Processadores

Intel anuncia novo lago em cascata xeon com até 48 núcleos

Índice:

Anonim

A Intel anunciou a próxima família de processadores Xeon Cascade Lake que planeja lançar no primeiro semestre do próximo ano. As novas peças representam uma melhoria substancial, com até 48 núcleos e 12 canais de memória DDR4 por soquete, suportando até dois soquetes.

O Intel Xeon Cascade Lake terá um design não monolítico

Esses processadores Cascade Lake oferecem um nível de desempenho mais alto que os processadores escalonáveis ​​(SP) do Xeon. Os chips Xeon SP de hoje usam uma matriz monolítica, com até 28 núcleos e 56 threads. Em vez disso, o Cascade Lake AP será um processador multi-chip com várias matrizes em um único pacote. A AMD está usando uma abordagem semelhante para seus produtos comparáveis, com os processadores EPYC usando quatro matrizes em cada pacote.

Recomendamos a leitura de nosso artigo sobre a AMD, pois isso pode resolver os problemas de memória do EPYC Rome com um interposer

A mudança para um design com vários chips é provável porque, à medida que as matrizes ficam cada vez maiores, é mais provável que elas contenham um defeito. O uso de várias matrizes menores ajuda a evitar esses defeitos. Como o processo de fabricação de 10nm da Intel ainda não é bom o suficiente para a produção no mercado de massa, o novo Xeons continuará a usar uma versão do processo de 14nm da empresa. A enorme quantidade de canais de memória exigirá um soquete enorme, que atualmente é considerado um conector de 5903 pinos.

Em particular, a Intel está listando apenas uma contagem de núcleos para esses processadores, em vez da combinação usual de núcleos e threads. Não está claro se isso significa que os novos processadores não terão HT, ou se a empresa prefere enfatizar os núcleos físicos e evitar algumas das preocupações de segurança que o HT possa apresentar em determinados cenários de uso.

No geral, a empresa alega uma melhoria de 20% no desempenho em relação aos atuais Xeon SPs e 240% em relação ao EPYC da AMD, com ganhos mais altos em cargas de trabalho que exigem alto uso da largura de banda. memória. Os novos processadores incluirão uma série de novas instruções AVX512 projetadas para melhorar o desempenho das redes neurais em funcionamento.

Fonte Techpowerup

Processadores

Escolha dos editores

Back to top button