Processadores

A Intel atualiza as informações do lago em cascata, do cume da neve e do lago de gelo para 10 nm para seus processadores de datacenter

Índice:

Anonim

Nesta CES 2019, a Intel apresentou novas informações sobre sua arquitetura de 14nm para o datacenter de nomes Cascade Lake, bem como 10nm Snow Rigde e Ice Lake. Não recebemos nenhuma palavra oficial da gigante eletrônica desde a celebração do Datacenter Summit em agosto passado. Além disso, ele discutiu o novo suporte à segurança de IA e NNP.

Fonte: Anandthech

Já faz mais de um ano e meio desde que os primeiros processadores Intel Xeon apareceram sob a arquitetura de 14 nm chamada Skylake-SP. E chegou a hora do fabricante nos fornecer notícias sobre os sucessores desses processadores brutais, mesmo que não sejam de 10 nm.

As informações fornecidas pela Intel são de que a nova gama de processadores de 14 nm sob o nome Cascade Lake está pronta para ser comprada como produção por grandes empresas dedicadas ao processamento em nuvem, como AWS, Google, Azure ou Baidus.. Esses clientes fazem parte do programa de teste interno da Intel para testar seus novos processadores de 14 nm, mas ainda não estamos dando o salto para 10 nm. Certamente, essas grandes empresas testaram o primeiro silício durante esses meses antes até finalmente termos conhecimento dele.

Essas unidades de processamento ainda não estão padronizadas para o varejo, pois no passado o Intel Datacenter Summit deixou claro que eram unidades personalizadas para tarefas muito específicas, chamadas " unidades fora de rota ".

De qualquer forma, uma das grandes inovações que o Cascade Lake trará é o suporte à memória persistente Intel Optane, onde aumentaremos a capacidade de memória RAM por soquete em números de vários TB (terabytes). Também serão fornecidos patches de segurança de hardware para o Spectre v2. A estratégia da Intel é muito clara: crie unidades que implementem a segurança diretamente no hardware, para que as empresas sejam quase obrigadas a adquirir essas unidades de 14 nm corrigidas em massa para obter esse nível de segurança sem a necessidade de uma segurança já insegura, software.

O Cascade Lake não deve estar pronto para o varejo até pelo menos meados de 2019.

Arquitetura de 10nm Snow Rigde para conectividade e rede no datacenter

A segunda principal notícia que a Intel deu sobre sua arquitetura de 10nm tem a ver com implementações 5G e as novidades que virão com o protocolo 802.11ax. O objetivo da Snow Rigde é fornecer acesso sem fio a estações de virtualização, data centers e IA.

Ele não elaborou essa nova arquitetura, embora, com base nas especificações dos processadores Xeon, essas novas selas de 10 nm contenham vários núcleos Sunny Cove, grandes recursos de endereçamento de memória e concentrem-se exclusivamente em rede.

10nm Ice Lake Xeon, fato ou ficção?

Fonte: Anandtech

Encerramos a seção de notícias relacionadas ao Intel Xeon com as palavras de Shenoy que informaram que a empresa está trabalhando ativamente na arquitetura Ice Lake Xeon, para implementar os processadores Xeon a 10 nm. No último evento, Architecture Intel, um processador chamado Ice Lake Xeon foi mostrado. Chamar esse pedaço de chip de Ice Lake Xeon significa que a Intel já tem uma prova tangível de que possui processadores funcionais e de alto desempenho para o datacenter, o que não sabemos é quando devemos fazer um teste físico de desempenho. deles.

Novas informações sobre a família de processadores Nervana NNP para Inteligência Artificial

A família de processadores NNP ou Nervana Neural Network Processor está sob investigação para a fabricação de processadores especialmente projetados para trabalhos de Deep Learning e Inteligência Artificial em larga escala. O processo de aprendizado de máquina consiste em duas fases, uma fase de aprendizado (treinamento), na qual a máquina processa enormes quantidades de dados existentes para criar padrões e relacionamentos. O que, por sua vez, leva à segunda fase de inferência, na qual essas informações aprendidas são usadas para criar novas informações sozinhas para prever eventos que ainda não ocorreram. Em resumo, crie uma rede de inteligência artificial.

O fato é que a Intel está trabalhando em silicons com alta capacidade de processamento chamada NNP-L, para cobrir o primeiro estágio do aprendizado. Mas também iniciou uma linha de investigação para processadores de menor potência, chamados NNP-I, para dedicá-los exclusivamente à segunda fase da inteligência.

O objetivo da empresa para este mesmo 2019 é, supostamente, fazer com que esses processadores funcionem juntos para criar um sistema de inteligência artificial escalável , onde vários desses processadores trabalham juntos. Desenvolvemos a estrutura que a Nvidia possui em seus sistemas de IA, com várias GPUs Tesla V100 para a fase de aprendizado e tantas Tesla P4 na fase de inferência. Estaremos atentos às próximas notícias que o fabricante fornecer neste campo interessante (e perigoso) de fornecer inteligência às máquinas.

Quanto veremos as palavras se tornarem realidade?

Precisamente existe o kit da pergunta. A Intel já falou em vários eventos sobre essa nova arquitetura com vários nomes de inverno que até o próprio John Snow questionaria. Então, queremos ver evidências tangíveis, gráficos de desempenho e chips físicos que implementam a arquitetura de 10nm. Já estamos ansiosos para experimentar esta nova etapa de desempenho.

Nas notícias anteriores sobre Ice Lake, vimos como a Intel introduziu quase oficialmente o nome Ice Lake-U e o início dos processadores de 10 nm para equipamentos móveis. A implantação de patches sob o nome Cascade Lake é ótima, mas o tempo não é favorável a eles, com uma AMD liberada em criatividade com sua impressionante Ryzen. Agora cabe a você dizer: Quando você acha que veremos todas essas novidades da Intel, valerá a espera ou o jogo da AMD vencerá?

Fonte Anandtech

Processadores

Escolha dos editores

Back to top button