Tutoriais

Guia rápido para comandos básicos para ubuntu e linux

Índice:

Anonim

Depois de entender bem a estrutura de diretórios do Linux e nosso tutorial de ajuda sobre comandos linux , é hora de apresentar o guia rápido para os comandos básicos do Ubuntu . Nele vamos nos aventurar com alguns dos comandos de sistema mais usados. A princípio, pode parecer bobagem, já que hoje em dia quase todas as operações podem ser executadas no ambiente gráfico do sistema e muitas distribuições fornecem assistentes, mesmo para a configuração do servidor.

Guia rápido para comandos básicos do Ubuntu

Além disso, depois de se acostumar a usar o sistema dessa maneira, você percebe a agilidade que o teclado oferece, principalmente, conhecendo teclas de atalho, variáveis ​​e outros truques permitidos pelo terminal. Como se isso não bastasse, aprender a trabalhar bem com os comandos no modo de texto é entender um pouco as engrenagens do Linux e o que está por trás dos assistentes gráficos que facilitam algumas tarefas do sistema.

Nesta lista estão dez dos comandos básicos e úteis usados ​​não apenas por usuários iniciantes, mas também por usuários experientes do mundo Linux.

Observe que a intenção deste artigo não é explicar completamente o uso de cada um dos comandos, mas fornecer os meios para os iniciantes conhecê-los.

homem:

O comando man deve estar no topo de toda a lista de comandos importantes do Linux. O motivo é muito simples: basta executá-lo para carregar uma página de manual sobre os comandos do sistema, com definições não apenas do uso de cada ferramenta, mas também descrições detalhadas dos inúmeros parâmetros de software e exemplos de uso..

A leitura das páginas do manual é muito fácil e você só precisa executar o man seguido pelo nome do comando do qual deseja obter ajuda. Não se esqueça de pressionar a tecla Enter depois de digitar o comando, caso contrário, ele não será executado.

Ao executar o man cp , por exemplo, você pode ler todas as instruções para usar o comando cp . E antes de passar para o próximo item da lista, duas dicas valem: a primeira é que existe o comando man man , em caso de dúvidas sobre o uso do próprio homem . A segunda é que é possível traduzir o conteúdo das páginas do manual para o espanhol, caso estejam em inglês, instalando manpages-es através do Ubuntu Software Center.

ls:

Para listar os arquivos existentes em algum diretório, basta usar o comando ls . Se executado sem parâmetros, o conteúdo do diretório em que você se encontra será exibido. Mas você pode indicar um caminho para ls , como ls / usr / bin, por exemplo. Também é possível usar o comando ls para ver o tamanho e a data de criação de cada arquivo ou pasta. Para fazer isso, use o parâmetro -lh , como no exemplo a seguir: ls -lh .

E se você também quiser listar os arquivos ocultos, que começam com um ponto, use a opção -a ( ls -lha ).

cd:

Copiar um arquivo do terminal também é uma questão simples. Ele usa o comando cp seguido pelo arquivo de origem e destino, que pode ser uma nova pasta ou um novo arquivo com um nome diferente.

Exemplo: cp file1.txt file2.txt ou cp file1.txt pastanova / . Para copiar um diretório inteiro, não se esqueça de inserir o parâmetro -r. Se você deseja clonar uma pasta, use cp -r book1 book2 , por exemplo.

Recomendamos a leitura da análise do Ubuntu 16.04 LTS.

mv: mover arquivos e pastas

Para mover arquivos, existe o comando mv que pode ser usado para transferir arquivos e renomeá-los. Se você deseja enviar o arquivo de uma pasta para outra, basta seguir o exemplo mv folder1 / file1 folder2 / . Se você preferir apenas renomeá-lo, use mv file1 file2 .

mais: leia arquivos de texto

Caso você precise ler o conteúdo de um arquivo de texto, use o comando more seguido pelo caminho e nome do arquivo, como em /home/user/file.txt .

Todo o conteúdo do arquivo será exibido no terminal, preenchendo a tela com texto. Para continuar lendo, pressione a barra de espaço e, caso precise voltar uma ou mais páginas, use a tecla "b". Se você quiser sair antes do final do arquivo, pressione "q".

Intel HD Graphics: os gráficos integrados dos processadores Intel

df: verifique o espaço em disco

Deseja saber qual é o espaço total e quantos GB disponíveis existem em cada partição do sistema? Use o comando df -h . A opção -h, a propósito, significa "legível por humanos", isto é, legível por seres humanos. Se você executar o comando sem essa opção, as informações serão exibidas em kilobytes e precisarão ser mentalmente convertidas em outras unidades.

sudo: permissões especiais

Por razões de segurança, o Linux trabalha com as permissões dos usuários. Portanto, certos comandos ou arquivos são acessíveis apenas pelo proprietário ou pelo usuário administrador (raiz). Para que você não precise alterar os usuários o tempo todo, existe o comando sudo , que garante temporariamente as credenciais do usuário root, usando as informações de uma senha.

Para fazer o teste, tente executar o comando ls / root . Você receberá um aviso de permissão negada. Em seguida, execute o sudo ls / root . Depois de informar a senha do seu próprio usuário (no caso do Ubuntu), o comando é executado normalmente e os arquivos na pasta raiz são exibidos no terminal.

grep: pesquisas de texto

Imagine o seguinte cenário: Você tem um arquivo de texto com cerca de 200 nomes de alunos de uma determinada escola, mas não tem certeza se o nome de um aluno específico está listado.

O comando grep ajuda a procurar esse aluno e a fazer muito mais com a ajuda de expressões regulares.

É suficiente executar o comando grep "Student Name" file.txt para que o terminal procure o nome que aparece na relação. Caso você não tenha certeza se o nome do aluno foi escrito respeitando letras maiúsculas, adicione o parâmetro -i para que o grep ignore essa distinção durante a pesquisa.

limpar: limpar o buffer

Finalmente, um comando que ajuda a organizar um pouco da confusão de letras encontradas no terminal após horas de uso. Para limpar o buffer inteiro, execute o comando clear . Então você só precisa usar o terminal novamente normalmente, como se nada tivesse acontecido.

Lembre-se de que há muitas vantagens em usar o modo de console ou um emulador de terminal. O modo de texto Linux oferece mais liberdade para o usuário, que pode abusar dos parâmetros de cada comando, executando ações altamente personalizadas.

Que tal nosso guia rápido para os melhores comandos básicos do Ubuntu? Como sempre, recomendamos a leitura de nossos tutoriais e, se você tiver alguma dúvida, entre em contato.

Tutoriais

Escolha dos editores

Back to top button