Intel espera lançar seus primeiros chips gaa de 5 nm em 2023
Índice:
A Intel já havia anunciado um processo de 7 nm em 2021, o primeiro produto sendo a placa gráfica Ponte Vecchio para uso em data centers. O processo 5 nm após 7 nm será uma etapa muito importante para a Intel, pois abandonará os transistores FinFET para os transistores GAA nesse nó.
Intel espera lançar seus primeiros chips GAA de 5nm em 2023
A Intel usou transistores FinFET (3D Transistors) pela primeira vez com o nó de processo de 22 nm. Os transistores FinFET têm sido extremamente lucrativos para a Intel e a indústria em geral, mas em nós cada vez menores, seu design está se tornando obsoleto, onde os transistores GAA entram.
A Intel mencionou anteriormente que o processo de 5nm está em desenvolvimento, mas não divulgou os detalhes, e as últimas notícias são que seu processo de 5nm abandonará os transistores FinFET e passará para os transistores de porta ampla GAA.
Os transistores GAA também têm uma variedade de caminhos técnicos, tendo mencionado anteriormente que seu processo GAA pode melhorar o desempenho em 3%, reduzir o consumo de energia em 50% e reduzir a área do chip em 45%, mas isso é Compare com seu processo de 7 nm e seus dados preliminares.
Visite o nosso guia sobre os melhores processadores do mercado
Dada a força da Intel em tecnologia de processos, a melhoria de desempenho de seu processo GAA deve ser mais acentuada.
Quanto ao processo de 5 nm, não há um cronograma claro, mas a Intel mencionou anteriormente que, após 7 nm, o ciclo do processo retornará à taxa de atualização dos dois anos anteriores, ou seja, em 2023, O processo de 5nm da Intel já foi implementado em seus chips. Nós manteremos você.
A Amd já tem seus primeiros chips finfet
AMD, arquitetura ZEN, chips FinFET de 16 ou 14nm, expectativas de produção, investimento
Tsmc já produz em massa os primeiros chips a 7 nm
A TSMC começou a produzir em massa os primeiros chips com seu avançado processo CLN7FF de 7nm, o que permitirá alcançar novos níveis de eficiência e desempenho.
Intel espera que seus processadores de 7 nm estejam prontos em dois anos
O CEO da Intel, Bob Swan, confirmou que a empresa planeja ter seu processo de 7nm de próxima geração pronto em dois anos.