Avaliações

Revisão da Kingston a400 em espanhol (análise completa)

Índice:

Anonim

Hoje, revisamos o que talvez seja a série SSD SATA de 2, 5 polegadas mais barata do mercado, a Kingston A400. Se você deseja que um SSD dê vida nova a um computador antigo, com o suficiente para instalar o Windows e alguns programas, essa é a sua unidade. Você só precisa pagar cerca de 23 euros e terá uma unidade com taxas de leitura de 500 MB / se gravação de 320 MB / s, o que não é ruim.

Vamos ver como o modelo mais básico da Kingston se comporta no banco de ensaios. Como em outras ocasiões, compramos esse SSD para analisá-lo na web. Achamos que é um produto muito interessante.

Recursos técnicos do Kingston A400

Desembalagem

A Kingston é um fabricante que, por suas unidades de armazenamento em formato de 2, 5 polegadas, e alguns SSDs geralmente usam o que vemos na foto. Um pequeno pacote de papelão duro e plástico moderadamente rígido, onde a unidade de armazenamento é armazenada pura e simplesmente, sem instruções ou algo assim.

Mas não vamos nos desesperar, porque logo abaixo de onde o SSD está localizado, temos as informações que procurávamos, embora não em espanhol e também não sejam úteis. Algo mais útil é o verso, que nos fornece informações sobre o modelo e a compatibilidade.

Bem, nada, nós nos equipamos com algum elemento de corte para abrir a embalagem e extrair nossa Kingston A400, embora com um pouco de habilidade e força seja bastante simples.

Design e desempenho

Agora é hora de admirar a arquitetura desta unidade Kingston A400, que no nosso caso é de 120 GB, embora esteja disponível até 960 GB. Lembremos que é a série mais básica do fabricante, a mais econômica e destinada a pequenas aplicações, onde o que precisamos é de uma atualização sem grandes pretensões de armazenamento e, principalmente, a velocidade do nosso equipamento.

E devemos quebrar uma lança a favor da Kingston, pois nesta unidade econômica ela usou um belo encapsulamento completamente feito de alumínio de boa qualidade. Isso faz com que o aparelho tenha uma boa rigidez e grande resistência a choques, mesmo esmagando. Embora não recomendamos fazer o teste apenas por precaução.

Esta embalagem é pintada na cor cinza brilhante e possui um enorme logotipo da marca e o respectivo nome em relevo e pintada em preto, resultado de um processo de extrusão deste metal. Indicamos que o restante das unidades de tamanho maior tem a mesma configuração e a consideramos uma das vantagens do produto em comparação à concorrência, porque você já usa elementos de qualidade em sua família básica.

O formato é o formato normal de 2, 5 polegadas e padrão usado para unidades SATA III de 6 Gbps, com seus respectivos conectores de dados e energia separadamente. As medições têm 100 mm de comprimento, 70 mm de largura e 7 mm de espessura para isso, e todas as unidades da série. Vamos ficar de olho nas temperaturas da unidade, mas um encapsulamento metálico sempre ajuda na dissipação de calor.

Para examinar melhor a placa de circuito impresso que integra a memória e o controlador deste Kingston A400, desmontamos sua embalagem de alumínio removendo os quatro parafusos que unem as duas partes. É um processo muito simples se tivermos a cabeça da chave de fenda correta, embora obviamente perderemos a garantia se tivermos.

Como sempre, no interior, encontraremos um enorme espaço vazio e uma pequena placa de circuito impresso que traz apenas o controlador e dois chips de memória 3D TLC NAND construídos pela própria Kingston. Existem apenas dois, porque estamos enfrentando a versão com menos capacidade de armazenamento. Embora vejamos claramente que o PCB suporta dois outros chips na frente, imaginamos que, para a versão de 240 GB e assim por diante, troque os chips.

Após essas memórias, devemos falar sobre o elemento mais importante, que é o controlador, o elemento responsável pela interface de E / S e o gerenciamento de informações das memórias. Neste caso, temos um modelo Kingston CP33238B, que é uma variante do conhecido Phison PS3111-S11T. Um chip que foi usado em unidades SATA de diferentes formatos, como 2, 5 ", M.2 2282, 2242, mSATA, etc. É compatível com as memórias NAND Flash 2D SLC, 2D MLC e 3D TLC, que a Kingston adaptou às suas necessidades.

Ele suporta um total de até 1 TB de espaço de armazenamento com quatro canais de memória a velocidades de até 500 MB / s em leitura seqüencial e até 320 MB / s em gravação sequencial para o modelo que analisamos, o modelo de 120 GB. Se estamos aumentando a capacidade, também aumentamos o desempenho, até um máximo de 500 MB / se 450 MB / s para a unidade de 960 GB. Dessa maneira, seremos capazes de atingir taxas de operação por segundo de 82 mil IOPS em leitura aleatória e 86 mil IOPS em escrita aleatória. Oferece suporte às tecnologias TRIM e SMART, Smart ECC para correção de erros e proteção contra perda e apagamento de dados (ETEDPP).

