Notícia

O Japão prepara um super

Índice:

Anonim

Atualmente, o computador mais rápido do mundo está na Suíça e é chamado Piz Daint, que tem um poder de 125 petaflops. Esse poder é semelhante ao do Sunway TaihuLight na China.

130 petaflops e 5 vezes menos consumo do que seus rivais

Nesse tipo de guerra tecnológica dos petaflops, é o Japão que quer se juntar à batalha com o anúncio de um supercomputador que alcançaria 130 petaflops, o que superaria os dois supercomputadores mencionados anteriormente.

Embora o computador atualmente sendo preparado pelo AIST (Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia Industrial Avançada do Japão) só supere seus rivais em 5 petaflops, a intenção é melhorar o consumo de energia necessário para fazê-lo funcionar. No caso do Sunway TaihuLight da China, são necessários cerca de 15 MW para operar, enquanto o computador japonês exigiria apenas 3 MW, cinco vezes menos consumo de energia.

O supercomputador japonês usaria refrigeração líquida em vez da refrigeração tradicional, o que também permitirá menos calor gerado do que seus rivais. Esse sistema de refrigeração líquida é uma solução que será implementada no computador Frances Tera1000, que alcançaria exaflops pela primeira vez, é claro que o computador estará pronto apenas em 2020 e os japoneses terão tudo pronto até o final de 2017.

Do Japão, eles garantem que o computador não será usado para o desenvolvimento de armas nucleares ou para meteorologia, como outras propostas semelhantes já fazem, embora não esclareçam por que o usariam.

Notícia

Escolha dos editores

Back to top button