Processadores

Intel afirma que haverá um cpus de desktop de 10 nm

Índice:

Anonim

Horas atrás, havia um forte boato de que a Intel estava pensando em abandonar seus processadores de 10nm para se concentrar apenas nos atuais e futuros processadores de 14nm e, em seguida, dar o salto direto para 7nm. O problema disso é que esse salto só ocorrerá em 2022, portanto a Intel continuará usando o processo de 14nm (+++) por pelo menos mais dois anos.

Intel saiu rapidamente para negar as informações mais recentes

O boato foi publicado pelo site alemão HardwareLUXX . O site informou que recebeu informações de "círculos internos" com um histórico comprovado. No entanto, a Intel rapidamente negou essas informações, assegurando que ainda há planos de lançar processadores de 10 nm para o desktop.

Se a Intel ainda planeja processadores de 10 nm para desktops, é provável que eles tenham sucesso no Rocket Lake-S, talvez no final de 2021. Agora, é provável que os tokens sejam baseados no Alder Lake e em sua arquitetura Golden Cove, em vez do próximo Tiger Lake com Willow Cove.

O processo 10nm ++ pode ajudar a superar alguns dos problemas de frequência e fornecer uma melhoria significativa do IPC (instruções por relógio) a partir de três gerações de melhorias na arquitetura.

O único problema que resta é a baixa maturidade de 10 nm, pois pode nunca atingir os altos rendimentos que a Intel está acostumada com seus outros nós de processo. No entanto, a pressão da concorrência pode ser um motivo para continuar e, pelo menos no data center, a plataforma Eagle Stream da empresa não apresentará uma contrapartida de 14 nm como a que vimos com a Cooper Lake-SP em 2020 com Ice Lake-SP.

Isso indica que a Intel pode estar esperando que os 10nm atinjam a maturidade suficiente em 2021 para acomodar mais aceleração na fabricação. Vamos ver qual é a estratégia, mas, mesmo se continuarmos avançando no processo de fabricação de chips de 10nm, ele ainda estará por trás da tecnologia da AMD e de seu processo de 7nm, que estreou com a terceira geração da Ryzen. Vamos mantê-lo informado.

Fonte Tomshardware

Processadores

Escolha dos editores

Back to top button