Impressoras pessoais: tudo o que você precisa saber
Índice:
- O que exatamente é uma impressora
- Os diferentes tipos de impressora
- Impressão de toner
- Impressão térmica
- Impressão por sublimação de tinta
- Impressão a jato de tinta
- Impressão de impacto
- Impressão 3D
- As conexões de nossas impressoras
- Apresentado entre diferentes tipos de impressoras
Embora a mudança do analógico para o digital tenha sido um golpe poderoso para muitos periféricos e acessórios para computadores, um dos que ainda hoje está presente com mais presença profissional e pessoal é a impressora. Este herdeiro da impressão moderna está conosco desde o início da ciência da computação e evoluiu com ela. Hoje, queremos dedicar algumas palavras à face mais caseira do dispositivo e oferecer a você tudo o que você precisa saber sobre impressoras pessoais.
Índice de conteúdo
O que exatamente é uma impressora
Nesse texto, é sempre bom começar definindo do que exatamente estamos falando. No mundo da computação, chamamos de impressora periférica de saída que, através dos dados armazenados em formato eletrônico, faz uma cópia física dela através de um meio físico, geralmente papel.
Imagem: Flickr, Christian Colen
Juntamente com os monitores e os dispositivos de saída de áudio, eles são os periféricos de saída mais difundidos e um dos mais históricos desse meio; Devido a isso, houve várias iterações e evoluções do periférico ao longo dos anos, bem como os meios pelos quais ele se comunica com nossas equipes.
Os diferentes tipos de impressora
As impressoras pessoais, nas quais vamos nos concentrar nesta redação, foram projetadas para operar com um único computador e executar trabalhos de impressão leves, embora essa capacidade dependa inteiramente do tipo de impressora sobre a qual estamos falando.
Devido ao grande número de variantes e modelos ao longo de sua história, existem várias maneiras de classificar os diferentes tipos de impressoras que podemos encontrar. Esses métodos variam da capacidade de impressão ao idioma usado pela impressora; um dos que melhor categoriza os diferentes modelos existentes é a classificação de acordo com o método de impressão. Os mais difundidos são:
Impressão de toner
Atualmente, um dos métodos de impressão mais amplamente utilizados é o que envolve o uso de cartuchos de toner (pó de tinta seca) em seu processo de impressão. Isso é feito aderindo os pigmentos de toner por meio de atração eletrostática, a serem fixados posteriormente por calor e pressão. Esse processo é chamado de Xerografia .
Impressoras que usam esse método são lasers e LEDs; modelos semiprofissionais para escritórios e estúdios (impressoras AIO) também se enquadram nessa categoria. Sua qualidade de impressão é boa, o custo por cópia é relativamente baixo e eles são muito rápidos, tornando-os uma escolha muito popular.
Os primeiros dispositivos de impressão a laser viram a luz no início dos anos 70, na lendária empresa de tecnologia Xerox, embora a Hewlett-Packard (HP) e a Apple fossem responsáveis por criar os primeiros modelos acessíveis ao público em geral, promovendo sua expansão.
Impressão térmica
Juntamente com os da seção anterior pelo uso da Xerografia , encontramos impressoras térmicas. Eles são baseados no uso de um papel sensível ao calor que, ao entrar em contato, muda de cor; A impressora aproveita essa propriedade para aplicar calor a pontos específicos do papel, passando por ela para capturar as informações a serem impressas. Eles são usados para caixas eletrônicos, ingressos e fotografias, os últimos usando fitas de impressão em resina.
Impressão por sublimação de tinta
Entre as impressoras térmicas, teríamos que ver as impressoras baseadas em tinta de sublimação. Esses dispositivos usam calor para transferir a tinta para o documento final a partir de fitas de impressão. Eles são comumente usados para impressão de fotos de alta qualidade.
Impressão a jato de tinta
Outro dos métodos mais populares para realizar a impressão de um documento é a injeção de tinta (impressoras InkJet ), que consiste na aplicação de pequenas quantidades de tinta na superfície a ser impressa. Esse processo é realizado por injeção térmica ou piezoelétrica; Como ambos os resultados oferecem precisão e qualidade de cores muito altas, as impressoras a jato de tinta são frequentemente usadas para imprimir fotos e documentos.
Imagem: Flickr, Frankieleon
Devido à sua produção fácil, eles geralmente são acessíveis, embora o custo por cópia seja muito superior ao do toner devido ao uso de cartuchos de tinta.
