Como saber qual placa-mãe tenho passo a passo (guia rápido)
Índice:
- Método 1: sistema de informação
- Método 2: Diagnóstico
- Método 3: prompt de comando
- Método 4: CPU-Z
- Método 6: Speccy
- Método 7: Abrir o gabinete do PC
- Método 8: Manual ou caixa da placa-mãe
Qual placa-mãe eu tenho? Você pode estar na tessitura e precisar saber qual placa-mãe possui. Ensinamos vários métodos internos.
A placa-mãe é um componente essencial que serve como centro de comunicação para os vários componentes do PC que encontramos em nossos equipamentos. É verdade que quase nunca erra, mas podemos nos encontrar nessa situação. Portanto, é necessário saber qual placa-mãe você possui.
Índice de conteúdo
Método 1: sistema de informação
Este é o método mais fácil de todos, porque é muito rápido e não precisamos instalar nenhum programa de terceiros.
- Abrimos o menu iniciar e basta escrever " info " para obter o menu "System Information ".
- Onde diz " produto da placa-mãe ", temos o modelo da nossa placa-mãe.
Nosso modelo raramente será lançado aqui, embora possa ser o caso de apenas o fabricante aparecer.
Recomendamos a leitura:
Método 2: Diagnóstico
Este é outro método com o qual você possui o modelo sem precisar instalar nenhum programa. Vamos proceder da mesma maneira, então não se preocupe.
- Abrimos o menu Iniciar e procuramos " dxdiag ".
- Assim que for executado, as informações do sistema aparecerão.
Nesse caso, nosso modelo de placa-mãe é encontrado em " modelo de sistema ".
Como você pode ver, podemos ver todas as informações do sistema de uma maneira muito simples, basta abrir um aplicativo.
Método 3: prompt de comando
Parece-me estranho, mas vamos pensar na hipótese em que ainda não conhecemos o modelo da nossa placa-mãe e usamos os dois métodos anteriores.
Nesse caso, teremos que abrir o console do Windows ou o prompt de comando.
- Abrimos Start e escrevemos " cmd ". Você não precisa iniciar no modo de administrador.Copie e cole este comando e pressione enter.
wmic baseboard get product, Manufacturer, version, serialnumber
Finalmente, você já deve saber qual é o seu modelo com esse método.
Método 4: CPU-Z
Vamos nos lembrar que não temos idéia de como copiar e colar, como encontrar algo no menu Iniciar (isso acontece com as pessoas) e os métodos acima parecem complicados para você. Eu sei que alguns de vocês dirão "O que você está dizendo!", Mas há casos para todos.
Como não julgamos e estamos aqui para lhe dar soluções, propomos este método: faça o download do CPU-Z.
- A primeira coisa que vamos fazer é acessar o site da CPU-Z. Para facilitar, faça o download do " SETUP · PORTUGUÊS ".
- Como você pode ver, o Google Chrome ou outro navegador informará que é um arquivo perigoso. Não tenha medo, porque eles fazem isso por medidas de segurança, eles fazem isso com todos os arquivos ".exe". Você baixa e o problema está resolvido. Você instala e executa.
- Como temos várias guias acima, selecione a que se chama " Mainboard ". Você verá várias linhas:
-
- Fabricante / fabricante. Modelo / modelo: é isso que nos interessa, porque aqui está o nosso modelo de placa-mãe.
-
Este programa é suficiente, mas aqueles de vocês que (por algum motivo) têm o hobby de CPU-Z propõem outros programas abaixo.
Método 6: Speccy
Não é um programa tão famoso, mas sua versão gratuita é fabulosa para o que queremos alcançar: saber qual modelo de placa-mãe temos.
Pessoalmente, para dados técnicos, eu gosto mais do CPU-Z, mas o Speccy funciona de maneira excelente, portanto, os dois são ótimos programas.
- Primeiro, acessamos o site deles e clicamos em " Download da versão gratuita ", que faz o download do link e clica nele.
- Certamente, o navegador dirá novamente que é um arquivo perigoso, etc. Você também faz o download. Instale o Speccy e inicie-o. Demorará um pouco para analisar seus componentes. Parece mais completo que o CPU-Z porque mostra as temperaturas de nossos equipamentos.
- Se você deseja uma análise completa, pode entrar nos componentes que vemos na coluna da esquerda. Da mesma forma, podemos clicar no componente que queremos.
Método 7: Abrir o gabinete do PC
Tenho certeza de que muitos descartarão essa opção, mas é bastante útil quando não temos uma conexão com a Internet ou quando o PC não inicia. Assim, os métodos acima são inúteis, por isso temos que seguir o caminho antigo.
Se abrirmos a caixa e seguirmos para a nossa placa-mãe, ela certamente colocará o modelo em algum lugar. Talvez sua placa de vídeo ou uma placa conectada ao PCI-Express o cubra. Examine-o bem, porque deve ser na maioria dos casos.
Outro método não tão preciso é procurar a marca da sua placa-mãe (que será colocada na sua placa-mãe) e ver modelos no Google, e até encontrar a que é igual à sua.
Você sabe, é sobre dar um pouco de cana ao coco.
Método 8: Manual ou caixa da placa-mãe
Caso seu equipamento seja antigo e você não esteja arrumado, não terá o manual por perto ou jogará a caixa no lixo, certo?
No entanto, pode ser que tenhamos a caixa da placa-mãe em casa, portanto o manual pode estar dentro. Tanto na caixa como no próprio manual, você encontrará o modelo da sua placa-mãe.
Até agora, nosso tutorial sobre como saber qual placa-mãe eu tenho. Esperamos que você tenha servido e gostado. Se você tiver alguma dúvida, informe-nos abaixo.
Te serviu? Que método você acha que está faltando? Qual tem sido sua experiência?
Como saber qual processador tenho todas as informações?
O processador é o elemento mais importante de um computador; se eu souber qual processador tenho, também posso compará-lo com o que o mercado oferece.
Como saber qual directx eu tenho (passo a passo)
Há um grande número de versões do DirectX que estão sendo atualizadas; Hoje vamos ensinar como saber o que você tem no DirectX.
Como saber qual cabo da porta de exibição eu tenho
Ajudamos você a responder à pergunta Como saber qual cabo DisplayPort eu tenho, guiando suas certificações muito rapidamente.