mas na CES 2017, a empresa criadora anunciou a nova versão HDMI 2.1, que poderá atingir resoluções de até 10K, graças à largura de banda de não menos de 48 Gigabits por segundo. Também possui suporte para HDR dinâmico quadro a quadro e resolução de 8K a 60 Hz e 4K a 120 Hz. É sem dúvida a resposta que esse padrão dá ao poderoso DisplayPort 1.4.
O conector HDMI consiste em um conector muito semelhante ao do DP, mas com duas caretas nas laterais e um total de 19 pinos distribuídos em duas linhas. O protocolo de comunicação usado é o TMDS (transmite dados seriais) em uma banda de 340 MHz. Existem diferentes versões deste conector, dependendo do tamanho, HDMI (Tipo A), Mini HDMI (Tipo-C) e Micro HDMI (Tipo D). Outra versão chamada HDMI Tipo-29 do tipo 29 também se destina a monitores de alta resolução, embora seu uso não seja implementado, devido à boa capacidade do HDMI 2.0b
O HDMI também oferece suporte ao AMD FreeSync 2 e Nvidia G-Sync nesta versão mais recente implementada 2.0b e é capaz de ligar em série para vários monitores, embora, neste caso, não seja tão simples quanto no DisplayPort. Um recurso interessante desde a versão 3.1 é a possibilidade de transferir dados através de um link Ethernet de 100 Mbps no mesmo cabo ou de transmitir dados de som de uma televisão para um receptor, como alto-falantes.
Por fim, o HDMI também suporta o modo alternativo USB Tipo C, embora seja menos difundido que o DisplayPort com suporte a Thunderbolt.
Thunderbolt
É uma interface muito versátil e rápida projetada pela Intel que implementa a saída de vídeo e a conexão de dispositivos de armazenamento. É uma interface que usa um conector USB tipo C ou DisplayPort em sua versão mais recente 3. Além das telas, também podemos encontrar esse tipo de conector nos discos rígidos externos SSD e nas estações eGPU para placas gráficas externas.
O Thunderbolt está na versão 3 e usa uma largura de banda não inferior a 40 Gb / s, muito maior que os 10 Gb / s clássicos que são capazes de transmitir um USB 3.1 Gen 2 Tipo-C. Além disso, ele fornece uma potência de até 100W no conector, graças à função USB Power Delibery, tornando-o ideal para laptops que usam esse tipo de interface para carregar.
O padrão foi criado em 2011 e, acima de tudo, é comum vê-lo nos novos laptops Macbook Air da Apple e em outros laptops ultrafinos projetados pelo Max-Q. No caso dela, a Apple foi a primeira a implementar a tecnologia Thunderbolt nas versões 1 e 2 em seus computadores por meio de uma interface Mini-DisplayPort. Mais tarde, com a chegada da versão 3, o Thunderbolt começou a usar o USB Type-C.
Essa interface também pode ser vista em algumas placas-mãe com chipset Z390 para serem instaladas por meio de placas de expansão e a bordo da gama entusiasta da Intel com seu chipset X299 nativo, como o Gigabyte X299 Designare EX.
Uma única porta Thunderbolt pode contar com uma largura de banda, como dizemos, de 40 Gb / s para poder transmitir um sinal de vídeo simultâneo para duas telas em 4K. É possível conectar até 6 dispositivos em uma única porta Thunderbolt através de um hub com a função Daisy Chaning.
MHL
Ele vem do nome Link de alta definição móvel ou link de alta definição móvel. É uma interface criada para dispositivos portáteis para transmissão de áudio e vídeo, incluindo telefones celulares. MHL pode ser considerado como uma versão derivada do HDMI. Foi proposto pela Silicon Image, que também deu uma contribuição significativa ao desenvolvimento do HDMI.
A versão inicial da interface MHL era capaz de oferecer saída de vídeo digital de 1080p em Full HD, além de áudio de até oito canais. Ele também possui recursos como HDCP e pode ser usado para controlar dispositivos habilitados para CEC.
A versão MHL 3 introduziu suporte para vídeo 4K 30Hz juntamente com HDCP 2.2 e áudio aprimorado com a função surround 7.1. Em dispositivos móveis, ele usa a porta micro-USB 2.0 para conectar-se a um dispositivo de exibição usando um adaptador MHL para HDMI, tornando-o uma interface com bastante energia usando poucos pinos.
