Internet

Intel optane dimm oferece latência competitiva em relação à memória ram

Índice:

Anonim

A tecnologia Intel Optane da Intel tem sido uma das mais empolgantes do mercado de armazenamento nos últimos anos, oferecendo recursos de desempenho que se situam entre DRAM e NAND, com o potencial de agitar o mercado de PCs de uma nova maneira. Um novo passo nessa direção foi dado com o Optane DIMM.

O Optane DIMM está um passo mais perto de substituir a DRAM

Atualmente, o Optane é muito rápido e dificultado pelas faixas PCIe, drivers NVMe e outras soluções que ficam entre a própria memória e os processadores. Um dos principais benefícios do Optane é sua baixa latência de leitura e gravação, o que torna mais vantajoso colocar o Optane o mais próximo possível do processador. Portanto, a Intel quer colocar sua memória Optane em DIMMs semelhantes ao DDR4, dando à memória Optane DIMM acesso mais direto ao processador.

Recomendamos a leitura de nosso artigo sobre Como instalar o MySQL no Windows 10, passo a passo

A Intel afirmou que seus SSDs baseados em Optane têm uma latência de leitura média de aproximadamente 10.000 nanossegundos, enquanto seus modelos Optane DIMM oferecerão uma latência de leitura média de 350 nanossegundos. Isso representa uma melhoria de 28, 5 vezes nas latências médias de leitura, colocando os DIMMs do Optane em níveis de desempenho respeitáveis ​​ao DRAM, que geralmente oferecem latências inferiores a 100 nanossegundos.

No momento, os DIMMs Optane da Intel exigem configurações especializadas de hardware limitadas ao servidor para funcionar corretamente. A Intel certamente planeja distribuir essa tecnologia para o mercado consumidor no futuro, especialmente se eles conseguirem que os sistemas operacionais comecem nativamente a tirar proveito de alternativas DRAM não voláteis.

É possível que o Optane possa substituir a DRAM em muitas configurações de baixo custo, onde o desempenho da DRAM não é necessário e a natureza não volátil da Optane pode ser benéfica.

Fonte Overclock3d

Internet

Escolha dos editores

Back to top button