Sua produção começou na década de 1950, embora não fosse até a década de 1970, com os produtos da Canon e Epson, que sua popularização começou.
Impressão de impacto
Com base no mecanismo de impacto que permite escrever em uma máquina de escrever clássica, temos impressoras de impacto. Esses dispositivos funcionam tocando uma cabeça de impressão com tinta no papel, o que deixa a marca correspondente no papel.
Dependendo de como é esse cabeçote, podemos classificá-los como uma impressora de impacto clássica ou uma impressora matricial. Neste último, o que impacta a tinta no papel é um rolo com uma composição pré-estabelecida por meio de uma matriz de muitos pontos (pixels) que, quando distribuídos de certa maneira, formam uma imagem maior e complexa; o rolo passa sobre o papel, gravando a tinta.
As impressoras matriciais foram criadas pela IBM no final da década de 1950 e por muitos anos foram o mais alto padrão de qualidade para impressão de texto.
Impressão 3D
Embora não se enquadre nas mesmas categorias em que catalogaríamos as impressoras nomeadas até agora e elas precisariam de seu próprio texto, dadas suas peculiaridades, não queremos perder a oportunidade de mencionar as impressoras 3D.
Imagem: Flickr, Its-Izzy
Utilizadas principalmente em ambientes criativos ou industriais, as impressoras 3D são dispositivos de saída que criam um objeto físico a partir de um modelo digital tridimensional. As propriedades deste modelo dependem muito do tipo de impressora 3D, e isso está intimamente relacionado ao material de impressão, que varia de ligas a polímeros.
Recomendamos que você compartilhe a impressora de rede Windows 10As conexões de nossas impressoras
Outra das seções que caracterizam esses dispositivos e que mudou mais ao longo do tempo é a interface de conexão usada para se comunicar com nosso equipamento. Atualmente, o que está mais presente é a conexão com fio via USB ou via Wifi, se falarmos sobre conexão sem fio. No entanto, isso nem sempre foi o caso, e alguns anos atrás, ônibus como a porta paralela eram a norma.
Algumas conexões para impressoras estendidas no seu dia. USB é o favorito atual.
Apresentado entre diferentes tipos de impressoras
Tendo visto os diferentes tipos de impressoras, queremos dedicar um espaço para falar sobre as características que elas compartilham ou diferenciam muitas delas. Dos vários fatores a destacar, gostaríamos de focar em três: cor, velocidade e resolução.
- A cor é um elemento importante ao representar as informações de determinados documentos, como fotografias ou layouts. As impressoras que melhor funcionam com cores e são acessíveis para o usuário médio são as de injeção (Cartuchos CMYK) e as de sublimação (Fitas de sublimação), embora isso varie bastante, dependendo do intervalo em que nos movemos. A velocidade é um dos principais fatores a considerar quando precisamos de um grande número de cópias por dia. Impressoras menos capazes normalmente giram em torno de 5 cópias por minuto. Impressoras de toner (laser e led) e impressoras de impacto estão posicionadas como as mais rápidas; mas são os primeiros e, mais especificamente, os lasers, que oferecem o melhor custo por cópia, além de oferecer melhores resultados. A resolução é outro elemento importante, eles definem a nitidez da impressão e geralmente são medidos em dpi ( pontos por polegada ). De 600 a 700 dpi geralmente é o padrão em impressoras pessoais, mas o número aumenta à medida que aumenta entre os diferentes intervalos disponíveis.
Se você quiser saber mais sobre esse periférico, convidamos você a ler nosso artigo sobre as melhores impressoras do mercado hoje, onde discutimos modelos e mostramos suas características.
O que são jogos moba e mmo: tudo o que você precisa saber
Nós explicamos tudo sobre os jogos MOBA e MMOG em detalhes. Onde títulos como League Of Legend e Dota 2 são os reis dos jogos grátis.
O que é um nas e para que serve? tudo o que você precisa saber
Muitos usuários ouviram a palavra NAS, mas realmente não sabem o que significa ou para que serve. Neste artigo, explicaremos tudo o que você precisa saber sobre o Network Attached Storage (por que é tão importante em casa ou nos negócios). Não o perca!
Você deve comprar uma cadeira de jogos? tudo o que você precisa saber
Ao comprar uma nova cadeira, muitos usuários se perguntam se devem comprar uma cadeira de jogos. A resposta é sim, e estas são as razões