Processadores

Intel anuncia oficialmente seu processo de fabricação a 10 nm

Índice:

Anonim

Após três gerações de processadores de 14 nm, a Intel oficializou seu novo processo de 10 nm, o que permitirá que novas gerações de microprocessadores sejam mais poderosas e muito mais eficientes em termos energéticos.

Intel fabricará os melhores processadores de 10 nm do mundo

A Intel tem o orgulho de anunciar ao mundo seu novo processo de fabricação de 10 nm que reúne o dobro de transistores que processos concorrentes equivalentes, demonstrando mais uma vez que a gigante de semicondutores está na vanguarda da tecnologia. A Intel afirma que o deles é um verdadeiro processo de 10 nm, uma geração à frente do empregado por seus principais rivais. Este último se deve ao fato de não haver um padrão para medir o tamanho dos processos de fabricação, portanto , nem todos os 10 nm são iguais, muito menos.

Melhores processadores do mercado (2017)

Muitos dos fabricantes de processadores usam o nm como uma ferramenta de marketing, em vez de uma medida real do tamanho dos transistores em seus processos de fabricação, este último nos levou a uma situação em que o TSMC chama um processo de 12 nm a Versão atualizada de seu processo anterior de 16 nm, na verdade não há alterações no tamanho.
O passo mínimo do gate do processo Intel 10nm é reduzido de 70nm para 54nm e o passo mínimo de metal é contratado de 52nm para 36nm. Essas dimensões menores permitem uma densidade de 100, 8 mega transistores por mm2, 2, 7 vezes maior que a tecnologia anterior de 14 nm da Intel e espera-se que seja aproximadamente 2 vezes maior que outros processos de 10 nm.

O novo processo de 10 nm da Intel proporcionará um desempenho 25% maior do que os atuais processadores de 14 nm, reduzindo o consumo de energia em 45%. Atualmente, o processo 14nm ++ da Intel já oferece uma eficiência energética 26% maior do que sua primeira versão de 14nm. No futuro, teremos os 10nm +, que oferecerão uma melhoria de desempenho de 15% e reduzirão o consumo de energia em 30% em comparação aos 10nm.

Fonte: overclock3d

Processadores

Escolha dos editores

Back to top button