A versão mais recente disponível é o superMHL, que adiciona suporte para vídeos de 8K a 120 Hz, Dolby Atmos e HDR. Ele também vem com um novo conector superMHL reversível. Além disso, podemos conectar vários monitores a uma única porta superMHL com o modo Daisy Chaning dessa interface. Como HDMI, DisplayPort e Thunderbolt, há um modo MHL alternativo para USB Type-C.
Conclusão e quais conectores usar
Atualmente, essas são as conexões de placas gráficas e dispositivos de streaming multimídia mais usados. Com exceção do conector VGA, que praticamente não é usado, e o conector DVI que foi substituído pelo DisplayPort e HDMI, são portas comuns para todos os nossos monitores, placas, placas gráficas, placas-mãe e dispositivos portáteis.
Obviamente, é hora de dar uma olhada em nossos guias relacionados ao tópico:
Hoje, o conector mais recomendado para uso é o DisplayPort, que, graças à versão 1.4, suporta resoluções de até 8K e 4K a 144 Hz compatíveis com o AMD FreeSync 2, um modo de atualização dinâmica amplamente usado em monitores de jogos de última geração alto. No entanto, a HDMI já conquistou a maior parte do mercado, basta ver que a maioria dos fabricantes de monitores coloca um cabo HDMI em vez de um DisplayPort em seus pacotes de compra, e isso também é mais caro.
O Thunderbolt 3 da Intel é agora o mais impactado, implementado em muitos dos novos laptops. Além disso, graças à compatibilidade com o USB Type-C, essa conexão será muito útil em breve para a grande maioria dos dispositivos. Da mesma forma, o MHL é uma interface criada recentemente que ainda não é amplamente utilizada, pelo menos em um telefone celular de alcance diferente do que o alto.
Deixamos algumas placas gráficas externas e dedicadas recomendadas:
Gigabyte GV-N208TGAMING OC-11GC, placa gráfica (352 bits, 7680 x 4320 pixels, PCI Express x16 3.0), HDMI, GeForce 9800 GTX +, preto Processador gráfico NVIDIA Turing: GeForce RTX 2080 Ti; 11 GB GDDR6 dedicado; Placa de proteção traseira 686, 00 EUR GIGABYTE AORUS Geforce RTX 2080 DDR6 de 8 GB - Placa gráfica (256 bits, 7680 x 4320 pixels, PCI express x16 3.0) Equipado com o processador gráfico Nvidia GeForce RTX 2080; Frequência de clock de 1845Mhz; Memória integrada 8GB GDDR6 256 bits EUR 478, 00 Gigabyte GV-N2070AORUS-8GC Gigabyte Nvidia AORUS GeForce RTX 2070 8G GDDR6 DP / HDMI Placa de vídeo Turing VR 4K PCI Express DP / HDMI Preto Forro de couro respirável, aparência clássica 777.66 Caixa de jogos Gigabyte AORUS GTX 1080 GeForce GTX 1080 8GB GDDR5X - Placa gráfica (GeForce GTX 1080, 8GB, GDDR5X, 10010 MHz, Pixels 7680 x 4320, Pixels PCI Express x16 3.0) Entrada CA: 100-240V ~ / 7 -3, 5 A / 60-50 Hz.O DisplayPort é uma alternativa na maioria dos casos. Para a Apple, o Thunderbolt da Intel é a interface usada para extrair conteúdo de vídeo de laptops para exibição em outros dispositivos. Qual interface você usa para o seu monitor ou laptop?
Placa gráfica integrada ou placa gráfica dedicada?
Explicamos as diferenças entre uma placa gráfica integrada e uma placa gráfica dedicada. Além disso, mostramos seu desempenho em jogos em resolução HD, Full HD e que vale a pena por sua aquisição.
▷ As conexões de energia de uma placa gráfica
Requisitos de energia e conexões de energia de uma placa gráfica atual ✅ Detalhes, potência de cada conector e 8 e 6 pinos.
Placa gráfica externa vs placa gráfica interna?
Placa gráfica interna ou externa? É a grande dúvida que os usuários de laptops para jogos possuem, ou laptops simples. Dentro, a resposta.