Tutoriais

O que é latência da memória ram e qual é a sua importância?

Índice:

Anonim

Quando vamos comprar um pedaço de RAM para o nosso PC, um conceito bastante importante que devemos entender é o da latência da memória. Neste artigo, ensinaremos a você o que é e explicaremos sua importância e influência no desempenho do nosso PC. Vamos começar!

Índice de conteúdo

Definindo o conceito de latência

Antes de começarmos, vamos esclarecer o que é latência em termos muito gerais. Grosso modo, esse é o tempo decorrido entre uma 'solicitação' e sua resposta, ou seja, o tempo decorrido desde a execução de uma ação (por exemplo, clicando em um botão) até que a resposta seja recebida (por exemplo, mostre uma janela). Por exemplo, quando consultamos o ping em um teste de velocidade ou em um jogo online, observamos a latência da nossa rede, ou seja, o tempo decorrido entre o envio de um pacote de dados e o recebimento de sua resposta.

Você está procurando o melhor guia para as melhores memórias de RAM do mercado ? Clique no link anterior e você verá os modelos mais destacados.

Tempos de latência na RAM e como é calculado

Normalmente, diz-se que o 'CL' é a 'latência' da RAM, mas, na realidade, é apenas parte da latência total!

Em geral, o que muitas pessoas consideram a medida real da latência da RAM é a chamada latência CAS ou CL.

A latência do CAS mede o número de ciclos de relógio que passam de quando uma solicitação para ler dados é feita e quando essas informações estão disponíveis. Portanto, sim, é um tipo de latência ao medir o tempo decorrido entre uma solicitação e sua resposta, mas não é um indicador real da latência TOTAL da RAM. Porque Bem, porque com o aumento da frequência da memória RAM, reduz-se o tempo necessário para executar um ciclo de clock. Lembre-se de que a frequência em Hertz (Hz) mede o número de vezes que um ciclo se repete a cada segundo; portanto , quanto maior a frequência, menor o tempo necessário para o ciclo. A partir daqui, conseguimos obter esta fórmula:

tempo de ciclo ( ns ) × latência CAS (“ CL ”)

Se levar 1 nanossegundo para percorrer e levar 15 ciclos (CL15), a latência real será de 15 nanossegundos (ns), mas se alterarmos esse valor em 0, 7 ns e aumentarmos a latência do CAS para CL17, a latência real será inferior a 11, 9ns.

No segundo exemplo, a latência é menor porque, mesmo que você precise executar mais ciclos, leva muito menos tempo para executar cada um.

Agora, o papel da frequência de RAM aqui pode não ter sido claro ainda, então vamos ver como vamos da frequência anunciada pelos fabricantes ao tempo que leva para alternar (ns) para para que o cálculo possa ser realizado sem problemas.

A primeira coisa que devemos saber é que a coisa mais normal é que a memória esteja listada, por exemplo, "DDR4 2133" em vez de "DDR4 2133MHz". Neste último caso, embora a chamemos de 'frequência' da RAM, não é realmente, porque a frequência na qual a RAM realmente funciona é metade, ou seja, neste caso 1066, 5MHz. Como nas memórias DDR (DOUBLE data rate), duas operações são executadas por segundo e não uma, os 2133MHz anunciados seriam realmente 2133MT / s (milhões de transferências por segundo) e a frequência seria 1066, 5MHz.

Portanto, quando falamos sobre frequência neste artigo, não estamos nos referindo à taxa de transferência, que é normalmente chamada de "frequência". De qualquer forma, são equivalentes: quanto maior a taxa de transferência, mais frequência.

Assim, quando tivermos os dados de frequência, se calcularmos sua inversa (1 ÷ frequência), obteremos finalmente o período de cada ciclo em segundos, neste caso 0, 0009376465 ​​segundos ou, melhor dizendo, 9, 38 nanossegundos. Seria necessário apenas multiplicá-lo pelo CL, e já teríamos os dados de latência total. Modificando a fórmula anterior, podemos ir diretamente para o resultado em nanossegundos como este:

(1 000 frequency frequência REAL) × latência CAS (“ CL ”)

Sabemos que essa explicação pode ser bastante complicada… é por isso que deixamos essa tabela que fizemos com todos os cálculos já feitos para 180 combinações diferentes de RAM

Latência da memória RAM DDR4

Esta tabela levanta certas dúvidas. Por exemplo, duas combinações de RAM muito comuns são 3000MT / s CL15 e 3200MT / se CL16. Ambos têm exatamente a mesma latência de acordo com a nossa fórmula, ou seja, 10ns. No entanto, há um fator que omitimos.

A memória RAM (especificamente a RAM dinâmica ou DRAM que usamos em nossos computadores, celulares etc.) é organizada por várias linhas retangulares com 8 colunas chamadas "palavras". Portanto, a fórmula de cálculo da latência que usamos anteriormente se refere ao atraso no acesso à PRIMEIRA PALAVRA, mas devemos ter mais duas latências em consideração: a latência da quarta e da oitava palavra. Para calcular, use esta fórmula:

Palavra N = × (1 frequency frequência real)

O Infinity Fabric tem seu uso mais conhecido na interconexão dos grupos principais ou também chamado CCX, usado em quase todos os processadores Ryzen (exceto em alguns como as APUs 2200G e 2400G). No entanto, o acesso à RAM também usa o Infinity Fabric, portanto , sua frequência tem um impacto ainda maior nas latências de acesso à memória.

