Processadores

A Intel detalha como é o processo de fabricação de 10 nm

Índice:

Anonim

A Intel lançou dois vídeos em seu processo de design e fabricação de chips, que nos dão uma visão rara não apenas do processo de produção da empresa, mas também de seu problemático processo de 10 nm.

A Intel detalha como é seu processo de fabricação de 10nm, o que causou muitas dores de cabeça

Os problemas da Intel com o processo de 10 nm estão bem documentados. A empresa sofreu danos quase incalculáveis ​​em seus planos de trabalho de longo prazo devido ao atraso na produção em massa de seu nó mais recente e até recentemente foi citada como não esperando obter paridade com seus concorrentes (provavelmente na referência fundição de terceiros TSMC) até que ele libere seu processo de 7 nm no final de 2021.

O vídeo cobre o processo de fabricação e, embora valha a pena ver tudo, o mergulho profundo da Intel na tecnologia de transistor começa aproximadamente às 1:50 da manhã a partir do vídeo. Aqui, a empresa detalha sua tecnologia de transistor FinFET e descreve o número impressionante de etapas necessárias para construir um único transistor (mais de 1.000). No entanto, essas fotolitografias, gravuras, deposições e outras etapas se aplicam a uma bolacha inteira que possui vários dados, cada um carregando bilhões de transistores. A Intel detalha seu contato na Active Door Technology (COAG) às 3:10 do vídeo.

O vídeo também nos dá um vislumbre da vertiginosa e complexa rede de interconexões presentes no chip. Esses fios minúsculos conectam os transistores incrivelmente pequenos, facilitando a comunicação e são empilhados em um cluster 3D complexo.

No entanto, esses pequenos fios podem ter meros átomos de espessura, o que pode levar à eletromigração de indução de falhas. Transistores menores requerem fios mais finos, mas isso também leva a uma maior resistência que requer mais corrente para acionar um sinal, complicando as coisas. Para enfrentar esse desafio, a Intel trocou cobre por cobalto.

Visite o nosso guia sobre os melhores processadores do mercado

A empresa está procurando por novas tecnologias que não sejam totalmente contingentes à liderança de processos, como EMIB e Foveros, e planeja adotar novas arquiteturas baseadas em chiplets.

Gostaríamos muito de ver vídeos mais detalhados do funcionamento interno de outros nós de processos modernos, em particular o nó de 7nm do TSMC.

Enquanto esperávamos, a Intel também lançou outro vídeo de fabricação de chips, que é decididamente mais básico e obviamente voltado para usuários menos experientes.

Fonte Tomshardware

Processadores

Escolha dos editores

Back to top button