A garantia que a Kingston A400 nos oferece é de 3 anos, dependendo da quantidade de dados gravados na unidade. Nesse caso, serão 40 TBW para a unidade de 120 GB, até 300 TBW para a unidade de 960 GB, mais ou menos o que temos em outros fabricantes. De qualquer forma, a vida útil estimada é de 1 milhão de horas MTBF, que são alguns anos, muito mais tempo do que nossa unidade será instalada no PC.

E terminamos com as características do consumidor, já que o fabricante as fornece, vale a pena mostrá-las aqui. Eles são realmente pequenos registros, muito mais do que outras unidades, devido às pequenas memórias que temos neste caso. 0, 195W em repouso, 0, 642W na leitura e finalmente 1, 535W na escrita, registros praticamente desprezíveis.

Equipamento de teste e referências

Nesse caso, não precisaremos de um grande banco de testes para testar o desempenho máximo desta unidade Kingston A400, pois todas as placas possuem SATA a 6 Gbps. De qualquer forma, aqui deixamos o banco de testes usado:

BANCO DE TESTE

Processador:

Intel Core i9-9900K

Placa de base:

MSI MEG Z390 ACE

Memória:

Capacidade de memória DDR4 de 16 GB

Dissipador de calor

Corsair H100i Platinum SE

Disco rígido

Kingston A400

Placa gráfica

Nvidia GTX 1660 Ti

Fonte de energia

Seja quieto! Dark Power Pro 11 1000W

O KIngston especifica um desempenho de 500 e 320 MB / s em leitura e gravação seqüencial, aceitável no primeiro caso, mas bastante baixo na escrita, longe do máximo disponível na interface SATA de 6 Gbps. Também lembramos que as velocidades foram medidas pelo fabricante com a ATTO; portanto, verificamos com sua referência e os seguintes programas:

  • Marca de disco de cristalSamsung SSD BenchmarkATTO Disk Benchmark Armazenamento da bigorna

Todos esses programas estão em sua versão mais recente disponível. Lembre-se de não abusar desses testes em suas unidades, pois o tempo de vida é reduzido.

Começamos analisando as informações que o CristalDiskMark nos fornece, que sempre pontuam tão alto quanto podemos ver, ou simplesmente que o banco de testes dos garotos da Kingston deixa um pouco a desejar. E é que encontramos números que excedem em muito os oferecidos por isso, com mais de 550 MB / se 430 MB / s em leitura e escrita seqüenciais, e muito mais, por exemplo, por escrito.

Vamos ver então o que a ATTO diz, que no nosso caso também faz com que os dados coletados pelo fabricante sejam excedidos, com números muito próximos de 400 MB / s por escrito e em todos os casos superiores a 530 em leitura. A verdade é que esta unidade fornece mais do que esperávamos inicialmente, mas se lermos as especificações do controlador do qual o que foi instalado deriva, ele tem uma capacidade de mais de 500 MB / s nos dois modos.

No caso de operações por segundo medidas pela Anvil, ela desinflou um pouco, com um máximo de 55, 5K IOPS na leitura (82K do controlador) e 50, 8K IOPS na escrita (86K do controlador). Por fim, o AS SSD mostra taxas muito semelhantes às prometidas pela Kingston A400 120 GB, excedendo ligeiramente 500 MB / s na leitura e nem mesmo 300 MB / na escrita.

No que diz respeito à temperatura, neste encapsulamento metálico tudo está sob controle, pois a unidade não se moveu de 38 graus durante os processos de estresse.

Palavras finais e conclusão sobre a Kingston A400

Em vista dos resultados que coletamos neste A400 da Kingston, devemos dizer que são melhores do que aqueles que, inicialmente, o fabricante mostra para a unidade de 120 GB (não sabemos se o mesmo acontece nos outros). Porém, excedemos a média de 500 MB / s na leitura seqüencial e reduzimos a média de 450 MB / s por escrito, o que não é ruim para os preços que administramos.

A Kingston usa suas próprias memórias e até seu próprio controlador, embora seja uma derivação do Phison PS3111-S11T, bem conhecido e usado por muitos fabricantes, embora já esteja um pouco desatualizado.

Recomendamos o nosso guia para os melhores SSDs do momento.

Algo que consideramos positivo é o fato de usar um encapsulamento de qualidade tão boa como este, construído em alumínio com boa resistência a choques e com um bom acabamento externo.

Temos este modelo específico da Kingston A400 com 120 GB de armazenamento no mercado por preços que variam de 21 a 26 euros, dependendo de qual loja analisamos. De qualquer forma, é um preço muito acessível e disponível para todos, embora se quisermos aumentar um pouco o tamanho, temos a versão de 240 GB por 30 euros e a versão de 480 GB por 40 euros, o que não é nada mau..

VANTAGENS

DESVANTAGENS

+ ENCAPSULADO METÁLICO

- DESEMPENHO DISCRETO
+ PREÇO EXCELENTE

+ ATÉ 960 GB

+ SATA INTERFACE COMPATÍVEL COM QUALQUER PC

A equipe de Revisão Profissional concede a ele a medalha de prata:

Kingston A400

COMPONENTES - 72%

DESEMPENHO - 75%

PREÇO - 83%

GARANTIA - 75%

76%

Avaliações

Escolha dos editores

Back to top button