No caso da Intel, o barramento que eles usam executa em frequências muito mais altas, na maioria dos casos acima de 4000 MHz, mas o importante é não ver qual barramento atinge frequências mais altas, porque a realidade pode ser diferente. Quem tem a liderança em latências de acesso à memória, Intel ou AMD?

Bem, a verdade objetiva é que os processadores Intel Coffee Lake têm latências de acesso à memória mais baixas do que seus concorrentes AMD Ryzen, como mostramos nos testes de desempenho de imagem. É por isso que as pessoas tendem a priorizar as altas frequências de RAM menos nos processadores Intel (do soquete 1151), porque apesar de terem um impacto semelhante nas latências de acesso à RAM ( como vemos as diferenças quando se muda para 3400MT / s de RAM são semelhantes ), não afeta a velocidade do barramento em anel (Infinity Fabric na AMD) e, por outro lado, com a Intel nas velocidades de fábrica da RAM, essas latências são semelhantes às da Ryzen com RAMs de 3200MT / muito mais

E que RAM eu compro?

Depois que todos esses aspectos técnicos foram explicados e depois de falar sobre a importância da latência de acesso à memória em equipamentos modernos, surge a pergunta de um milhão de dólares: Qual frequência e latência CAS devo escolher para fazer a melhor compra possível?

Como visto na imagem acima, pode haver grandes diferenças de preço entre os kits com maior velocidade e menor latência real (como explicamos anteriormente ), algo que, adicionado aos preços extremamente altos da RAM, que Com preço de até 40% a mais do que um ano atrás ou 160% a mais de dois anos atrás, apresenta um grande dilema em orçamentos apertados, onde você deve economizar no kit escolhido.

Aqui, nossa recomendação é que você procure o melhor equilíbrio entre benefícios e preço. Acreditamos que, se você for usar um processador AMD Ryzen ou gastar algum dinheiro com a Intel (por exemplo, um i5 8600K ou i7 8700K), tente se colocar no mínimo ideal de 3000 ou 3200MT / s (com o nome de MHz ). No entanto, se você for montar uma plataforma muito mais básica, mas de última geração, um ponto muito equilibrado em preço e desempenho é o 2666MT / s. De fato, se você for montar o Intel Coffee Lake com placas-mãe que não sejam o Z370, você não poderá aumentar a RAM dessa frequência para que seja a escolha perfeita. Como recomendação final, se você é o APU, para usar toda a potência de seus gráficos integrados, preste atenção especial à RAM, com um mínimo de 2666MT / s (ideal 3000 ou 3200) e sempre obrigatório para usar o Dual Channel para o qual você precisará 2 módulos de RAM ou mais.

Lembre-se também de que, para usar a RAM com mais frequência, você provavelmente precisará fazer vários ajustes no BIOS da sua placa-mãe e verificar se é possível aumentar sua frequência de acordo com as especificações e a compatibilidade da placa-mãe.

Como saber a latência da minha RAM

Para conhecer a frequência e os dados CL da sua RAM, tudo o que você precisa fazer é baixar o aplicativo CPUID CPU-Z. Uma vez dentro do programa, obter os dados é tão simples quanto acessar a guia "Memória" e consultar a Frequência DRAM (frequência RAM) e Latência CAS (latência CAS). Depois que esses dados são obtidos, você só precisa aplicar as fórmulas ou dar uma olhada em nossa tabela para descobrir a latência real de sua RAM.

Palavras finais e conclusão sobre a latência da memória RAM

Sabemos que, em geral, esse é um tópico que pode ser bastante difícil para muitos, sejam eles iniciantes ou não. Há muitos fatos a serem lembrados que geralmente são desconhecidos. Portanto, resumiremos as conclusões que tiramos do artigo em vários pontos:

  • Pode-se dizer que a latência, no caso das memórias RAM, é o tempo decorrido desde a solicitação para acessar os dados até que eles sejam acessados. Os dados "CL" da memória RAM, também chamados de latência CAS , não são um indicador da latência real da RAM, pois também é necessário levar em consideração a frequência com que trabalha ( metade dos "MHz" anunciados: 2133, 2400, 3000…) e, de fato, é um fator muito mais determinante que o CL. A latência real da RAM influencia o desempenho do processador, e mais especialmente em jogos, que precisam acessar a RAM com mais frequência. No AMD Ryzen, as frequências de RAM também são muito mais importantes do que no caso dos processadores Intel Socket 1151 (as latências CAS são basicamente as mesmas), e especialmente se você usar um processador Ryzen para jogos, é preferível usar a memória RAM de frequência de 3000MT / s ou mais.. Ao comprar, é melhor encontrar um equilíbrio entre desempenho e preço devido aos altos custos atuais da RAM.

Portanto, agora você sabe, esperamos que nosso artigo tenha ajudado você a entender melhor o conceito de latência na memória RAM. Você tem alguma dúvida sobre isso? Precisa de conselhos sobre quais frequências de RAM comprar? Você tem sugestões ou críticas sobre o que lhe explicamos? Não hesite em deixar um comentário ou abrir uma discussão em nosso fórum de hardware!

Tutoriais

Escolha dos editores

Back to top button